Q129659 - FCC Psicólogo 2018
Na vida cotidiana, ou no contexto profissional, tem sido comum a existência de conflitos de opiniões, discussões ou incompreensões
acerca de atitudes pessoais ou atividades profissionais. Uma das ferramentas possíveis para facilitar a comunicação
é a mediação de conflitos por meio da assertividade que
A)é uma estratégia de resolução de problemas mediada pelo autoconhecimento.
B)está relacionada à ambiguidade do sentir e agir nos processos de comunicação.
C)implica na capacidade de identificar o problema, perceber e comunicar o sentimento da outra pessoa.
D)se refere a autoinstrução de modo a favorecer a regulação dos sentimentos.
E)envolve a expressão direta de sentimentos e opiniões, sem causar constrangimentos.
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Q129689 - FGV Analista Legislativo - Psicologia 2018
Durante uma reunião de equipe, Felipe discordou de uma
proposta apresentada por Adriana falando uma piada de cunho
machista que provocou risos e deixou Adriana bastante
constrangida.
O uso de práticas restaurativas no ambiente de trabalho, teria
como objetivo
A)buscar a medida mais justa para a penalização d o ofensor e
para a proteção da imagem da empresa.
B)promover a aproximação, o diálogo e o acordo entre os
afetados direta e indiretamente pela situação danosa.
C)compensar os danos morais sofridos pela vítima através de
reparação financeira e punição ao agressor.
D)privilegiar as formas retributivas para a prevenção da
violência de gênero no ambiente laborativo.
E)prevenir novos conflitos através do remanejamento de um ou
ambos os funcionários para novos setores e/ou funções.
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Q129713 - FCC Analista Judiciário - Psicologia 2018
Os conflitos dentro das equipes virtuais tendem a ocorrer mais frequentemente e
A)geram atritos provocados por dificuldades advindas dos traços de personalidade dos participantes mais dominantes do
grupo que evitam o contato interpessoal.
B)levam mais tempo para se resolver porque as pessoas estão separadas pelo espaço, tempo e diferenças culturais.
C)são de difícil solução, pois há dificuldade de equilibrar cooperação e competição, em equipes muito numerosas dada a
falha de comunicação.
D)acarretam com maior facilidade o pensamento grupal e a interação antagonista não oferecendo espaço de crítica e
interação entre seus membros.
E)acarretam comportamentos reminiscentes com declarações explícitas de rancor e oportunizam conexões às escondidas.
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Q129913 - UPENET/IAUPE Psicólogo 2017
Os conflitos entre grupos ou indivíduos podem ser descritos, segundo duas dimensões:
i) assertividade: o grau em que uma das partes tenta satisfazer seu próprio interesse e
ii) cooperação: o grau em que uma das partes tenta satisfazer o interesse do outro .
Considerando tais dimensões, assinale a alternativa que identifica e caracteriza,
CORRETAMENTE, uma estratégia de resolução de conflito.
A)Acomodação : é cooperativa e não é assertiva.
B)Competição: é sempre assertiva, podendo ou não ser cooperativa.
C)Colaboração : é sempre cooperativa, podendo ou não ser assertiva.
D)Evitamento: não é cooperativa e sempre é assertiva.
E)Compromisso: não é cooperativa, podendo ou não ser assertiva.
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Q130124 - INSTITUTO AOCP Analista Judiciário - Psicologia 2018
Em relação à gestão dos conflitos
interpessoais e técnicas de mediação,
assinale a alternativa correta.
A)O conflito não possui funções positivas,
logo que rompe o equilíbrio da rotina,
mobiliza energia latente do sistema,
desafia acomodação de ideias e posições
violentando o status quo alvitrado
pela cultura organizacional, levando,
necessariamente, a elevados índices de
estresse organizacional e declínio produtivo.
B)No âmbito do pequeno grupo ou equipe,
as táticas de luta/fuga (competição,
confrontação, evasão e repressão) são as
mais usadas e as que promovem resultados
mais satisfatórios na resolução de conflitos,
pois proporcionam, dialogicamente,
contraposição opiniões, valores e ideias.
C)A tática de repressão traduz-se no uso
da força para aniquilar o conflito. A figura
de autoridade determina que os litigantes
cessem a disputa e proíbe manifestações a
respeito, sob pena de aplicar punições caso
insistam em prosseguir em debate/rixa.
Diante da ameaça de penalidade imposta
pelo detentor do poder, as partes em
discórdia reprimem suas emoções, abstêm-se
de discutir, controlam expressões
comportamentais e eliminam o conflito.
D)Uma das táticas de luta/fuga é a
confrontação. Esta exige maior habilidade
interpessoal de negociação entre as partes
em conflito e de quem eventualmente
participar como mediador. Este é alguém
que goza da confiança de ambas as partes
e funciona como elemento de juízo, que
se propõe a acompanhar, escutar, apoiar
os esforços dos membros em desacordo e
interferir no mérito da discussão, conforme
os valores e normas propostos pela
instituição.
E)Na negociação, que é considerada uma
tática de diálogo,uma parcela do processo
é dedicada à clarificação da posição de
cada participante para que possa haver
compreensão dos pontos de vista e
das condutas de cada sujeito em litígio
(denomina-se fase de diferenciação do
diálogo: em que as diferenças de percepção,
preconceitos, ideias e sentimentos são
expressas). Quando cada um já conhece
a versão e os ‘fatos’ do outro é que se
pode iniciar a apresentação de propostas
de reformulação da situação, por meio da
discussão das alternativas convenientes e
aceitáveis para ambos.
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Q130148 - CESPE Psicólogo 2018
As formas de administração de conflitos incluem o(a)
I acordo.
II colaboração.
III acomodação.
Assinale a opção correta.
A)Apenas o item I está certo.
B)Apenas o item III está certo.
C)Apenas os itens I e II estão certos.
D)Apenas os itens II e III estão certos.
E)Todos os itens estão certos.
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Q130246 - UEM Psicólogo 2018
As pessoas dificilmente possuem objetivos e
interesses idênticos, e essas diferenças produzem
conflitos no contexto laboral. Há vários estilos para
administrar conflitos, desde a satisfação do próprio
desejo (assertividade), até a satisfação do interesse
do outro (cooperação). Sobre tais aspectos, assinale a
alternativa incorreta .
A)Quando se adota um estilo para evitar
conflitos, reflete em uma postura nem
assertiva e nem cooperativa, no intuito de não
tangenciar a questão específica, buscando
outras saídas, ou até mesmo deixando que a
situação “esfrie”.
B)Quando se adota um estilo para acomodar a
situação, reflete um estilo mais cooperativo,
no intuito de suavizar as coisas e manter a
harmonia. Resolvem-se pontos menores de
discordância e deixam-se os problemas
maiores para outro momento.
C)Quando se adota um estilo mais competitivo,
reflete um comando autoritário de forte
assertividade, a fim de impor interesses
próprios. É utilizado quando uma ação
importante necessita rapidamente de ser
resolvida, onde a emergência do contexto
torna a situação indispensável.
D)Quando se adota um estilo compromissado,
pode ser percebido um equilíbrio entre as
características da assertividade e da
cooperação. É utilizado quando as partes não
aceitam soluções razoáveis em um contexto
de emergência. Dessa forma, é necessária
uma intervenção incisiva sobre os conflitos, a
fim de isolar o problema.
E)Quando se adota um estilo colaborativo, ou de
solução de problemas, pode ser percebido
alto grau de cooperação. É utilizado quando
os interesses de ambas as partes são
importantes.
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Q130247 - UEM Psicólogo 2018
Quando se aborda liderança dentro do ambiente de
trabalho, é inevitável considerar o papel do líder frente
à mediação de conflitos interpessoais. Sobre essa
característica vinculada à liderança, assinale a
alternativa incorreta .
A)A comunicação via “mão dupla” é algo que
deve ser estimulado pelo líder no ambiente de
trabalho.
B)O feedback, conceito tão falado atualmente,
tem sido empregado de formas equivocadas
e/ou incompletas, sem prévia preparação
daqueles que irão empregá-lo.
C)Conflitos interpessoais não fazem parte de um
ambiente laboral saudável. É papel do líder
sanar todas questões e quaisquer atitudes
que destoem esse ambiente.
D)As relações interpessoais desenvolvem-se em
decorrência do processo de interação, cabe
ao líder e à própria organização se
prepararem para tanto.
E)Em situações de trabalho compartilhadas por
duas ou mais pessoas, onde há atividades
pré-determinadas a serem executadas,
encontramos também interações e
sentimentos recomendados. À medida que as
atividades e as interações prosseguem, os
sentimentos despertados podem ser
diferentes daqueles indicados incialmente.
Esses aspectos fazem parte das
responsabilidades da liderança.
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Q130388 - FCC Psicologia 2018
Uma equipe multidisciplinar autogerenciada, trabalhava no desenvolvimento de um produto com alta produtividade, com foco no prazo
e visando o lançamento no Natal. Atuaram muito bem, de forma autônoma, cada um compreendia seu papel e contribuía com
seu conhecimento. Próximo ao lançamento, dois membros da equipe, Paulo e Mariana, se desentenderam seriamente quanto à
visão pessoal de Paulo sobre a liderança feminina nas empresas, o que fez com que o lançamento ficasse comprometido. O
principal motivo para esse desfecho foi
A)excessivo pensamento de grupo, muita concordância e viés de percepção.
B)clima negativo entre funcionários por experiências anteriores distintas.
C)ser a liderança da equipe ausente e pouco engajada.
D)falta de coesão de grupo, já no início do projeto.
E)comprometimento da coesão grupal por forte conflito individual.
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Q130490 - CONSULPLAN Psicólogo Organizacional 2018
Os conflitos que podem ocorrer no contexto organizacional exigem da gestão de pessoas o desenho de estratégias de
resolução a serem adotadas de modo que os contenha e/ou os elimine. As estratégias verdadeiramente capazes de
resolução são as de colaboração porque
A)possibilitam o autorrespeito e a valorização dos membros do grupo, visto que aprenderão a desenvolver meios
eficazes de lidar com uma variedade de situações conflitantes.
B)permitem lidar com as diferenças básicas envolvidas e, eventualmente, as remove por meio do emprego de
criatividade na resolução dos problemas, além de trazer ganhos e benefícios comportamentais.
C)possibilitam o autorrespeito e a lidar com as diferenças envolvidas entre os membros do grupo, visto que estes
aprenderam a empregar meios de lidar com situações conflitantes diferentes e empregar forças para ganhos
organizacionais.
D)permitem estabelecer e lidar com as diferenças básicas existentes no grupo e, sempre, as remove por meio emprego
de competitividade para a resolução de problemas; além de trazer condutas capazes de eliminar forças que interferem
nos ganhos organizacionais.
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