Questões de concursos sobre "Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB" | Serviço Social - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q24479 - Instituto Acesso Assistente social 2018

De acordo com os níveis e as modalidades de educação e ensino, com a composição dos níveis escolares e em
concordância com o que versa a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional podemos afirmar que a educação
escolar é composta por:
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Q24489 - Instituto Acesso Assistente social 2018

O direito à educação, bem como o direito ao acesso e permanência na escola tem sido garantido reiteradamente
nos aportes legais, seja na Constituição Federal (1988), Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) e na Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996).
De acordo com esta última, o dever do Estado com a educação escolar pública será efetivado mediante a garantia
de:
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Q24499 - Instituto Acesso Assistente social 2018

A educação é um complexo constitutivo da vida social, que tem uma função social importante na dinâmica da
reprodução social. De acordo com a Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional - a Educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de
solidariedade humana, tem por finalidade:
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Q24860 - UFMG Assistente social 2018

Os estudos empreendidos pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS, 2011) sobre a inserção do Assistente Social na política educacional indicam, como elementos decisivos para a organização e a condução do trabalho deste profissional:


I. a identificação dos principais sujeitos políticos e de seus respectivos projetos educacionais em disputa na sociedade, assim como suas expressões no âmbito das principais legislações do campo educacional.

II. a construção de um projeto de intervenção que atualize o progressivo confronto teórico com a realidade.

III. o desenvolvimento e a aplicação das políticas educacionais, de acordo com critérios previamente definidos.

IV. a apropriação e o aprofundamento das produções teóricas sobre a realidade educacional brasileira.

V. a apreensão das tendências que hoje se afirmam nas instâncias de controle social da área de educação.


Em relação a essas afirmativas, estão CORRETAS:

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Q24862 - UFMG Assistente social 2018

O documento “Subsídios para a atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação” elaborado pelo conjunto CFESS/CRESS apresenta uma Concepção de Educação que orienta a atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação. Em relação a essa concepção, marque V para as alternativas VERDADEIRAS e F para as FALSAS:


( ) A educação é um complexo constitutivo da vida social, que tem uma função social importante na dinâmica da reprodução social, ou seja, nas formas de reprodução do ser social, expressando, por conseguinte, as contradições que particularizam a vida social.

( ) Se a educação, sob o prisma do capital, se converte em um conjunto de práticas sociais que contribuem para a internalização dos consensos necessários à reprodução ampliada desse sistema metabólico, também e a partir dessa dinâmica é que se instauram as possibilidades de construção histórica de uma educação emancipadora, cujas condições dependem de um amplo processo de universalização do trabalho e da educação como atividade humana autorrealizadora.

( ) A Política Educacional, hoje, não se estrutura como forma de assegurar modos autônomos de pensar e agir, mas se reveste sob a marca das inversões que são necessárias à reprodução do sistema metabólico do capital, em um processo de ampliação das formas de acesso e permanência em diferentes níveis e modalidades educacionais: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, educação profissional e tecnológica, educação de jovens e adultos, educação especial e educação superior, a partir do desenvolvimento de programas assistenciais, incentivo à contratação de crédito e forte transferência de recursos do fundo público para a burguesia educacional.

( ) Uma concepção de educação que esteja sintonizada com os princípios do Projeto Ético-Político do Serviço Social deve reconhecer na Política de Educação um direito social a ser universalizado.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 

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Q24864 - UFMG Assistente social 2018

Responda a questão com base no artigo: “A trajetória da assistência estudantil na educação superior brasileira”, deThaís Kristoch Imperatori.


Analise as alternativas abaixo:


I. A questão socioeconômica do estudante tem impacto direto na continuidade do aluno no processo educacional.

II. O processo de construção da assistência estudantil no Brasil foi marcado por lutas sociais e políticas.

III. O Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) foi instituído em 12 de dezembro de 2007, em âmbito federal, para atender alunos dos cursos de graduação presenciais e à distância das Instituições Federais de Ensino (IFES).

IV. Apesar de o PNAES ser um programa no âmbito federal, sua execução é descentralizada. Cada universidade tem autonomia de gestão para utilizar os recursos disponibilizados, conforme suas necessidades e especificidades locais.


Em relação a essas alternativas, estão CORRETAS

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Q24866 - UFMG Assistente social 2018

Responda a questão com base no artigo: “A trajetória da assistência estudantil na educação superior brasileira”, deThaís Kristoch Imperatori.


Assinale V para as alternativas VERDADEIRAS e F para as alternativas FALSAS:


( ) As ações de assistência ao estudante são antigas. Elas remetem aos anos de 1930, com programas de alimentação e moradia universitária.

( ) A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1961, apresenta um título específico para abordar a Assistência Social Escolar.

( ) O Ministério da Educação e Cultura criou, na década de 1970, o Departamento de Assistência ao Estudante (DAE), para oferecer aos estudantes, somente, os programas de alimentação e moradia.

( ) O Departamento de Assistência ao Estudante (DAE) foi extinto no fim dos anos 1980, e as ações de assistência ao estudante ficaram fragmentadas em cada instituição de ensino. Mas, independente dessa fragmentação, a assistência ao estudante fortaleceu e ampliou.


Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

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Q25225 - CESPE Serviço Social 2017

Uma das mais recentes políticas setoriais aprovadas no país é o
Plano Nacional de Educação (PNE). Assinale a opção correta de
acordo com o disposto nessa legislação.
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Q25544 - UTFPR Assistente social 2017

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, Lei
nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece a
finalidade da educação superior, em seu artigo 43.
Entre as finalidades da educação superior podemos
apontar:
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Q25546 - UTFPR Assistente social 2017

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece que educação abrange, além da educação escolar, aquela obtida no desenvolvimento familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. Regulamenta que a legislação tratará, no entanto, apenas da educação escolar. Sobre a educação escolar, conforme a LDB, leia as seguintes assertivas:


I) A educação escolar compreende a ofertada de ensino fundamental e médio, exclusivamente em instituições públicas, de acordo com as regulamentações específicas.

II) A educação escolar é dever do estado, estando a família e a sociedade isentos de responsabilidade no que toca à matricula e permanência nos diferentes níveis de ensino.

III) A educação escolar básica é direito subjetivo, podendo qualquer cidadão ou entidade exigir do poder público seu cumprimento, acionando para tanto os órgãos necessários.


Está(ão) correta(s) apenas:

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