Q32670 - UECE-CEV Analista de Cultura 2018
A história política, econômica e social do Nordeste brasileiro se caracteriza
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Estratificação e desigualdade social que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
A história política, econômica e social do Nordeste brasileiro se caracteriza
Segundo Gilberto Freyre, o elemento que exerceu o papel preponderante na história social brasileira foi
Sobre a divisão das classes sociais na contemporaneidade, é correto afirmar que
Sobre os objetivos dos movimentos sociais nas últimas três décadas, é correto afirmar:
Sobre o alcance organizativo dos movimentos sociais, é correto afirmar que
Sobre a conceituação de movimentos sociais, é correto afirmar que
Os pensadores da Escola de Frankfurt, Adorno e Horkheimer, prognosticam a tendência do destino da humanidade ao que chamam de razão instrumental, segundo a qual o(a)
“Por muito tempo, relacionou-se o problema da pobreza, desigualdade e exclusão social ao crescimento econômico. Acreditava-se que à medida que houvesse crescimento das taxas, automaticamente, haveria distribuição da riqueza e da renda. Com o passar do tempo, todavia, a história mostra que a suposição não é verdadeira, posto que, mesmo em países com grande taxa de desenvolvimento, nos quais há setores que têm uma excelente qualidade de vida, ainda se encontram os velhos problemas de pobreza, desigualdade e baixa perspectiva de mobilidade social.” (Disponível em: https://www.portalaz.com.br/blog/ajuspi/410790/pobreza-desigualdade-exclusao-e-cidadania.)
Tendo em vista os conceitos de pobreza, desigualdade social, exclusão social e cidadania, analise as afirmativas a seguir.
I. A pobreza é uma condição de indivíduos ou grupos, os quais se encontram privados de meios adequados de subsistência. II. A pobreza está diretamente ligada à falta de acesso aos direitos básicos assegurados ao cidadão. III. A desigualdade relaciona-se apenas às questões econômicas; é característica de países em situação de pobreza e miséria. IV. A exclusão diz respeito, entre outros fatores, ao indivíduo ou grupo à margem de todo e qualquer projeto social. V. A cidadania relaciona-se com a garantia de acesso a bens e serviços públicos, bem como aos direitos assegurados.
Estão corretas as afirmativas
“A escola cria suas próprias desigualdades, a economia cria suas próprias desigualdades, a cultura cria suas desigualdades, a política cria suas desigualdades... As desigualdades de cada um desses domínios podem e precisam ser combatidas. Mas há desigualdades e injustiças novas quando as desigualdades produzidas por uma esfera de justiça provocam automaticamente desigualdades em outra esfera.” (Dubet, 2004, p. 549.)
Um sistema escolar justo deveria assegurar um combate constante às desigualdades, promovendo ações justas – ou que pelo menos não reproduzam a injustiça – tais como:
Considere a tabela abaixo:
De acordo com as informações contidas na tabela, considere as seguintes afirmações:
I. No estado de São Paulo, o aumento da população em relação ao tamanho do território foi menor entre 1960 e 1970 do que entre 2000 e 2010.
II. Em cinquenta anos, todos os estados da Região Sudeste tornaram-se mais povoados.
III. A maior dispersão populacional, dentre os quatro estados, ocorre em Minas Gerais.
IV. A população fluminense adensou-se de modo mais intenso entre 1991 e 2010 do que nos primeiros vinte anos considerados.
V. A densidade demográfica da Região Sudeste em 2010, quando comparada com a do Brasil, indica a permanência de intensa concentração populacional nesta região.
Está correto o que se afirma APENAS em