O documento “Subsídios para a atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação” elaborado pelo
conjunto CFESS/CRESS apresenta uma Concepção de Educação que orienta a atuação de Assistentes
Sociais na Política de Educação. Em relação a essa concepção, marque V para as alternativas
VERDADEIRAS e F para as FALSAS:
( ) A educação é um complexo constitutivo da vida social, que tem uma função social importante na
dinâmica da reprodução social, ou seja, nas formas de reprodução do ser social, expressando, por
conseguinte, as contradições que particularizam a vida social.
( ) Se a educação, sob o prisma do capital, se converte em um conjunto de práticas sociais que
contribuem para a internalização dos consensos necessários à reprodução ampliada desse sistema
metabólico, também e a partir dessa dinâmica é que se instauram as possibilidades de construção
histórica de uma educação emancipadora, cujas condições dependem de um amplo processo de
universalização do trabalho e da educação como atividade humana autorrealizadora.
( ) A Política Educacional, hoje, não se estrutura como forma de assegurar modos autônomos de
pensar e agir, mas se reveste sob a marca das inversões que são necessárias à reprodução do
sistema metabólico do capital, em um processo de ampliação das formas de acesso e permanência
em diferentes níveis e modalidades educacionais: educação infantil, ensino fundamental, ensino
médio, educação profissional e tecnológica, educação de jovens e adultos, educação especial e
educação superior, a partir do desenvolvimento de programas assistenciais, incentivo à contratação
de crédito e forte transferência de recursos do fundo público para a burguesia educacional.
( ) Uma concepção de educação que esteja sintonizada com os princípios do Projeto Ético-Político do
Serviço Social deve reconhecer na Política de Educação um direito social a ser universalizado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: