Acerca da redação oficial e suas peculiaridades, assinale a alternativa CORRETA.
Memorandos são correspondências que têm por finalidade organizar os afazeres dos servidores de um órgão público, lembrando-os de suas tarefas diárias. Funcionam como uma espécie de “agenda coletiva”.
Diferentemente do que ocorre nas portarias, as atas devem ser redigidas com parágrafos entre os quais deve ser utilizado espaçamento duplo. Em caso de erro durante o processo de redação da ata, o espaço entre os parágrafos deve ser utilizado para fazer as correções, que devem vir acompanhadas da expressão “onde se lê... leia-se ...”.
Os atestados servem para, mediante apresentação de documentos comprobatórios (carteira de identidade, CPF, entre outros), atestar como verdadeiros determinados fatos permanentes na vida de um indivíduo. Podemos citar como exemplo o Atestado de Idoneidade, exigido quando alguém é aprovado em concursos públicos.
A portaria, documento através do qual uma autoridade comunica suas decisões aos servidores do órgão para o qual trabalha, apresenta em sua formatação, entre outros elementos: destinatário, local e data, vocativo e assinatura, nessa ordem.
O ofício é um tipo de correspondência utilizada pelos órgãos de governo e autarquias. Nesse tipo de correspondência, assim como nas cartas, o local e a data posicionam-se junto à margem direita do documento.