Questões de concursos sobre "Psicologia Genética (Piaget)" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Psicologia Genética (Piaget) que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57267 - VUNESP Professor de Educação Básica 2015

Um processo básico do ser humano é conseguir o equilíbrio, atingindo uma posição estável após superar dificuldades. Para Piaget, esse processo também ocorre com a inteligência, isto é, desde o nascimento, a criança constrói infinitamente suas estruturas cognitivas em busca de uma melhor adaptação ou equilibração ao meio, que se dá por meio de duas etapas: a assimilação e a acomodação.


Observe a tabela a seguir. 


1. Assimilação

2. Acomodação


A. Consiste em utilizar os esquemas de ação para compreender as características de determinado conceito.

B. Diz respeito à construção de novas estruturas cognitivas. 

C. É um processo interno.

D. Consiste em uma ação externa.


Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as duas colunas. 

Ver Comentários

Q57275 - VUNESP Professor de Educação Básica 2015

Para Piaget, é, em particular, um dos valores obtidos e
precisamente o mais interessante para o estudo da lógica
da criança que parece oferecer certas garantias: a proporção
da linguagem egocêntrica com relação ao conjunto
de linguagem espontânea da criança. Segundo o teórico,
a linguagem egocêntrica tem como características
Ver Comentários

Q57280 - VUNESP Professor de Educação Básica 2015

Segundo Weisz, o professor que pretende se qualificar
melhor para lidar com a aprendizagem dos alunos precisa
estudar e desenvolver uma postura investigativa. Para
a autora, se o professor quiser trabalhar com o modelo de
ensino por resolução de problemas, com uma concepção
construtivista da aprendizagem, precisa saber que
Ver Comentários

Q57423 - FADESP Pedagogo 2018

As contribuições de estudiosos como Piaget, Paulo Freire, Vygotsky, Wallon e Freinet influenciaram
as teorias psicológicas e pedagógicas. Ao discutirem o processo de aprendizagem, apresentam um
ponto em comum, que pode ser sintetizado na seguinte afirmativa:
Ver Comentários

Q57425 - FADESP Pedagogo 2018

Nas bases da Teoria Psicológica de Jean Piaget consta que o conhecimento objetivo é uma
aquisição construída pela criança a partir de grandes reestruturações globais mentais. A influência
desta teoria em educação leva a afirmar o seguinte:
Ver Comentários

Q57468 - FCC Consultor Legislativo 2018

A teoria piagetiana considera que o desenvolvimento da mente é um processo dialético que ocorre por meio da autorregulação.
Diante das dificuldades de assimilação (resistência do meio), o organismo modifica-se (acomodação), para continuar a assimilar.
Entre a assimilação e a acomodação ocorre a
Ver Comentários

Q57519 - VUNESP Professor de Educação Básica 2018

A entrada das crianças de seis anos no Ensino Fundamental
impõe novos desafios, sobretudo pedagógicos,
para a área educacional. Para a garantia do direito à
educação, um desses desafios é pensar o desenvolvimento
da linguagem escrita. Para tanto, a psicologia genética
tem dado uma contribuição importante, visto que
ajuda o professor a compreender como se passa de um
estado de conhecimento a outro (BRASIL. A criança de
6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de
nove anos.). De acordo com o referido documento, na
linha da evolução psicogenética da língua escrita,
Ver Comentários

Q57525 - VUNESP Professor de Educação Básica 2018

Vinha (1999), no texto O educador e a moralidade infantil numa perspectiva construtivista, relata que viveu uma situação profissional na qual havia uma criança que, ao jogar, percebendo que iria perder, afirmava que não queria mais jogar. Foi assim na primeira vez, na segunda os meninos falaram que não queriam mais jogar com ela. O que Piaget diz é que nós protegemos muito as crianças. Não permitimos que elas sintam a consequência do ato. Quando brigam, vamos lá imediatamente e pedimos para se desculparem. É importante que o adulto permita que as crianças sintam as consequências dos atos (Vinha, 1999).


Piaget diz que quando for necessário tomar uma atitude diante de transgressões a regras e/ou conflitos vividos por uma criança, o educador deve

Ver Comentários

Q57543 - FGV Pedagogo 2018

Sobre o processo de ensino, relacione cada um dos elementos de aprendizagem, segundo Piaget, com suas respectivas características.


1. Assimilação

2. Acomodação

3. Adaptação


( ) processo que tem por finalidade ajustar os padrões comportamentais preexistentes, modificando-os para lidar com as novas informações ou com o feedback das situações externas.

( ) processo de recepção de todos os tipos de estímulos e informações, organizando-os para em seguida integrá-los às formas ou estruturas existentes no organismo, criando assim novas estruturas.

( ) processo que equilibra a assimilação da experiência às estruturas dedutivas e acomoda essas estruturas aos dados da experiência.


Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.  

Ver Comentários

Q57561 - FGV Pedagogo 2018

Leia o fragmento a seguir.


Patrícia, professora do 1º ano do Ensino Fundamental, observava a escrita de seu aluno para as palavras: ESTOJO - CADERNO - LÁPIS:


                             


A professora comenta com sua coordenadora que seu aluno apresenta uma escrita silábica, uma das etapas do processo de letramento.


As opções a seguir apresentam características da concepção piagetiana sobre o erro no processo de aprendizagem, à exceção de uma. Assinale-a.

Ver Comentários