Disciplinas Pedagogia Psicologia Genética (Piaget) Questões de concursos sobre "Psicologia Genética (Piaget)" | Pedagogia - página 9 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Psicologia Genética (Piaget) que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q65368 - IMPARH Assistente 2017
“Piaget propõe que o conhecimento é construído na
relação do homem com os objetos, não estando pronto nem no
sujeito (na carga genética), nem no meio (no objeto)” (Coleção
PROINFANTIL, 2005). Por isso, sua teoria também é mais
conhecida como:
A)Sociointeracionismo.
B)Ambientalismo.
C)Construtivismo.
D)Geneticismo.
Responder
Q65369 - IMPARH Assistente 2017
Jean Piaget estudou como nasce o conhecimento abstrato
e como é gerado o conhecimento lógico mental. Seu projeto de
estudo é denominado epistemologia genética, o autor utiliza os
termos para definir:
A)o estudo das bases inatas do conhecimento humano.
B)o estudo do comportamento adquirido para o
conhecimento.
C)o estudo dos fatores hereditários no desenvolvimento
humano.
D)o estudo da origem do conhecimento científico no homem.
Responder
Q65643 - IBADE Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental 2017
Segundo Piaget, o número é resultante de duas
relações que a criança elabora. Essa relações são a:
A)física e a mental.
B)ordem e a inclusão hierárquica.
C)empírica e a reflexiva.
D) informal e a formal.
E)abstrata e a concreta.
Responder
Q65701 - IBADE Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental 2017
A ideia de evolução psicogenética é entendida como
um processo ativo e pessoal de elaboração:
A)concreta.
B)fonológica.
C)antagônica.
D)cognitiva.
E)sistemática.
Responder
Q66078 - FEPESE Auxiliar de Sala 2016
Analise o texto abaixo:
Os estudos epistemológicos de________ demonstravam que tanto as ações externas, quanto os
processos de pensamento implicam uma organização
lógica. Ele buscava conjugar duas variáveis - o lógico e
o biológico – numa única teoria e, com isso, apresentar
uma solução ao problema do conhecimento humano.
Assinale a alternativa que completa corretamente a
lacuna do texto.
A)Wallon
B)Vigotski
C)Paulo Freire
D)Davidov
E)Piaget
Responder
Q66144 - AOCP Assistente de Alunos 2013
A criança aprende a respeitar as regras ou normas
morais vivendo em sociedade. Considerando a
hipótese de que existem tantos tipos de moral
como de relações sociais, Piaget a distingue em
duas formas, são elas:
A)a moral autônoma, baseada na obediência; e a moral
heterônoma, baseada na igualdade, admitindo que as
relações com os companheiros, constituem condição
necessária para a autonomia.
B)a moral heterônoma, baseada da obediência; e a
moral autônoma, baseada na igualdade, admitindo
que as relações com os companheiros, constituem
condição necessária para a autonomia.
C)a moral social, baseada nas normas sociais e a moral
estética, baseada no que o sujeito quer e pensa.
D)a moral individual baseada no que o sujeito pensa e
quer e a moral coletiva, baseada no que o grupo social
quer.
E)a moral familiar, baseada nos valores passados pela
família e a moral social, baseada na obediência às
normas sociais.
Responder
Q66151 - AOCP Assistente de Alunos 2013
Podemos afirmar que os estágios evolutivos de
desenvolvimento segundo Jean Piaget são:
A)Período sensório-motor e Período pré-operacional.
B)Período pré-operacional e Período das operações
intelectuais abstratas.
C)Período sensório-motor; Período pré-operacional;
Período das operações intelectuais concretas.
D)Período sensório-motor; Período pré-operacional;
Período das operações intelectuais concretas; Período
das operações intelectuais abstratas.
E)Período pré-operacional; Período das operações
intelectuais concretas; Período das operações
intelectuais abstratas.
Responder
Q66177 - FUNIVERSA Atendente de Reintegração Social 2015
Segundo a teoria de Piaget no que se refere às fases do desenvolvimento humano, no período pré-operatório,
A)ocorre o aparecimento da linguagem e da fase egocêntrica da criança.
B)a criança desenvolve a sucção e os movimentos de coordenação.
C)as noções de causalidade, ordem e velocidade são adquiridas pela criança.
D)a criança consegue realizar operações matemáticas mentalmente e desenvolve a capacidade de interiorizar ações.
E)ocorre a fase da independência e da autonomia da criança.
Responder
Q66261 - AOCP Assistente de Alunos 2010
Segundo Piaget, o período Operatório- formal, que vai dos 8 aos 14 anos, aproximadamente, tem como características
A)o fato da criança e do adolescente desenvolverem noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade.
B)o desenvolvimento da reversibilidade, ou seja, a capacidade da representação de uma ação no sentido inverso de uma anterior, anulando a transformação observada.
C)o egocentrismo, ou seja, não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro.
D)pensar logicamente, formular hipóteses e buscar soluções, mas dependem ainda da observação da realidade.
E)o fato das estruturas cognitivas da criança alcançarem seu nível mais elevado de desenvolvimento, tornando- se aptas a aplicar o raciocínio lógico a todas as classes de problemas.
Responder
Q66265 - AOCP Assistente de Alunos 2010
Sobre o pensamento do adolescente, segundo Piaget, NÃO podemos afirmar que
A)não se difere do pensamento da criança, ou seja, ambos conseguem chegar a utilizar as operações concretas de classes, relações e números, mas não as utiliza num sistema fundido único e total que é caracterizado pela lógica do adulto.
B)o pensamento liberta- se da experiência direta e as estruturas cognitivas da criança adquirem maturidade. Isso significa que a qualidade potencial do seu pensamento ou raciocínio atinge o máximo quando as operações formais encontram- se plenamente desenvolvidas.
C)o adolescente apresenta a lógica das proposições relacionando-a a estrutura de classes e das relações. Apresenta o raciocínio hipotético- dedutivo.
D)o adolescente constrói teorias e reflete sobre seu pensamento, o pensamento formal constitui uma reflexão da inteligência sobre si mesma, um sistema operatório de segunda potência, que opera com proposições.
E)como o adolescente luta para ingressar-se no mundo dos adultos e adquire seu espaço, este esforço gera desequilíbrios, à medida que a lógica do adolescente se confronta com os diferentes pontos de vista dos adultos (terceiros), ou seja, é um movimento espiral e crescente de reformulações e adaptação.
Responder