Questões de concursos sobre "História Geral" | História - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre História Geral que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q207108 - FCC Consultor Legislativo 2018

Em 1945, ao final da Segunda Guerra Mundial, a Europa perdeu a posição hegemônica que, historicamente, ocupava no cenário mundial. Em seu lugar surgiram duas superpotências – os Estados Unidos e a União Soviética. Esse novo quadro internacional bipolar, gerou a chamada Guerra Fria.


Sobre este momento do pós-guerra são feitas as afirmações:

I. A Guerra Fria consistiu em uma série de atritos em várias partes do mundo, criando-se uma situação de constantes conflitos políticos, diplomáticos e geopolíticos que, no entanto, não evoluiu para a guerra direta entre as duas superpotências.

II. Sob a influência política, econômica e ideológica da União Soviética, em 1960, a China promoveu uma revolução radical e implantou o socialismo sob o comando de Mao Tsé-tung.

III. Um dos fenômenos mais importantes do período foi a rápida liquidação dos antigos impérios coloniais europeus, estabelecidos na Ásia e na África com a formação de novos países, independentes, mas com economias frágeis e dependentes.


Está correto o que se afirma APENAS em  

Ver Comentários

Q207120 - FCC Analista Judiciário - História 2018

Uma diferença importante entre a Terceira Revolução Industrial e as duas primeiras ocorridas anteriormente reside na constatação
de que o produto final, no caso da Terceira Revolução Industrial,
Ver Comentários

Q207138 - FCC Analista Judiciário - História 2018

Entre as características dos fluxos migratórios mundiais, desde o início do século XXI, está
Ver Comentários

Q207141 - FCC Analista Judiciário - História 2018

Sobre o processo histórico conhecido como a chamada “Terceira Revolução Industrial”, ocorrida a partir dos anos 1980, considere:

I. Este processo foi marcado pelo impacto das novas tecnologias de automação, informação e comunicação no processo produtivo, sobretudo nas indústrias. II. O desenvolvimento da robótica é comumente citado como parte desse processo e de seus elementos desencadeadores. III. Houve diminuição da circulação de capital entre as nações, em contraponto ao aumento do fluxo de pessoas em busca de emprego. IV. Provocou um aumento do aparato de regulamentação jurídica e da presença do Estado nacional na economia.
Está correto o que consta APENAS de
Ver Comentários

Q207148 - FCC Analista Judiciário - História 2018

No debate historiográfico, vários autores sustentam a tese de que, apesar de autoritário e repressivo, o Estado Novo brasileiro
não pode ser considerado tipicamente fascista, pois lhe faltava
Ver Comentários

Q207154 - FCC Analista Judiciário - História 2018

Leia o trecho de autoria do economista John Keynes:

Concebo pois que uma socialização abrangente do investimento será o único meio de assegurar uma situação aproximada de pleno emprego (...) Mas, além disso, não se vê argumento que justifique um socialismo de Estado que abranja a maior parte da vida econômica da comunidade. Não é a propriedade dos instrumentos de produção que importa o Estado assumir. Se o Estado estiver em condições de determinar o montante agregado dos recursos destinados a aumentar estes instrumentos e a taxa básica de remuneração dos seus detentores, terá realizado tudo que é necessário. (KEYNES, J. Teoria geral do emprego, do juro e da moeda. São Paulo: Saraiva, 2012, p. 344)
Conforme o autor, para superar o desemprego causado pela grande depressão de 1929, as principais medidas deveriam ter sido
Ver Comentários

Q207178 - FCC Analista Judiciário - História 2018

A disseminação do modelo fabril, na Europa do início do século XIX, implicou em inovações na organização do trabalho, tais
como
Ver Comentários

Q207180 - FCC Analista Judiciário - História 2018

O movimento ludista que agitou o meio operário e fabril da Inglaterra foi caracterizado por um conjunto de ações de contestação,
entre as quais se destaca
Ver Comentários

Q207181 - FCC Analista Judiciário - História 2018

Leia o texto abaixo.

Para trabalhar com qualquer documentação, é preciso saber ao certo do que ela trata, qual é a sua lógica de constituição (...) No caso dos processos criminais, é fundamental ter em conta o que é considerado crime em diferentes sociedades e como se dá, em diferentes contextos e temporalidades, o andamento de uma investigação criminal, no âmbito do poder judiciário (...) é justamente na relação entre produção de vários discursos sobre o crime e o real que está a chave da nossa análise. O que nos interessa é o processo de transformação dos atos em autos, sabendo que ele é sempre a construção de um conjunto de versões sobre um determinado acontecimento.    (GRINBERG, Keila, “A história nos porões dos arquivos judiciários”. In: PINSKY,     Carla & LUCA, Tania De (orgs). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto,     p.     122)
Conforme o texto, os historiadores devem trabalhar com processos crimes levando em conta o conceito
Ver Comentários

Q207182 - FCC Analista Judiciário - História 2018

Sob a definição de “patrimônio imaterial” encontram-se
Ver Comentários