Questões de concursos sobre "O Padrão Ofício" | Redação Oficial - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre O Padrão Ofício que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q40254 - CS-UFG Assistente de Informática 2018

Leia o texto a seguir para responder à questão.


Ofício n° 01/2018 - MME


Goiânia, 19 de janeiro de 2018.


Ao Senhor

Subsecretário Fulano de tal


Assunto: Implementação de estações de tratamento de água e esgoto.


    Senhor subsecretário,


    Em complemento às observações transmitidas pelo e-mail, de 24 de abril último, levo a Vossa Senhoria a informação de que as medidas mencionadas em sua carta n° 6.708, dirigida ao Senhor Governador do Estado, estão amparadas pelo procedimento administrativo de implementação de estações de tratamento de água e esgoto instituída pelo Decreto n° 22, de 4 de fevereiro de 1991 (cópia anexa).

    Nos termos do Decreto n° 22, a implementação deverá ser precedida de estudos e levantamentos técnicos que deverão ser feitos conjuntamente com o órgão federal ou estadual competente.

    Os órgãos públicos federais, estaduais e municipais deverão encaminhar as informações que julgarem pertinentes sobre a área em estudo. É igualmente assegurada a manifestação de entidades representativas da sociedade civil.

    Os estudos técnicos elaborados pelo órgão federal deverão ser publicados juntamente com as informações recebidas dos órgãos públicos e das entidades civis acima mencionadas.

    Como Vossa Senhoria pode verificar, o procedimento estabelecido assegura que a decisão a ser baixada seja informada de todos os elementos necessários, inclusive daqueles assinalados em sua carta, com a necessária transparência e agilidade.


    Atenciosamente,


Sr. Beltrano de Tal

Secretário de Estado


MEDEIROS, João Bosco. Português instrumental: para cursos de contabilidade, economia e administração / João Bosco Medeiros. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2000. p. 168-169. (Adaptado).


O nível de formalidade da linguagem exigido pelo gênero Ofício se manifesta, no texto, de forma mais evidente na classe
Ver Comentários

Q40255 - IF-TO Técnico - Educação 2018

Texto 2


 Dados dos utilizadores do Facebook ilegalmente usados. Choque!


      Mais um escândalo com o Facebook: 57 milhões de usuários da rede (o número é uma estimativa, ninguém sabe com rigor) foram usados por empresa britânica para fins de propaganda política.

      Quando li a notícia, lembrei imediatamente o título de uma crítica mordaz a um livro antigo de Martin Amis (“Koba the Dread”) que nunca mais esqueci: “Stalin was bad. Shock!” Seria possível usar as mesmas palavras para comentar o caso: “Dados dos utilizadores do Facebook ilegalmente usados. Choque!”

      Mas deixemos o cinismo de lado. Porque no escândalo corrente é preciso relembrar um fato e fazer uma pergunta. Fato: as pessoas partilham voluntariamente os seus dados e a sua privacidade nas redes. Pergunta: por que motivo o fazem?

      Eu sei, eu sei: não é elegante lembrar as coisas óbvias. É mais proveitoso pintar Mark Zuckerberg com as cores do demônio.

      Longe de mim defender o sr. Zuckerberg, cuja megalomania e irresponsabilidade nunca me enganaram. Mas o poder que esse rapaz concentrou foi culpa exclusivamente nossa. Fomos nós que transformamos a “privacidade” — a maior conquista da civilização ocidental — em produto barato e até dispensável.

(COUTINHO, João Pereira. Folha de S. Paulo, 23/3/2018, com adaptações) 


                                


Memorando n.º 19/2018 - REI/IFA


                                                                              Palmas, 23 de fevereiro de 2018.


Ao Senhor Diretor-geral do Campus Apinajé, do Instituto Federal do Araguaia


Assunto: Redistribuição de servidora


1. Em resposta ao Memorando n.º 36/2017 – CAP/IFA, encaminhamos o Ofício n.º 37/2017/UFSJ/PROGP, que trata da possibilidade de efetuar a redistribuição da servidora Ana Karine Garmes, matrícula Siape n.º 11111, ocupante do cargo de pedagoga, do Campus Apinajé, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Araguaia, para o Campus Centro-Oeste Dona Lindu, da Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ.


