Questões de concursos sobre "Decreto nº 6.094/2007 – Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Decreto nº 6.094/2007 – Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q58857 - IF-SC Professor - Pedagogia 2017

O Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE, lançado em 2007 pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, está sustentado em seis pilares: i) visão sistêmica da educação, ii) territorialidade, iii) desenvolvimento, iv) regime de colaboração, v) responsabilização e vi) mobilização social.


Segundo Krawczyk (2008, p. 804) com o PDE “o MEC chama a si a responsabilidade de atuar de forma mais incisiva na indução de uma educação básica de qualidade. Para isso, define vários mecanismos de controle da ação municipal”.


Com relação aos mecanismos criados pelo PDE para controlar a educação básica no país, assinale com V as opções verdadeiras e F as falsas:


( ) índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, que combina os resultados de desempenho escolar (Prova Brasil) e os resultados de rendimento escolar (fluxo apurado pelo senso escolar)

( ) Plano de Ações Articuladas (PAR), de caráter plurianual, construídos com a participação dos gestores e educadores locais;

( ) Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola), antiga ação do Ministério da Educação que, de abrangência restrita, ganhou escala nacional. O PDE-Escola é uma ação de melhoria da gestão escolar fundamentada centralmente na participação da comunidade;

( ) Adesão dos municípios e estados ao Plano de Metas intitulado “Compromisso Todos pela Educação” (Decreto n° 6.094, de 24 de abril de 2007) para poder receber transferências de recursos financeiros e assistência técnica do governo federal.


Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação de cima para baixo. 

Ver Comentários

Q60546 - Instituto Excelência Professor - Língua Portuguesa 2016

Somente um ser educado terá condição efetiva
de participação social, ciente e consciente de seus
direitos e deveres civis, sociais, políticos,
econômicos e éticos. Nessa perspectiva, é
oportuno e necessário considerar as dimensões
do educar e do cuidar, em sua inseparabilidade,
buscando recuperar, para a função social da
Educação Básica, a sua centralidade, que é o
estudante. Cuidar e educar iniciam-se na Educação Infantil, ações destinadas a crianças a
partir de zero ano, que devem ser estendidas ao
Ensino Fundamental, Médio e posteriores.
(Diretrizes Curriculares para a Educação Básica.).
Sobre educar é CORRETO afirmar:
 
Ver Comentários