Q129589 - COMPERVE Psicólogo Escolar 2018
Em uma instituição de ensino que conta com um psicólogo escolar e educacional em seu
quadro funcional, um professor da área de matemática recorre a esse profissional
demandando-lhe explicações para a situação de determinada turma, na qual mais de 70% dos
estudantes ficarão reprovados. Considerando a concepção qualitativa sobre a avaliação da
aprendizagem, faz-se necessário refletir que
A)os instrumentos avaliativos visam medir, de forma objetiva, fidedigna e neutra, o
desempenho dos estudantes na aprendizagem de conteúdos específicos bem como em
relação a mudanças comportamentais e aquisição de conhecimentos com base em
objetivos pré-definidos pelo sistema de ensino e pelo professor.
B)a instituição precisa considerar a natureza do conhecimento a ser avaliado, o que explica
a situação descrita pelo professor, na medida em que poucos estudantes apresentam
aptidões para a matemática, de modo que os demais obtêm resultados insatisfatórios, o
que justifica a reprovação de 70% da turma.
C)o professor também está implicado no processo avaliativo, na medida em que imprime sua
concepção de aprendizagem no modo como elabora e interpreta os resultados dos
instrumentos que utiliza, devendo, assim, ser incluído em uma possível intervenção do
psicólogo escolar e educacional diante dessa situação.
D)os estudantes precisam ser classificados de acordo com os padrões científicos e sociais
vigentes, haja vista que, ao final do processo de ensino, serão certificados como aptos
para desempenhar determinadas funções em um mundo que é competitivo e no qual
apenas os melhores conseguirão alcançar os cargos mais valorizados.
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