Questões de concursos sobre "Temas Contemporâneos: bullying, violência, o papel da escola, a escolha da profissão, transtornos alimentares na adolescência, família, escolhas sexuais" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Temas Contemporâneos: bullying, violência, o papel da escola, a escolha da profissão, transtornos alimentares na adolescência, família, escolhas sexuais que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57383 - Prefeitura de Bom Retiro - SC Professor - Anos Iniciais do Ensino Fundamental 2016

A escola é o espaço público que o aluno frequenta e é dentro dela que ele tem a
chance de aprender regras sociais de convivência. Envolver as famílias sem misturar
as responsabilidades não é tarefa simples. Reconhecer qual é o papel de cada um
contribui para uma escola mais aberta aos pais. Nos casos em que a família se
ausenta, não se pode abandonar o aluno. Há que se refletir, então, sobre o que é
função dos pais e responsáveis e o que está nas mãos da escola. Sobre o texto acima
é correto afirmar:
Ver Comentários

Q57579 - Colégio Pedro II Técnico em Assuntos Educacionais 2017

A internet e as redes sociais têm sido importantes espaços de interação social e de redução relativa das distâncias físicas,
aproximando pessoas e culturas. Entretanto, essas ferramentas também vêm sendo utilizadas por pessoas e por grupos
com o objetivo de fazer propagandas racistas, misóginas, homofóbicas, xenófobas e revanchistas. São muitos os casos e
os crimes desses tipos cometidos pela grande rede e, em muitas ocasiões, a escola se vê envolvida.

I. A escola deve promover espaços de diálogo e de reflexão sobre racismo e outras formas de preconceito e discriminação como meio de enfrentamento do problema.
II. A escola deve prever em seu plano de ação interno formas de combate à intimidação sistemática ou bullying e também ao ciberbullying, embora ainda não haja no país legislação específica a esse respeito.
III. A escola deve garantir um ambiente de respeito à diversidade para que os estudantes se sintam seguros e para que os problemas ligados à socialização sejam reduzidos.
IV. A escola deve zelar pelo bem-estar dos estudantes e promover a convivência pacífica e democrática, apoiando projetos e práticas vinculados a uma linha teórica tradicionalista.
Estão corretas
Ver Comentários

Q57587 - Colégio Pedro II Técnico em Assuntos Educacionais 2017

“Levantamento do Ipea, feito com base nos dados de 2011 do Sistema de Informações de Agravo de Notificação do Ministério da Saúde (Sinan), mostrou que 70% das vítimas de estupro no Brasil são crianças e adolescentes. Em metade das ocorrências envolvendo menores, há um histórico de estupros anteriores. [...]. ‘As consequências, em termos psicológicos, para esses garotos e garotas são devastadoras, uma vez que o processo de formação da autoestima - que se dá exatamente nessa fase - estará comprometido, ocasionando inúmeras vicissitudes nos relacionamentos sociais desses indivíduos’, aponta a pesquisa. [...]”. 
(“70% das vítimas são crianças e adolescentes: oito dados sobre estupro no Brasil”. Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/brasil-36401054)
Em caso de suspeita de abuso sexual praticado contra criança ou adolescente do seu quadro discente, a escola deve, de imediato, 
Ver Comentários

Q57613 - IF-SC Técnico em Assuntos Educacionais 2017

A pesquisadora Guaciara Lopes Louro pode ser considerada uma das principais articuladoras em pensar as contribuições da Teoria Queer na área da educação no Brasil. Sobre esta teoria, analise as assertivas abaixo:


I. A teoria queer permite pensar a ambiguidade, a multiplicidade e a fluidez das identidades sexuais e de gênero mas, além disso, também sugere novas formas de pensar a cultura, o conhecimento, o poder e a educação;

II. Um currículo queer se aproximaria de programas multiculturais bem-intencionados, onde as diferenças de gênero, sexuais ou étnicas são toleradas ou são apreciadas como curiosidades exóticas;

III. Uma pedagogia e um currículo queer dirige-se apenas aos sujeitos marginalizados que se reconhecem na posição queer.

IV. A mudança epistemológica trazida pela teoria queer limita-se ao terreno da sexualidade.


Assinale a alternativa CORRETA:

Ver Comentários

Q57715 - CS-UFG Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Leia o texto.

