O tráfico de drogas nas favelas do Rio de Janeiro é apontado como exemplo da ausência do Estado, que, ao negligenciar a garantia dos direitos sociais, abandona parcelas da população à violência e ao embate entre traficantes e policiais. Os traficantes resolvem conflitos entre moradores e assistem famílias desamparadas pelo Estado, desenvolvendo fortes laços de solidariedade com os moradores. Nesse contexto, a situação é sociologicamente definida como
No que se refere ao racismo no Brasil, assinale a opção correta.
Q33196 - FCC Agente de Defensoria - Cientista Social 2010
Considere a tabela abaixo.
Renda domiciliar total de todas as fontes por mês (em R$) inclusive - calculada a partir da renda per capita e convertida Fonte: Marcelo Néri. Miséria e a Nova Classe Média na Década da Igualdade. 2008
Para a caracterização das classes econômicas no Brasil, o tipo de variável utilizado acima é:
Q33209 - FCC Agente de Defensoria - Cientista Social 2010
Segundo Oracy Nogueira, o preconceito racial pode ser distinguido em preconceito racial de marca e preconceito racial de origem. O autor identifica diversas diferenças entre ambos. A diferenciação está correta em:
Q33215 - FCC Agente de Defensoria - Assistente Social 2010
... a pobreza maciça e a desigualdade obscena são flagelos tão terríveis dos nossos tempos que devem ser vistas como males sociais tão graves quanto a escravidão e o apartheid. (Nelson Madela, 2005)
A construção de condições para a diminuição deste quadro de desigualdade é uma das atribuições da Defensoria Pública. O assistente social tem como um dos instrumentos de sua ação profissional a elaboração de parecer social. O parecer social pode ser entendido como:
Q33219 - FCC Agente de Defensoria - Assistente Social 2010
Dói muito mais arrancar um cabelo de um europeu que amputar uma perna, a frio, de um africano. Passa mais fome um francês com três refeições por dia que um sudanês com um rato por dia. É muito mais doente um alemão com gripe que um indiano com lepra... É mais perverso cancelar o cartão de crédito de um belga que roubar o pão da boca de um tailandês. É mais revoltante um português sem celular que um moçambicano sem livros para estudar... E isto não são versos, isto são débitos. (Fragmentos da poesia de Fernando Correia Pina)
Os custos sociais têm sido pagos primordialmente pelos países periféricos, mas de modo geral, houve uma piora nos padrões de equidade social herdados do padrão do desenvolvimento do pós-guerra. Dessa forma, pode-se afirmar que: