Q60546 - Instituto Excelência Professor - Língua Portuguesa 2016
Somente um ser educado terá condição efetiva
de participação social, ciente e consciente de seus
direitos e deveres civis, sociais, políticos,
econômicos e éticos. Nessa perspectiva, é
oportuno e necessário considerar as dimensões
do educar e do cuidar, em sua inseparabilidade,
buscando recuperar, para a função social da
Educação Básica, a sua centralidade, que é o
estudante. Cuidar e educar iniciam-se na Educação Infantil, ações destinadas a crianças a
partir de zero ano, que devem ser estendidas ao
Ensino Fundamental, Médio e posteriores.
(Diretrizes Curriculares para a Educação Básica.).
Sobre educar é CORRETO afirmar:
A)Educar é enfrentar o desafio de lidar com gente,
isto é, com criaturas tão imprevisíveis e diferentes
quanto semelhantes, ao longo de uma existência
inscrita na teia das relações humanas, neste
mundo complexo. Educar com cuidado significa
aprender a amar sem dependência, desenvolver a
sensibilidade humana na relação de cada um
consigo, com o outro e com tudo o que existe,
com zelo, ante uma situação que requer cautela
em busca da formação humana plena.
B) Educar não se constrói a educação e as
dimensões que a envolvem como projeto
transformador e libertador. A relação entre cuidar
e educar se concebe mediante internalização
consciente de eixos norteadores, que remetem à
experiência fundamental do valor, que influencia
significativamente a definição da conduta, no
percurso cotidiano escolar.
C)Educar, por sua própria natureza, inclui duas
significações básicas, intimamente ligadas entre
si. A primeira consiste na atitude de solicitude e de
atenção para com o outro. A segunda é de
inquietação, sentido de responsabilidade, isto é,
de cogitar, pensar, manter atenção, mostrar
interesse, revelar atitude de desvelo, sem perder a
ternura, compromisso com a formação do sujeito
livre e independente daqueles que o estão
gerando como ser humano capaz de conduzir o
seu processo formativo, com autonomia e ética.
D) Educar é, pois, um princípio que norteia a
atitude, o modo prático de realizar-se, de viver e
conviver no mundo. Por isso, na escola, o
processo educativo não comporta uma atitude
parcial, fragmentada, recortada da ação humana,
baseada somente numa racionalidade estratégico
procedimental. Inclui ampliação das dimensões
constitutivas do trabalho pedagógico, mediante
verificação das condições de aprendizagem
apresentadas pelo estudante e busca de soluções
junto à família, aos órgãos do poder público, a
diferentes segmentos da sociedade. Seu horizonte
de ação abrange a vida humana em sua
globalidade.
Responder