Questões de concursos sobre "Psicologia do Trânsito" | Psicologia - página 5

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Psicologia do Trânsito que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q131833 - Quadrix Especialista em Psicologia 2012

No artigo 'Novos caminhos para a psicologia do trânsito',
publicado por Rozestraten na Revista Psicologia: Ciência e
Profissão, em 2000, o autor fornece informações a respeito
do 37° Congresso de Psicologia de Trânsito na Alemanha,
ocorrido em 1998. Naquela época, Rozestraten destacou
que muitos dos assuntos tratados poderiam servir como
estímulo para pesquisas ou congressos no Brasil. Dentre os
aspectos tratados, estão:
I. Percepção de risco de direção por parte dos
consumidores de drogas.
II. Atitudes de crianças e jovens em relação ao transporte
coletivo público. III. Qualidade dos testes utilizados para avaliação da
personalidade. IV. Necessidade de realizar avaliação psicológica também
na renovação da licença de dirigir.
V. Aconselhamento psicológico no trânsito.
Estão corretos:
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Q131834 - Quadrix Especialista em Psicologia 2012

A Nota Técnica nº 001/2011 do Conselho Federal de Psicologia estabelece que:

I. Cabe aos autores dos manuais de teste informar o tipo de atenção que será mensurado por um ou outro teste psicológico.

II. É necessário que o psicólogo que escolher um ou outro teste tenha clareza sobre a operacionalização e definição do tipo de atenção no teste psicológico utilizado.

III. É necessário que, ao realizar avaliação psicológica no contexto do trânsito, sejam aferidos os tipos de atenção concentrada, alternada e dividida.

IV. O psicólogo responsável pela avaliação psicológica para motorista tem autonomia para escolher um ou outro teste.

V. O psicólogo pode mensurar apenas um tipo de atenção, e somente quando o Departamento de Trânsito dos Estados ou do Distrito Federal assim o solicitarem.

Estão corretos:

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Q131838 - Quadrix Especialista em Psicologia 2012

Considerando o trabalho de Rueda e Gurgel (2008), julgue
verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.
( ) Os participantes da pesquisa que exerciam atividade
remunerada como motorista apresentaram uma média de
pontos maior no resultado do TEACO-FF, quando
comparado aos participantes que não exerciam atividade
remunerada como motorista.
( ) O grupo de participantes que estava realizando a
avaliação psicológica pericial pela primeira vez (inicial)
apresentou uma média de pontos maior no TEACO-FF,
seguido pelo grupo de mudança de categoria e finalmente
pelas pessoas que estavam renovando a CNH.
( ) No TEACO-FF, os participantes que possuíam o Ensino
Superior completo ou incompleto apresentaram uma
média de pontos menor que o grupo de participantes que
possuía o Ensino Médio completo ou incompleto.
( ) Os participantes que possuíam CNH nas categorias C, D
ou E tiveram um desempenho melhor no TEACO-FF do que
aqueles que possuíam CNH nas categorias A, B ou AB, o que
se justifica pelo fato de dirigirem tipos de veículos que
demandam uma maior capacidade de atenção.
Assinale a alternativa que indica corretamente a seqüência
de respostas.
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Q132194 - FAUEL Psicólogo 2016

I – Quanto à lucidez: ter presente comportamentos de lucidez e ao menos um pouco de atenção e ética em seus diferentes aspectos, tais como: não jogar lixo nas ruas, rodovias, normas que estão definidas pela literatura e pelos manuais de instrumentos padronizados.
II – Quanto à tomada de informação: detecção, discriminação e identificação. Estes aspectos fazem parte e são recursos utilizados quando se responde a um instrumento para avaliar a atenção. Porém, eles também devem ser aferidos por meio da entrevista, criando situações hipotéticas vivenciadas no ambiente do trânsito com a finalidade de identificar a capacidade de perceber e interpretar sinais específicos do ambiente/contexto do trânsito.
III – Quanto à tomada de decisão: inteligência. Capacidade de resolver problemas novos, relacionar idéias, induzir conceitos e compreender implicações, assim como a habilidade adquirida de uma determinada cultura por meio da experiência e aprendizagem.
IV – Quanto ao comportamento: conjunto de reações de um sistema dinâmico em face das interações propiciadas pelo meio. No caso do ambiente do trânsito, por meio da entrevista e situações hipotéticas, deverão ser aferidos comportamentos adequados às situações no trânsito, como tempo de reação, coordenação viso e áudio-motora, assim como a capacidade para perceber quando as ações no trânsito correspondem ou não a comportamentos adequados, sejam eles individuais ou coletivos.
V – Quanto aos traços de personalidade: equilíbrio entre os diversos aspectos de personalidade, em especial os relacionados a controle emocional, ansiedade, impulsividade e agressividade. Os resultados dos itens supracitados devem ser compatíveis com as exigências para condutores remunerados e não remunerados.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, existem basicamente dois tipos de condutores: os que utilizam o veículo automotor para atividade remunerada e os que o usam para atividades não remuneradas. Para ambos, há necessidade de uma sistematização mais objetiva das habilidades psicológicas mínimas desses dois tipos de condutores. Em relação a essas habilidades, avalie as afirmativas acima e assinale a alternativa correta:
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Q132195 - FAUEL Psicólogo 2016

