Q60558 - FUNRIO Professor 2016

As escolas das populações do campo, dos povos indígenas e
dos quilombolas, ao contar com a participação ativa das
comunidades locais nas decisões referentes ao currículo,
estarão ampliando as oportunidades de reconhecimento de
seus modos próprios de vida, suas culturas, tradições e
memórias coletivas, como fundamentais para a constituição
da identidade das crianças, adolescentes e adultos.

 Parecer Nº11/2010//CNE/CEB

Analise, com base no exposto pelo Parecer Nº
11/2010/CNE/CEB, as seguintes oportunidades a
serem ampliadas:  I. valorização dos saberes e do papel dessas populações
na produção de conhecimentos sobre o mundo, seu
ambiente natural e cultural, assim como as práticas
ambientalmente sustentáveis que utilizam.
II. integração das comunidades quilombolas e dos
povos indígenas mediante o acesso ao ensino da
Língua Portuguesa padrão como elemento
importante da reafirmação do pertencimento social.
III. flexibilização, se necessário, do calendário escolar, das
rotinas e atividades, tendo em conta as diferenças
relativas às atividades econômicas e culturais, mantido
o total de horas anuais obrigatórias no currículo.
Portanto, segundo o Parecer Nº11/2010/CNE/CEB ,
as oportunidades de ampliação estão, plena e
corretamente, contempladas na alternativa 
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