Questões de concursos sobre "Formas de estratificação social" | Sociologia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Formas de estratificação social que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q32670 - UECE-CEV Analista de Cultura 2018

A história política, econômica e social do
Nordeste brasileiro se caracteriza
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Q32685 - CEPS-UFPA Sociólogo 2018

Sobre a divisão das classes sociais na contemporaneidade, é correto afirmar que
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Q32697 - CEPS-UFPA Sociólogo 2018

Os pensadores da Escola de Frankfurt, Adorno e Horkheimer, prognosticam a tendência do destino da
humanidade ao que chamam de razão instrumental, segundo a qual o(a)
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Q32724 - CONSULPLAN Professor - Sociologia 2018

“A escola cria suas próprias desigualdades, a economia cria suas próprias desigualdades, a cultura cria suas
desigualdades, a política cria suas desigualdades... As desigualdades de cada um desses domínios podem e precisam ser
combatidas. Mas há desigualdades e injustiças novas quando as desigualdades produzidas por uma esfera de justiça
provocam automaticamente desigualdades em outra esfera.” (Dubet, 2004, p. 549.)
 
Um sistema escolar justo deveria assegurar um combate constante às desigualdades, promovendo ações justas – ou que pelo menos não reproduzam a injustiça – tais como:
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Q32750 - FCC Cientista Social 2015

Considere a tabela abaixo: 


        


De acordo com as informações contidas na tabela, considere as seguintes afirmações:


I. No estado de São Paulo, o aumento da população em relação ao tamanho do território foi menor entre 1960 e 1970 do que entre 2000 e 2010.

II. Em cinquenta anos, todos os estados da Região Sudeste tornaram-se mais povoados.

III. A maior dispersão populacional, dentre os quatro estados, ocorre em Minas Gerais.

IV. A população fluminense adensou-se de modo mais intenso entre 1991 e 2010 do que nos primeiros vinte anos considerados.

V. A densidade demográfica da Região Sudeste em 2010, quando comparada com a do Brasil, indica a permanência de intensa concentração populacional nesta região.


Está correto o que se afirma APENAS em 

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Q32762 - CESPE Técnico em Assuntos Educacionais 2018

O termo ação afirmativa foi utilizado pela primeira vez nos Estados Unidos da América, na década de 60 do século XX, com a finalidade de se referir a políticas do governo para combater as diferenças entre brancos e negros. Antes mesmo da expressão, as ações afirmativas já eram pauta de reivindicação do movimento negro no mundo todo, além de grupos discriminados, como árabes, palestinos, curdos, entre outros oprimidos.

                                    Internet: <www seppir gov br>  (com adaptações)


Considerando-se as ideias do texto precedente como referência inicial, é correto afirmar que uma ação afirmativa deve ser vista como

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Q32821 - MPE-PR Promotor de Justiça 2017

Assinale a alternativa incorreta
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Q32946 - FCM Sociólogo 2016

Hoje no Brasil, vêm se articulando ações e debates para estruturar políticas públicas de juventudes, reconhecendo-se, assim, os jovens como sujeitos de direitos. Desde 2004, registram-se diversas iniciativas de fôlego em instâncias dos governos federal, estaduais e municipais. No entanto, muitos problemas ainda permeiam a situação das e dos jovens no país:

I- Os jovens negros apresentam as mais baixas taxas de atividade e mais altas taxas de desemprego.

II- Os programas existentes no país funcionam como políticas isoladas, políticas setoriais de ação local no âmbito dos Estados e Municípios, mas que não contemplam a diversidade dos beneficiários em termos de geração e não possuem orientação universalista.

III- Mais da metade dos jovens entre 15 e 17 anos, segundo dados do IBGE de 2014, não completaram o ensino fundamental.

IV- As políticas existentes, na maioria das vezes, são políticas elaboradas para os jovens, porém os jovens não são consultados e nem participam da formulação das mesmas.

V- Menos de ¼ dos jovens entre 15 e 29 anos só estudam, enquanto a porcentagem dos jovens na mesma faixa etária que só trabalham é de quase 50%.

Estão corretas as afirmativas

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Q32999 - IF-RS Professor - Ciências Sociais 2015

No estudo das teorias sobre a educação escolar e a desigualdade, as ideias de Bernstein nos auxiliam a entender por que pessoas que provêm de determinados meios socioeconômicos tendem a ter um desempenho abaixo do seu potencial na escola. São estes os traços associados ao discurso do código restrito que inibem as chances de uma criança em termos educacionais.


                                                         (GIDDENS, A. Sociologia, 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 412).  


I. A criança provavelmente recebe respostas limitadas às perguntas que faz em casa; logo, é provável que ela fique menos bem-informada e menos curiosa em relação ao mundo em um sentido mais amplo do que aquelas que dominam códigos elaborados.


II. A criança encontrará dificuldades para responder à linguagem impassível e abstrata empregada no ensino, bem como aos apelos em relação aos princípios gerais da disciplina escolar.


III. É provável que muito do que o professor disser seja incompreensível para a criança, pois ele empregará a linguagem de uma forma com a qual a criança não está acostumada. Para lidar com esse problema, a criança talvez tente traduzir a linguagem do professor para  algo que lhe seja familiar – mas, nesse caso, é possível que ela deixe de compreender justamente os princípios que o professor pretende transmitir.


IV. Embora decorar ou repetir não sejam atividades muito difíceis para a criança, ela pode encontrar grandes dificuldades para entender distinções conceituais que envolvam generalização e abstração.


V. Um dos grandes problemas identificados no fracasso escolar diante da desigualdade socioeconômica se deve ao baixo poder aquisitivo das famílias em acompanhar seus filhos na escola, bem como proporcionar a eles uma vida cultural aos padrões recomendados ou esperados pela escola.


Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao pensamento de Bernstein.  

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