Existem diversas abordagens de intervenção para o estresse. Assinale a alternativa que se refere às abordagens de caráter metodológico quantitativo.
Na intervenção cognitivista, o conceito de coping se refere ao conjunto de percepções, experiências e vivências dos indivíduos e a especificidade de seus estímulos, tais como novidade, previsibilidade e intensidade, os quais são decisivos para a mudança comportamental diante de fatores estressores.
A intervenção cognitivista analisa e intervém no estresse, a partir da análise das interconexões entre córtex cerebral, hipotálamo, hipófise, glândulas suprarrenais e as alterações bioquímicas resultantes no organismo.
São exemplos de ações de intervenção adaptacionista e comportamental os programas de qualidade de vida no trabalho (QVT), que se direcionam à gestão dos colaboradores, dando menor ênfase às condições de trabalho.
Na avaliação cognitiva, a situação estressora determina o esforço de enfrentamento do indivíduo, havendo, assim, a possibilidade de uma mudança comportamental.