Q130293 - UEM Psicólogo 2018
Assinale a alternativa correta quanto aos fatores
associados a acidentes de trânsito.
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Psicologia do Trânsito que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Assinale a alternativa correta quanto aos fatores
associados a acidentes de trânsito.
Sobre a educação como promotora de comportamento
socialmente significativo, assinale a alternativa
incorreta.
Analise os itens abaixo, conforme previsto na Resolução n.º 16/2002 do Conselho Federal de Psicologia.
( ) A avaliação psicológica de candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e condutores de veículos automotores poderá ser realizada em centros de formação de condutores ou em outro local privado, desde que haja local exclusivo para esse tipo de procedimento, dada sua natureza pericial.
( ) Aos psicólogos peritos responsáveis pela avaliação psicológica fica vedado estabelecer qualquer vínculo com os Centros de Formação de Condutores (CFC) como pessoa física, podendo, contudo, manter vínculo como pessoa jurídica.
( ) Aos psicólogos peritos responsáveis pela avaliação psicológica fica vedado estabelecer qualquer vínculo com os Centros de Formação de Condutores (CFCs), seja como pessoa física, seja como jurídica.
Assinale a alternativa correta, em que V é verdadeiro e F é falso:
Com relação às capacidades que o candidato deve apresentar na avaliação psicológica, conforme regulamentado pelo Contran (Res. n.º 425/2012), analise os itens a seguir, assinalando V para verdadeiro e F para falso.
( ) Conhecimento cognitivo é a capacidade de aprender, memorizar e respeitar as leis e regras de circulação e de segurança no trânsito.
( ) Detecção é a capacidade de perceber e interpretar dois ou mais estímulos semelhantes.
( ) Discriminação é a capacidade de perceber e identificar sinais e situações específicas de trânsito.
( ) Identificação é a capacidade de perceber e interpretar dois ou mais estímulos semelhantes.
( ) Ausência de traços psicopatológicos não controlados que podem gerar, com grande probabilidade, comportamentos prejudiciais à segurança de trânsito para si e ou para os outros.
( ) Tomada de decisão é a capacidade para escolher, dentre as várias possibilidades que são oferecidas no ambiente de trânsito, o comportamento seguro para a situação que se apresenta.
Está correta a alternativa.
Sobre a avaliação psicológica a que o candidato à habilitação deve se submeter, segundo as disposições da Resolução n.º 425/2012 do Conselho Nacional de Trânsito, analise as assertivas abaixo, depois assinale a alternativa correta.
I) O candidato é considerado inapto temporário quando não apresentar desempenho condizente para a condução de veículo automotor, porém passível de adequação.
II) Quando apresentar distúrbios ou comprometimentos psicológicos que estejam temporariamente sob controle, o candidato será considerado inapto temporário, com diminuição de prazo de validade da avaliação.
III) O resultado inapto temporário consignará o prazo de inaptidão, findo o qual deverá o candidato ser submetido a uma nova avaliação psicológica.
IV) O resultado inapto temporário terá prazo de 60 (sessenta) dias, findo o qual deverá o candidato ser submetido a uma nova avaliação psicológica.
V) O resultado da avaliação psicológica deverá ser disponibilizado pelo psicólogo no prazo de cinco dias úteis.
Os acidentes e as violências no Brasil configuram um
problema de saúde pública de grande magnitude que
tem provocado forte impacto na morbidade e na
mortalidade da população. A fim de orientar a atuação
do setor de saúde nesse contexto, a Política Nacional
de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e
Violências estabelece diretrizes. Assinale a alternativa
que não faz parte das diretrizes da Política Nacional
de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e
Violências.
Segundo Rozestraten, para sanar os problemas do
trânsito, é necessário trabalhar em equipe,
respeitando o conhecimento especifico de cada
um, completando-se, para alcançar soluções mais
adequadas. Assinale a alternativa que não consta na
lista proposta pelo autor entre as tarefas possíveis
para o psicólogo do trânsito.
De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Psicologia n.º 007/2009, que institui normas e procedimentos para a avaliação psicológica no contexto do trânsito, analise as afirmativas abaixo, depois assinale a alternativa correta, considerando V para verdadeiro e F para falso.
( ) A forma de aplicação faz parte da normatização de um teste. Por conseguinte, a validade do teste passa, necessariamente, por uma adequada aplicação.
( ) As condições de ventilação devem ser adequadas à situação de teste, considerando-se as peculiaridades regionais do país.
( ) É dever do psicólogo apresentar domínio das normas de aplicação, de modo que sejam evitadas posturas rígidas ou estereotipadas.
( ) Deverá o psicólogo aplicar os testes de forma descontraída e cordial, inspirando tranquilidade, evitando acentuar a ansiedade situacional, típica do processo de avaliação.
( ) Pessoas com deficiência não impeditivas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação devem ser avaliadas por uma Junta Especial.
Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I) As inovações tecnológicas são capazes de, por si só, aumentarem a segurança no trânsito.
II) A Teoria da Homeostase do Risco dispensa especial atenção ao nível aceito de risco, de forma que, para reduzir acidentes, é necessário reduzir a vontade das pessoas de arriscar suas vidas.
III) Fazer com que as pessoas diminuam o seu nível de risco é uma tarefa difícil porque os facilitadores tecnológicos fazem com que os motoristas esqueçam os perigos.
IV) A melhora na sinalização, nas estradas e na infraestrutura colaborará para a diminuição das estatísticas de trânsito quando os condutores não subestimarem os riscos.
Dadas as afirmativas abaixo, assinale a resposta correta, Segundo Thielen, Grassi e Soares.
I) A legislação é um produto social que pretende regular não só as condutas sociais, como também as relações sociais.
II) A percepção da norma vai orientar as decisões acerca do comportamento dos integrantes do trânsito de forma a aproximar-se ou afastar-se daquilo que seria desejável para a segurança de todos os integrantes.
III) O controle externo no trânsito não é visto como exercício de cidadania, do direito à locomoção segura de todos no espaço público, mas como invasão de privacidade ou como mecanismo de arrecadação.
IV) A análise dos textos das leis (federal e estadual) sobre excesso de velocidade assinala a existência de ambivalências que incidem sobre os motoristas e podem reforçar percepções inadequadas de que “correr moderadamente” não oferece risco.
V) A psicologia do trânsito tem uma contribuição importante no esclarecimento dos danos que informações ambivalentes produzem nas pessoas.