Sobre o processo de avaliação em Psicologia, assinale a alterativa INCORRETA.
A escolha das estratégias e dos instrumentos avaliativos é feita sempre de acordo com uma abordagem teórica (psicanalítica, fenomenológico-existencial, sistêmicas etc.), um objetivo (clínico, profissional, educacional, forense etc.) e uma finalidade (diagnóstico, tratamento, prevenção etc.).
A avaliação, enquanto procedimento clínico, envolve um corpo organizado de princípios teóricos, métodos e técnicas de investigação tanto da personalidade como das funções cognitivas (memória, linguagem etc.).
A entrevista, como abordagem teórica da avaliação psicológica, pressupõe uma relação simétrica Psicólogo-Cliente, a qual pode ser caracterizada como empática ou transferencial.
O processo avaliativo através do jogo e do brincar pressupõe que o significado psicológico da atividade lúdica comporta, além do prazer, a expressão simbólica das fantasias, desejos e experiências.
As etapas do psicodiagnóstico são, sinteticamente, as seguintes: 1– contato inicial e entrevistas; 2 – planejamento e aplicação dos testes e técnicas projetivas, 3 – análise e interpretação dos resultados e 4 – devolução dos resultados ao examinando e elaboração/encaminhamento do laudo para o solicitante.