Quando se contrapõe a discriminação subjacente aos fatos mencionados com o princípio de igualdade que teoricamente rege o sistema educativo, chega-se à conclusão de que se educa para a crença na igualdade de direitos e pratica-se a discriminação. As práticas sociais que regulam as ações e as que sistematizam as crenças não somente são distintas, mas se sustentam em princípios éticos opostos. Essa divergência dificulta enormemente a socialização de alunos e alunas. A força do costume faz com que se aceite com naturalidade que os textos escolares situem os homens e os meninos em um status social superior ao das mulheres e das meninas; faz com que os meninos sejam representados realizando atividades socialmente valorizadas enquanto se relegam às meninas atividades consideradas de segunda ordem. Também a força do costume faz com que os rapazes sejam estimulados a se identificar com modelos de comportamento agressivo que dificultam sua entrada no mundo das relações interpessoais e dos vínculos afetivos; isso acaba condenando-os a resolver os problemas por caminhos violentos. Existe, portanto, uma importante discriminação por razões de gênero. MORENO, Montserrat et al. Realidades silenciadas. In: Falemos de sentimentos: a afetividade como um tema transversal. São Paulo: Moderna, 1999. p. 17-25.
De acordo com o excerto, o gênero (masculino e feminino) é definido fundamentalmente por aspectos
Ver Comentários

Q58003 - CONSULPLAN Professor - Língua Portuguesa 2018

“Pedrinho brinca de comidinha durante um momento de recreação na escola. A professora da classe se preocupa. Este menino estava sendo desvirtuado e, certamente, ia acabar ‘virando’ gay. O garoto, questionado sobre o porquê gostava tanto de brincar de cozinha, responde: ‘é porque eu quero ser chapeiro igual ao meu pai. O papai trabalha na chapa da padaria. Ele faz cada bife, professora!’ Apesar do nome fictício, o caso entre a professora e Pedrinho é real e ele se repete em outras escolas enquanto você lê esta matéria.”


O olhar de preconceito de nossa sociedade está à espreita em todos os cantos, e as instituições de ensino nem sempre escapam dessa afirmação: 99,3% das pessoas em ambiente escolar são preconceituosas, segundo pesquisa da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), em parceria com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). No exemplo, a preocupação da professora pode ser considerada: 

Ver Comentários

Q58112 - CESPE Técnico em Assuntos Educacionais 2018

No que se refere à relação entre escola e família, assinale a opção
correta.
Ver Comentários

Q58776 - CESPE Professor - Educação Física 2017

A construção de identidades de gêneros sem preconceitos passa
pelo pleno entendimento do conceito de corpo e deve fazer parte
dos objetivos do processo ensino-aprendizagem nas aulas de
educação física escolar. Para assegurar a consecução desses
objetivos nas aulas de educação física, o professor deve
Ver Comentários

Q58885 - IF-SC Professor - Pedagogia 2017

Analise os textos a seguir:

Texto 1

“ Hoje, no mundo digital, temos uma geração de crianças e adolescentes mais questionadores que são bombardeados por informações, fazem duas ou três atividades simultâneas. Na escola, apresentam grande dificuldade em prestar atenção às explicações do professor, distraindo-se e, consequentemente, conversando mais durante a aula. O que fazer? Simples! Basta criar aulas mais motivadoras nas quais os alunos sejam convidados a participar ativamente e a aprendizagem ocorra de maneira natural. Já conhecemos essa resposta há quase dez anos, mas a dificuldade é como produzir essas aulas. Esse é o desafio do professor atualmente.”

(http://educacao.estadao.com.br/bloas/coleaio-pentaaono/o-desafio-de-ser-professor-nos-diasatuais/ acesso em 28/09/2017). 


Texto 2

“Pode-se dizer que, de modo geral, vigora nos sistemas de ensino e nas políticas públicas educacionais uma concepção estreita de educação, disseminada no senso comum, de que o papel único da escola fundamental é a passagem de conhecimentos e informações às novas gerações” (PARO, V. H. A educação, a política e a administração, reflexões sobre a prática do diretor de escola.

In: Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 36, n.3, set./dez. 2010, p. 771)


Sobre as ideias educacionais expostas acima assinale a alternativa INCORRETA:
Ver Comentários

Q59326 - IBFC Professor de Educação Básica 2015

Estabelecer normas de comportamento ético-moral e de combate à discriminação demonstra os valores e atitudes necessário à vida pessoal e à convivência social. Nessa perspectiva, são Verdadeiras (V) ou Falsas (F) as seguintes afirmações:


( ) Promover o respeito as atitudes de uma escolarização ampla e sustentável.

( ) Compreender o impacto negativo do preconceito e da discriminação.

( ) Ter compromisso com a expressão e uso de valores democráticos na sala de aula.

( ) Tomar medidas proativas para coibir a violência e intermediar a resolução de conflitos.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo: 

Ver Comentários