Q32641 - FUNIVERSA Atendente Social 2010
A respeito da fundamentação de uma intervenção típica do Serviço Social em processo judicial, é correto afirmar que esta se deve
A)ater ao projeto ético-político como fonte técnico-operacional exclusiva da profissão apta a responder pelo detalhamento da demanda típica do Judiciário.
B)reportar aos direitos sociais constitucionalmente previstos, muitos deles consolidados ou em vias de consolidação em legislação específica. Nesse sentido, deve-se conhecer o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Lei Orgânica da Assistência Social, o Estatuto do Idoso, a Política de Seguridade Social, o Código Civil.
C)ater, não só aos fundamentos teórico-metodológicos do Serviço Social, mas aos manuais da profissão, para adequá-los às necessidades do Judiciário.
D)reportar aos direitos sociais, para informar o magistrado sobre o que está contido no Estatuto da Criança e do Adolescente, na Lei Orgânica da Assistência Social, no Estatuto do Idoso, na Política de Seguridade Social, no Código Civil.
E)reportar ao projeto ético-político-profissional nos artigos concernentes à atuação no Judiciário.
Responder
Q32645 - FUNIVERSA Atendente Social 2010
Com relação à sociedade capitalista, o código de ética do profissional do Serviço Social tem a particularidade de ser
A)um código; portanto, deve se eximir de responsabilidade sobre a lógica da sociedade desigual, uma vez que é um documento neutro em relação a isso.
B)um produto histórico; portanto, de não se isentar dos processos de alienação do usuário em relação aos seus direitos, contribuindo como mecanismo de expansão da liberdade.
C)a-histórico; portanto, deve se isentar dos processos de alienação do usuário em relação aos seus direitos: só assim pode intervir com liberdade.
D)um código; portanto, deve assumir sua responsabilidade de reprodutor da desigualdade social, uma vez que é um documento que está a serviço da classe dominante.
E)um documento nem histórico nem a-histórico, mas responsável pelas relações de exploração.
Responder
Q32646 - FUNIVERSA Atendente Social 2010
Considerando a natureza e a especificidade do código de ética do profissional do Serviço Social, é correto afirmar que sua materialidade e organicidade se dão por meio
A)da participação individual do profissional nas projeções feitas pela categoria, tendo como horizonte seus próprios interesses.
B)da vinculação do profissional ao projeto ético da instituição pública à qual o profissional pertence.
C)do respeito do profissional às diretrizes de governo na área da assistência social.
D)do pertencimento do profissional ao projeto ético da profissão, entendida como categoria organizada, o qual não está desvinculado dos ideais e das projeções societárias.
E)do sentimento de pertencimento do profissional em relação a um projeto de país assentado na crítica ao individualismo.
Responder
Q32647 - FUNIVERSA Atendente Social 2010
Conforme o Código de Ética Profissional do Assistente Social, de 1993, não é dever do assistente social na sua relação com o usuário
A)democratizar as informações e o acesso aos programas disponíveis no espaço institucional, como um dos mecanismos indispensáveis à participação dos usuários.
B)programar, administrar, executar e repassar os serviços sociais assegurados institucionalmente.
C)garantir a plena informação e discussão relativas às possibilidades e as consequências das situações apresentadas, respeitando democraticamente as decisões dos usuários, mesmo que sejam contrárias aos valores e às crenças individuais dos profissionais, resguardados os princípios desse Código.
D)devolver as informações colhidas nos estudos e pesquisas aos usuários, no sentido de que estes possam usá-los para o fortalecimento dos seus interesses.
E)informar à população usuária a respeito da utilização de materiais de registro audiovisual, das pesquisas de interesse do usuário e acerca da forma de sistematização dos dados obtidos.
Responder
Q32648 - FUNIVERSA Atendente Social 2010
De acordo com a lei de regulamentação da profissão de assistente social, de 1993, é correto afirmar que
A)o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e os conselhos regionais de serviço social (CRESSs) contarão, cada um, com nove membros efetivos: presidente, vice-presidente, dois secretários, dois tesoureiros e três membros do conselho fiscal, e nove suplentes, eleitos entre os assistentes sociais, por via direta, para um mandato de três anos, de acordo com as normas estabelecidas em Código.
B)o CFESS e os CRESSs contarão, cada um, com oito membros efetivos: presidente, vice-presidente, um secretário, dois tesoureiros, três membros do conselho fiscal e oito suplentes, eleitos entre os assistentes sociais, por via direta, para um mandato de três anos, de acordo com as normas estabelecidas em Código.
C)compete ao CFESS, na qualidade de órgão normativo de grau superior, aplicar as sanções previstas no Código de Ética Profissional.
D)compete aos CRESSs, em suas respectivas áreas de jurisdição, prestar assessoria técnico-consultiva aos organismos públicos ou privados, em matéria de serviço social.
E)a carteira de identificação profissional, expedida pelo CFESS, servirá de prova para fins de exercício profissional e de carteira de identidade pessoal, e terá fé pública em todo o território nacional.
Responder
Q32653 - FUNIVERSA Atendente Social 2010
Projeto Ético-Político do Serviço Social: esse parece ser o mote da profissão nos últimos 20 anos. Assinale a alternativa que não corresponde a um componente histórico ligado à emergência do Projeto Ético-Político do Serviço Social brasileiro.
A)consolidação teórica da profissão.
B)intensificação da organização política (conjunto CFESS/CRESS)
C)reformulação dos seus estatutos legais (Lei de Regulamentação e Código de Ética Profissional).
D)crise financeira do capital.
E)articulação dos movimentos sociais na luta pela defesa dos direitos.
Responder