Disciplinas Psicologia Psicologia da Educação Questões de concursos sobre "Psicologia da Educação" | Psicologia - página 36 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Psicologia da Educação que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q140174 - ACEP Psicólogo 2010
As teorias da aprendizagem podem ser enquadradas em mecanicistas ou orgânicas. Assinale a alternativa que apresenta as características relacionadas com o enfoque orgânico.
A)Sistema de ensino que admite interferências nos programas e conteúdo. A imprevisibilidade está sempre presente.
B)Sistema de ensino focado na modelagem predeterminada de conteúdos e programas. A previsibilidade e controle predominam.
C)A ênfase é dada no que é de interesse do aluno. Só se aprende o que se ensina.
D)A ênfase está no resultado supostamente "correto", não se levando em consideração a forma de construção do pensamento.
Responder
Q140177 - ACEP Psicólogo 2010
Em relação às diversas teorias da Aprendizagem, assinale a alternativa CORRETA .
A)Na Teoria do Aprendizado Experiencial, há uma percepção compartilhada de professores e alunos, bem como do uso da empatia e do melhor aproveitamento de potencialidades.
B)Na Teoria da Inclusão, o foco é na percepção do grau de evolução interacional entre professores, alunos, pais e comunidade, observando a Zona de Desenvolvimento Proximal.
C)Na Teoria da Flexibilidade Cognitiva, parte-se do conhecimento assimilado e compreendido do aluno, o que lhe permite a criação de âncoras que favorecerão seu maior aprendizado.
D)Na Teoria Construtivista, o foco é na percepção do grau de habilidades e capacidades interativas no desenvolvimento das representações de conteúdo.
Responder
Q140300 - PUC-PR Psicólogo 2010
A andragogia define que a educação de adultos deve ser diferenciada da educação das crianças e adolescentes, contribuindo para o desenvolvimento das técnicas vivenciais de dinâmica de grupo. Assinale abaixo a alternativa CORRETA em relação ao tema:
A)Na aplicação das técnicas de dinâmica de grupo, o facilitador deve valorizar a correlação das vivências com a possibilidade de aplicação imediata, atendendo às necessidades atuais.
B)O facilitador necessita firmar um vínculo e manter uma relação estreita com o grupo, pois os participantes são mais dependentes das orientações para o aprendizado.
C)O grupo aprende temas ligados diretamente ao que foi programado pelo instrutor, que serve de base para sua vida pessoal e profissional.
D)Os membros de um grupo aprendem utilizando somente do seu repertório de conhecimentos, sentimentos, habilidades.
E)O papel do facilitador é de transmissor de informações e conhecimentos, mantendo uma relação muito próxima do grupo, facilitando, com isso, o processo de aprendizagem.
Responder
Q140394 - FCC Agente de Defensoria - Psicólogo 2010
Segundo Philippe Ariès, a aprendizagem social deixou de se realizar por meio do convívio direto com os adultos, sendo substituída, a partir do século XVII, pela educação
A)comunitária.
B)filosófica.
C)religiosa.
D)escolar.
E)moral.
Responder
Q140578 - FCC Analista Judiciário - Psicologia 2009
A terapia comportamental utiliza uma variedade de técnicas. Entre elas está a terapia aversiva, que corresponde
A)ao pareamento de um estímulo aversivo com um comportamento indesejável.
B)à estimulação de reforços positivos que podem levar ao enfraquecimento e ao desaparecimento de um comportamento adequado.
C)à abstenção de realização de rituais.
D)à remoção de algo desagradável como forma de estimular o comportamento desejável.
E)à demonstração de um comportamento desejável pelo terapeuta.
Responder
Q140623 - FCC Analista Judiciário - Psicologia 2009
Uma aprendizagem normal supõe uma modalidade de aprendizagem na qual se produza um equilíbrio entre os movimentos assimilativos e os acomodativos. Na hipoacomodação observa-se
A)pobreza de contato com a subjetividade, superestimulação da imitação, falta de iniciativa, obediência acrítica às normas, submissão.
B)predomínio da subjetivação, desrealização do pensamento, dificuldade para resignar-se.
C)pobreza de contato com o objeto, dificuldade na internalização de imagens e que a criança sofreu a falta de estimulação ou o abandono.
D)pobreza de contato com o objeto que redunda em esquemas de objeto empobrecidos, déficit lúdico e criativo.
E)movimento do processo de adaptação pelo qual os elementos do ambiente alteram-se para serem incorporados à estrutura do organismo.
Responder