Q32459 - FCC Analista Judiciário - Assistência Social 2009
As políticas sociais no Brasil têm adotado o enfoque da matricialidade familiar. A política de assistência social editada em 2004 assume o conceito de que a família
A)é constituída como instituição, cuja solidez se faz por sua organização patriarcal e hierárquica, o que permite conservar-se como importante espaço de proteção.
B)independentemente dos formatos ou modelos que assume, é mediadora das relações entre os sujeitos e a coletividade, delimitando, continuamente os deslocamentos entre o público e o privado, bem como geradora de modalidades comunitárias de vida.
C)responde ao primeiro grau de sociabilidade humana, portanto, deve ser concebida a partir de instituição formal e legalizada o que permite segurança social a todos os seus membros.
D)demarca um espaço sem contradições e conflitos e, portanto, pode garantir de forma mais eficaz a proteção em primeira instância, vindo logo em seguida a comunidade, a sociedade e o Estado.
E)constitui lócus privilegiado de proteção, pois ao longo da história esta instituição não tem sido alvo de transformações e nem tem sofrido alterações em função das mudanças ocorridas na vida social.
Responder