Um processo básico do ser humano é conseguir o equilíbrio,
atingindo uma posição estável após superar dificuldades.
Para Piaget, esse processo também ocorre com a
inteligência, isto é, desde o nascimento, a criança constrói
infinitamente suas estruturas cognitivas em busca de uma
melhor adaptação ou equilibração ao meio, que se dá por
meio de duas etapas: a assimilação e a acomodação.
Observe a tabela a seguir.
1. Assimilação
2. Acomodação
A. Consiste em utilizar os esquemas
de ação para compreender
as características de determinado
conceito.
B. Diz respeito à construção de
novas estruturas cognitivas.
C. É um processo interno.
D. Consiste em uma ação externa.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação
entre as duas colunas.
Para Piaget, é, em particular, um dos valores obtidos e
precisamente o mais interessante para o estudo da lógica
da criança que parece oferecer certas garantias: a proporção
da linguagem egocêntrica com relação ao conjunto
de linguagem espontânea da criança. Segundo o teórico,
a linguagem egocêntrica tem como características
Segundo Weisz, o professor que pretende se qualificar
melhor para lidar com a aprendizagem dos alunos precisa
estudar e desenvolver uma postura investigativa. Para
a autora, se o professor quiser trabalhar com o modelo de
ensino por resolução de problemas, com uma concepção
construtivista da aprendizagem, precisa saber que
As contribuições de estudiosos como Piaget, Paulo Freire, Vygotsky, Wallon e Freinet influenciaram
as teorias psicológicas e pedagógicas. Ao discutirem o processo de aprendizagem, apresentam um
ponto em comum, que pode ser sintetizado na seguinte afirmativa:
Nas bases da Teoria Psicológica de Jean Piaget consta que o conhecimento objetivo é uma
aquisição construída pela criança a partir de grandes reestruturações globais mentais. A influência
desta teoria em educação leva a afirmar o seguinte:
A teoria piagetiana considera que o desenvolvimento da mente é um processo dialético que ocorre por meio da autorregulação.
Diante das dificuldades de assimilação (resistência do meio), o organismo modifica-se (acomodação), para continuar a assimilar.
Entre a assimilação e a acomodação ocorre a
A entrada das crianças de seis anos no Ensino Fundamental
impõe novos desafios, sobretudo pedagógicos,
para a área educacional. Para a garantia do direito à
educação, um desses desafios é pensar o desenvolvimento
da linguagem escrita. Para tanto, a psicologia genética
tem dado uma contribuição importante, visto que
ajuda o professor a compreender como se passa de um
estado de conhecimento a outro (BRASIL. A criança de
6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de
nove anos.). De acordo com o referido documento, na
linha da evolução psicogenética da língua escrita,
Vinha (1999), no texto O educador e a moralidade infantil
numa perspectiva construtivista, relata que viveu uma
situação profissional na qual havia uma criança que, ao
jogar, percebendo que iria perder, afirmava que não queria
mais jogar. Foi assim na primeira vez, na segunda os
meninos falaram que não queriam mais jogar com ela. O
que Piaget diz é que nós protegemos muito as crianças.
Não permitimos que elas sintam a consequência do ato.
Quando brigam, vamos lá imediatamente e pedimos para
se desculparem. É importante que o adulto permita que
as crianças sintam as consequências dos atos (Vinha,
1999).
Piaget diz que quando for necessário tomar uma atitude
diante de transgressões a regras e/ou conflitos vividos
por uma criança, o educador deve
Sobre o processo de ensino, relacione cada um dos elementos de
aprendizagem, segundo Piaget, com suas respectivas
características.
1. Assimilação
2. Acomodação
3. Adaptação
( ) processo que tem por finalidade ajustar os padrões
comportamentais preexistentes, modificando-os para lidar
com as novas informações ou com o feedback das situações
externas.
( ) processo de recepção de todos os tipos de estímulos e
informações, organizando-os para em seguida integrá-los às
formas ou estruturas existentes no organismo, criando assim
novas estruturas.
( ) processo que equilibra a assimilação da experiência às
estruturas dedutivas e acomoda essas estruturas aos dados
da experiência.
Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para
baixo.