Em relação à avaliação de desempenho nas organizações, é correto afirmar que
é um processo que serve para julgar ou estimar o valor, a excelência e as qualidades de uma pessoa e, sobretudo, qual é a sua contribuição para o negócio da organização.
apesar de alguns teóricos da gestão afirmarem coerência, a avaliação de desempenho não tem como finalidade subsidiar ações de treinamentos e desenvolvimento com vistas à capacitação profissional dos empregados.
é um processo estático que envolve um olhar fragmentado do trabalho real por sua perspectiva unidirecional descendente e, por isso, representa uma técnica de gestão considerada ultrapassada na administração pública contemporânea.
desempenho significa resultado, portanto basta-se avaliar a confrontação de algo que aconteceu (resultado) com algo que foi estabelecido antes (meta) para se ter o que é compreendido como desempenho labororeal.
um dos métodos de avaliação de desempenho mais utilizados atualmente é o Método dos Incidentes Críticos. Neste, são listados os aspectos (como qualidade e confiabilidade) e uma escala de valores de desempenho (nesse caso, de insatisfatório a excelente) para cada aspecto. O supervisor avalia cada funcionário assinalando a classificação que melhor descreve o desempenho deste em cada aspecto. A pontuação final de todos os aspectos é, então, totalizada.