Questões de concursos sobre "Perícia Psicológica" | Psicologia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Perícia Psicológica que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q129955 - FGV Psicólogo 2018

Vânia é psicóloga perita do MP e antes de iniciar a avaliação das partes de um processo judicial, recebe a visita de Andrea, também psicóloga, que atua como assistente técnica contratada por uma das partes.


Andrea quer participar das entrevistas de avaliação pericial, inclusive da parte contrária.


Sobre a pretensão de Andrea, de acordo com a Resolução nº 008/2010 do CFP, que dispõe sobre a atuação do psicólogo como perito e assistente técnico no Poder Judiciário, assinale a afirmativa correta. 

Ver Comentários

Q129957 - FGV Psicólogo 2018

Sobre a atuação do psicólogo como perito nos diversos contextos, segundo a resolução nº 017/2012 do CFP, analise as afirmativas a seguir.


I. O periciado deve ser informado acerca dos motivos, das técnicas utilizadas, das datas e do local da avaliação pericial psicológica.

II. A recusa do periciado ou de seu dependente em submeter-se às avaliações para fins de perícia psicológica deve ser registrada devidamente nos meios adequados.

III. A devolutiva do processo de avaliação deve direcionar-se para as impressões do perito, os resultados, as técnicas utilizadas e o prognóstico.


Está correto o que se afirma em 

Ver Comentários

Q130082 - FGV Técnico Superior Especializado - Psicologia 2014

A atuação do psicólogo, tanto como perito quanto como
assistente técnico no judiciário, tornou-se objeto de
regulamentação por parte do Conselho Federal, sendo
importante observar que
Ver Comentários

Q130113 - FGV Técnico Superior Especializado - Psicologia 2014

A interdição de idosos, independentemente do motivo, é um
assunto que provoca polêmica, divide opiniões, gera conflitos
familiares e na maioria das vezes traz sofrimento para os dois
lados. Apesar da decisão não ser fácil, a curatela, que se dá por
meio de decisão judicial, serve para proteger o interditado,
preservar seu patrimônio e dar a ele melhor qualidade de vida.
Considerando a perícia imprescindível para a decisão judicial,
será passível de interdição o idoso
Ver Comentários

Q130518 - COPEVE-UFAL Psicólogo 2012

Sobre a atuação do psicólogo perito e do psicólogo
assistente técnico, a resolução no 08/2010 do Conselho Federal de Psicologia define que
Ver Comentários

Q130531 - COPEVE-UFAL Psicólogo 2012

O relatório elaborado pelo psicólogo perito, conforme
definido pela resolução no 008/2010 do Conselho Federal de Psicologia, apresentará 
Ver Comentários

Q130762 - FGV Analista Técnico – Psicólogo 2017

A Resolução CFP nº 017/2012 dispõe sobre a atuação do psicólogo como perito nos diversos contextos.


Com base nela, analise as afirmativas a seguir.


I. O trabalho pericial poderá contemplar observações, entrevistas, visitas domiciliares e institucionais, aplicação de testes psicológicos, utilização de recursos lúdicos, constelações familiares e outros instrumentos, métodos e técnicas.

II. O periciado deve ser informado acerca dos motivos, das técnicas utilizadas, datas e local da avaliação psicológica, sendo que, em se tratando de criança, adolescente ou interdito, é necessário o consentimento formal por pelo menos um dos responsáveis legais.

III. A devolutiva do processo de avaliação deve direcionar-se para os resultados dos instrumentos e técnicas utilizados.


Está correto o que se afirma em: 

Ver Comentários

Q130770 - IBFC Analista Judiciário - Psicologia 2017

De acordo com ANDROVANDI et al (2007): “O exame para verificação da responsabilidade penal, no Brasil, é realizado por peritos médicos psiquiatras e o psicodiagnóstico forense, quando solicitado, é complementar à perícia. O psicodiagnóstico, na perícia forense, inclui ainda o estudo dos autos processuais, a entrevista psicológica, a aplicação de testes psicológicos, o estudo dos quesitos e das hipóteses diagnósticas médico-legais.”


Os autores, do texto acima, chegaram a algumas conclusões. Analise as afirmações abaixo, atribuindo valores de Verdadeiras (V) ou Falsas (F).


( ) A técnica de observação é vista como uma avaliação complementar pericial.

( ) A simulação e a dissimulação são muito mais frequentes em pacientes não vinculados à Justiça.

( ) Os testes psicológicos são capazes de fornecer subsídios para o desenvolvimento de uma avaliação forense, mesmo que utilizados isoladamente.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

Ver Comentários

Q130778 - IBFC Analista Judiciário - Psicologia 2017

O tema Guarda faz parte do cotidiano do psicólogo jurídico. Como afirma SHINE (2008): “(...) em casos de disputa de guarda em Vara de Família, recorre-se ao perito psicólogo no intuito de buscar uma resposta a questões – problemas de origem e natureza psicológicas, mas cujo objetivo final é definir o guardião legal da criança.” (p.2).

Neste sentido, o autor apresenta o psicólogo atuando como perito.


Assinale a alternativa que corresponde corretamente ao papel do psicólogo, como perito, de acordo com SHINE:

Ver Comentários

Q130830 - FCC Analista - Psicologia 2017

Mariana, psicóloga com alguns anos de formação clínica, possui dois sobrinhos, filhos de sua única irmã Miriam. Certo dia, em uma conversa familiar, Miriam informou a toda a família que as crianças estão sofrendo muito com a separação conjugal dela e do marido.

Miriam foi casada com Ricardo e, após doze anos de relacionamento, o casal decidiu se separar. Comunicaram essa decisão aos filhos de 5 e 7 anos e resolveram que seriam pais amigos e presentes, o que motivou a opção pela guarda compartilhada. No entanto, após 1 ano da separação, Ricardo entrou com uma ação judicial de reversão da guarda para unilateral, sob a alegação que Míriam não estava dando permissão total para seu acesso aos filhos.

O juiz determinou perícia psicológica e o ex-casal Míriam e Ricardo, de comum acordo, sugeriu que o trabalho fosse realizado pela psicóloga Mariana, pois ela conhecia melhor do que ninguém as crianças, a história do casal e poderia também oferecer melhores custos para a família que, naquele momento, atravessava dificuldades financeiras.


Levando-se em consideração o Código de Ética Profissional do Psicólogo divulgado pelo Conselho Federal de Psicologia é correto afirmar que 

Ver Comentários