Recentemente, as instituições de ensino superior têm se tornado lócus de atuação do psicólogo
escolar e educacional. Considerando a especificidade da atuação desse profissional, seu papel
nesse contexto inclui:
O uso prejudicial ou abusivo de álcool e outras drogas configura-se como grave problema de
saúde na atualidade. Considerando o papel dos contextos educacionais na prevenção desse
quadro, o psicólogo que atua em tais contextos pode contribuir para o enfrentamento desse
desafio por meio de
Atualmente, verifica-se um aumento do número de diagnósticos de transtorno de déficit de
atenção e hiperatividade (TDAH), o que tem preocupado bastante alguns educadores que
afirmam não saber como agir diante de estudantes que apresentam sinais de desatenção e
agitação possivelmente condizentes com esse quadro. Um psicólogo escolar e educacional
que trabalhe em uma instituição na qual existam estudantes com esse diagnóstico precisa
A violência em instituições educacionais tem sido objeto de estudo de diversas áreas do
conhecimento. No que diz respeito ao enfrentamento de atos violentos nas relações entre
pares, o psicólogo escolar e educacional deve:
A temática das políticas públicas constitui-se como uma preocupação recente da psicologia
escolar e educacional. O psicólogo que atua em instituições educativas precisa estar
atualizado acerca das políticas públicas educacionais porque
Em uma sala de aula composta majoritariamente por estudantes do sexo masculino, foram
identificadas muitas situações em que as relações eram perpassadas por preconceitos e
discriminação de gênero. O psicólogo escolar e educacional pode contribuir para o
enfrentamento dessa problemática no âmbito da instituição, através de
Em uma instituição de ensino que conta com um psicólogo escolar e educacional em seu
quadro funcional, um professor da área de matemática recorre a esse profissional
demandando-lhe explicações para a situação de determinada turma, na qual mais de 70% dos
estudantes ficarão reprovados. Considerando a concepção qualitativa sobre a avaliação da
aprendizagem, faz-se necessário refletir que
A partir da situação problema descrita a seguir, responda a questão.
Alysson era um estudante avaliado por seus professores como agitado, agressivo e com
dificuldades nas relações com os colegas. Havia comentários de que seu pai era usuário
de drogas e que seu ambiente familiar era perpassado por situações de violência. Apesar
das boas notas, seus comportamentos, tidos como indisciplinados, causavam mal-estar em
sala de aula, em especial nas interações professor-aluno.
Uma das possibilidades de atuação do psicólogo escolar e educacional é a intervenção diante
do que é considerado como indisciplina em contextos educativos. Considerando a produção
científica da psicologia escolar e educacional a esse respeito, a ação do psicólogo deve ser
primeiramente:
A partir da situação problema descrita a seguir, responda a questão.
Alysson era um estudante avaliado por seus professores como agitado, agressivo e com
dificuldades nas relações com os colegas. Havia comentários de que seu pai era usuário
de drogas e que seu ambiente familiar era perpassado por situações de violência. Apesar
das boas notas, seus comportamentos, tidos como indisciplinados, causavam mal-estar em
sala de aula, em especial nas interações professor-aluno.
As relações entre afetividade e aprendizagem têm se constituído como um dos objetos de
estudo privilegiado da psicologia. Tendo em vista as contribuições da ciência psicológica no
que diz respeito a essa temática, o psicólogo escolar e educacional que seja demandado a
contribuir na mediação da situação de Alysson deve pautar sua ação na premissa segundo a
qual a afetividade na relação professor-aluno
A partir da situação problema descrita a seguir, responda a questão.
Alysson era um estudante avaliado por seus professores como agitado, agressivo e com
dificuldades nas relações com os colegas. Havia comentários de que seu pai era usuário
de drogas e que seu ambiente familiar era perpassado por situações de violência. Apesar
das boas notas, seus comportamentos, tidos como indisciplinados, causavam mal-estar em
sala de aula, em especial nas interações professor-aluno.
Considerando que o psicólogo escolar e educacional pode desempenhar um papel importante
na formação continuada de professores, a intervenção desse profissional junto aos docentes
que lecionam na turma de Alysson deve consistir em: