Questões de concursos sobre "Atuação Institucional dos Defensores Públicos" | Princípios - Normas e Atribuições Institucionais - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Atuação Institucional dos Defensores Públicos que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q124798 - FUNDATEC Analista Técnico 2018

Em relação à atuação da Defensoria Pública, analise as assertivas a seguir:


I. O prazo para recurso contra sentença proferida em audiência de instrução e julgamento é de 15 (quinze) dias úteis a contar do ato processual, em dobro para a Defensoria Pública.

II. A nomeação de advogado dativo em processo criminal sem a prévia notificação do acusado para constituir advogado contratado ou a Defensoria Pública constitui causa de nulidade processual.

III. A Defensoria Pública tem legitimidade para intervir como amicus curiae em processos cíveis e requerer a instauração de incidente de resolução de demanda repetitiva.

IV. A atuação do Defensor Público nas hipóteses legais de curadoria especial depende da aceitação pelo juiz competente.


Quais estão corretas? 

Ver Comentários

Q124807 - CESPE Defensor Público 2017

No que se refere à função institucional da Defensoria Pública no
exercício da curadoria especial, assinale a opção correta.
Ver Comentários

Q124843 - FCC Defensor Público 2016

Conforme dispõe expressamente a Lei Complementar Estadual nº 55/1994, aos membros da Defensoria Pública é VEDADO
Ver Comentários

Q124844 - FCC Defensor Público 2016

De acordo com disposição expressa da Lei Complementar Estadual nº 55/1994, são atribuições dos Defensores Públicos Estaduais:
I. Certificar a autenticidade de cópias de documentos necessários à instrução de processo administrativo ou judicial.
II. Participar, apenas com direito a voz, dos Conselhos Penitenciários. III. Atuar junto a todos os juízos de 1º grau de jurisdição, núcleos, órgãos judiciários de 2º grau de jurisdição, instâncias
administrativas, reservando-se à Defensoria Pública da União a atuação junto aos Tribunais Superiores.
IV. Atuar nos estabelecimentos policiais, prisionais, penitenciários, de internação e naqueles reservados a adolescentes, visando
assegurar, sob qualquer circunstância, o atendimento jurídico permanente dos presos provisórios, sentenciados,
internados e adolescentes.
Está correto o que se afirma APENAS em
Ver Comentários

Q124847 - FCC Defensor Público 2016

No que tange à amplitude do conceito de necessitado:
Ver Comentários

Q124982 - FGV Técnico Superior Especializado - Administração 2014

A Defensoria Pública ingressou com ação em face do Município do Rio de Janeiro para garantir o acesso do assistido a medicamentos. Em sendo vitorioso, o Defensor Público, no tocante às verbas de sucumbência, deverá;
Ver Comentários

Q124983 - FGV Técnico Superior Especializado - Administração 2014

O ingresso na carreira da Defensoria Pública do Rio de Janeiro far- se-á no cargo de Defensor Público Substituto mediante aprovação em concurso público de provas e títulos. O candidato aprovado no concurso, respeitada a ordem de classificação e o número de vagas existentes, será .
Ver Comentários

Q124984 - FGV Técnico Superior Especializado - Administração 2014

Pedro foi atendido pelo Defensor Público André, que entendeu não ser Pedro um hipossuficiente econômico. O Defensor Público deverá.
Ver Comentários

Q124985 - FGV Técnico Superior Especializado - Administração 2014

Preocupado com o expressivo número de ações propostas para compelir a internação em hospitais públicos, o Conselho Superior da Defensoria Pública alterou as atribuições do órgão de atuação de Henrique, Defensor Público Titular, para que ele não pudesse mais ingressar com as referidas ações. Dessa forma há flagrante violação à garantia da:
Ver Comentários

Q124993 - FCC Analista - Enfermagem 2013

De acordo com o Manual da Humanização (Secretaria Estadual da Saúde/Rio Grande do Sul), dois parâmetros para humanização do trabalho dos profissionais, quanto à gestão e participação dos profissionais, são: 

Ver Comentários