Sobre a divisão das classes sociais na contemporaneidade, é correto afirmar que
a classe trabalhadora é formada por trabalhadores desqualificados e profissionais liberais que são explorados pela burguesia industrial tal como no início da revolução industrial.
os sociólogos concordam que a classe média é aquela que mais luta por mudanças sociais. Ela quer que a classe trabalhadora ascenda socialmente para que o mundo seja menos desigual.
a centralidade das discussões sobre classe social está na posição ocupada pelo capitalista. Este não é mais formado pelos herdeiros das grandes fortunas, mas é essencialmente composto por quem construiu sua riqueza com esforço próprio.
a postura assumida pelos cientistas sociais contemporâneos com relação à classe social é que Karl Marx estava absolutamente correto em suas análises. Ou seja, enfatiza-se que no capitalismo só existem duas classes em confonto: os burgueses e o proletariado.
hoje, na perspectiva sociológica, existem três classes sociais: a classe alta, formada por aqueles que detêm a riqueza; a classe média, composta por empregados qualificados, supervisores e gerentes; e a classe trabalhadora, caracterizada pela falta de propriedade e pela dependência de salários.