 A avaliação psicológica no contexto de trânsito
é mais uma ferramenta para se fornecer elementos
capazes de nortear o processo avaliativo para
obtenção da Carteira Nacional de Habilitação.
Sobre a avaliação psicológica no contexto do
trânsito, identifique a afirmação INCORRETA
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Q133220 - FCC Psicólogo 2015

Em Contribuição do Conselho Federal de Psicologia ao
Ministério do Trabalho para integrar o catálogo brasileiro
de ocupações (1992), sobre as atribuições profissionais do
psicólogo no Brasil, consta que o psicólogo clínico
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Q135678 - CONSULPAM Psicólogo 2014

Uma importante função do psicólogo do trânsito é a avaliação psicólogica realizada junto ao candidato que deseja obter a Carteira Nacional de Habilitação. Sobre esta avaliação, podemos AFIRMAR: 
I) São considerados resultados possíveis de uma avaliação psicológica: apto, quando apresentar desempenho condizente para condução de veículo automotor; inapto temporário, quando não apresentar desempenho condizente para condução de veículo automotor, porém passível de adequação; inapto, quando não apresentar desempenho condizente para condução de veículo automotor.
II) Dentre vários aspectos analisados no candidato que deseja obter sua Carteira Nacional de Habilitação são avaliados: comportamento, traços da personalidade, capacidade de tomada de decisões.
III) Os testes psicológicos são os únicos instrumentos utilizados pelo psicólogo do trânsito durante análise do candidato a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação.
IV) Ao elaborar o laudo de análise dos testes psicológicos para obtenção da Carteira Nacional de habilitação, cabe ao psicólogo ser claro e conclusivo, expondo todos os aspectos da personalidade do candidato que foram percebidos durante a avaliação psicológica.
São CORRETAS as afirmativas:
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Q135679 - CONSULPAM Psicólogo 2014

A psicologia do trânsito é uma área de conhecimento que tem a finalidade de estudar o comportamento humano no contexto do trânsito, a partir de uma investigação dos processos externos e internos, e os fenômenos conscientes e inconscientes que ocorrem nesse contexto. Sobre a mesma, AFIRMA-SE: 
I) A esfera de estudo da psicologia do trânsito é constituído de três sistemas principais: o homem, a via e o veículo.
II) Sendo o homem o subsistema mais complexo e, portanto, o que tem maior probabilidade de desorganizar o sistema como um todo, a psicologia do trânsito estuda os comportamentos humanos no trânsito e os fatores e processos que os provocam ou os alteram, de modo que engloba a todos os usuários, como pedestres, ciclistas, motoristas
III) No tocante à atuação do psicólogo do trânsito, é sabido que qualquer pessoa portadora da Carteira Nacional de Habilitação, que tenha feito curso de especialização em Recursos Humanos poderá atuar na área, substituindo o profissional de psicologia.
IV) O comportamento no contexto do trânsito é algo que abrange uma compreensão de todas as pessoas que se movimentam, independente de fatores como idade,sexo, condição sócio-econômica, profissão, ou nível de instrução. Esse campo envolve, portanto, uma complexidade de fatores, e por assim dizer, não é muito fácil de ser estudado.
As afirmativas acima podem ser classificadas como (F = Falsa; V = Verdadeira):
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Q139330 - FUNCAB Psicólogo 2010

Em entrevista clínica, paciente relata um atropelamento do qual foi a causa, de forma fria, descrevendo insensivelmente pormenores do acidente e da situação de ferimentos em que se encontrava a vítima. Este tipo de comportamento, característico de certa psicopatologia, costuma provocar no entrevistador, em relação ao entrevistado, o mecanismo psicodinâmico conhecido por:
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Q139352 - FUNCAB Psicólogo 2010

A técnica projetiva de teste psicológico criado pelo médico e psicólogo Mira y López (1896-1964) utilizado em alguns Estados do Brasil para se obter a Carteira Nacional de Habilitação, que visa avaliar aspectos da personalidade como depressão e elação, tônus vital, impulsividade e ansiedade é chamado de:
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