              Atenciosamente,  


                              Neusa Helena Maldonado

                   Reitora do Instituto Federal do Araguaia 


Tendo como referência o hipotético documento apresentado, julgue as afirmativas a seguir:


I. Infere-se que o Ofício n.º 37/2017/UFSJ/PROGP, citado no memorando em questão, foi emitido e assinado pela servidora Ana Karine Garmes, por ser esta a interessada no assunto tratado.

II. A emitente acertou ao identificar o tipo de expediente, bem como o número deste e a sigla do órgão expedidor: Memorando n.º 19/2018 - REI/IFA.

III. Como forma de polidez, a emitente poderia ter acrescentado o seguinte parágrafo: “2 Na oportunidade, expressamos votos de estima e consideração”.

IV. O emprego do fecho “Atenciosamente” revelou-se adequado, já que a comunicação foi dirigida a gestor ocupante de cargo de hierarquia inferior em relação ao cargo ocupado pela emitente.

V. A emitente deveria ter utilizado a modalidade de comunicação ofício em vez de memorando.


Assinale a alternativa correta:  

Ver Comentários

Q40266 - Nosso Rumo Administrador 2017

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da
República, devem constar do cabeçalho ou do rodapé
do ofício as seguintes informações do remetente,
EXCETO:
Ver Comentários

Q40299 - VUNESP Analista de Suporte 2018

Os documentos do padrão ofício devem obedecer a
seguinte diagramação: 
Ver Comentários

Q40303 - UERR Administrador 2018

Seguindo os moldes estabelecidos pelo Manual de
Redação da Presidência da República, são
elencados aspectos necessários para a elaboração de
um Ofício, exceto:
Ver Comentários

Q40315 - VUNESP Delegado de Polícia 2018

Assinale a alternativa cuja redação está em conformidade
com a linguagem empregada em um memorando
enviado ao Chefe do Departamento de Administração de
um determinado órgão público. 
Ver Comentários

Q40318 - FGV Analista Técnico 2017

Sobre o “memorando”, é correto afirmar que:
Ver Comentários

Q40325 - FUNDATEC Arquiteto urbanista 2016

Considere as assertivas abaixo sobre aspectos de redação oficial:


I. As comunicações oficiais não são necessariamente uniformes, pois, apesar do emissor ser o Serviço Público, o receptor das mensagens é um público heterogêneo.

II. O memorando é uma modalidade de comunicação ágil, pautado pela rapidez e pela simplicidade, entre unidades administrativas de um mesmo órgão, independentemente do nível.

III. O requerimento é um documento pelo qual o requerente solicita algo ao poder público a que julga ter direito, mantendo uma estrutura simples e sem a presença de vocativo, começando direto pelo preâmbulo.


Quais estão corretas?

Ver Comentários

Q40326 - COMPERVE Administrador 2018

De acordo com o manual de redação da presidência da república, a fim de solicitar
autorização para realizar uma operação financeira externa (Constituição Federal, art.52, V), o
pedido deve ser enviado ao poder legislativo por meio de
Ver Comentários

Q40327 - INDEPAC Analista 2017

Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o fito de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, que siga o que chamamos de padrão oficio. Acerca das especificidades do Ofício, analise as assertivas abaixo e marque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso.


( ) Deve conter, entre outros, o destinatário: o nome e o cargo da pessoa a quem é dirigida a comunicação. Não é preciso incluir o endereço.

( ) Tem como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

( ) Quanto a sua forma, segue o modelo do padrão ofício, com acréscimo do vocativo, que invoca o destinatário seguido de vírgula.

( ) Devem constar do cabeçalho ou do rodapé do ofício as seguintes informações do remetente: nome do órgão ou setor; endereço postal; telefone e endereço de correio eletrónico.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Ver Comentários