Questões de concursos sobre "Protagonismo Juvenil e Cidadania." | Pedagogia - página 3

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Protagonismo Juvenil e Cidadania. que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q65802 - FUNRIO Assistente de Alunos 2016

“A escola, instituição epicentro da sociedade contemporânea, padece da violência canalizada para seu interior e daquela que ela mesma gera nas suas próprias práticas.” (JUSTO, José Sterza, Escola no Epicentro da Crise Social, POA: Ed. Mediação, 2005, p. 47)

No que se refere a práticas escolares que geram a violência e, no lugar de promover a disciplina, geram indisciplina, podemos apontar:

I – o não reconhecimento dos estudantes como sujeitos, portadores de conhecimentos, desejos, expectativas;

II – práticas dialogadas de construção da escola, seu espaço, seus tempos e conteúdos;

III – a verticalização do poder, onde poucos definem os objetivos, as estratégias e os conteúdos do ensino. 

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Q65803 - FUNRIO Assistente de Alunos 2016

A indisciplina na escola existe desde sempre, todavia, aspectos como o medo e o respeito unilateral eram mais fortes há alguns anos atrás. Hoje, na sociedade atual, considerando as demandas por democracia e inclusão social, temos o desafio de construir a disciplina com outros valores, ditos democráticos. Seriam atitudes que contribuíram para promover a disciplina em uma sociedade democrática:

I – substituir a ideia de respeito unilateral (baseado apenas na hierarquia e no poder de punição) pela ideia de respeito mútuo (horizontal e com base no diálogo);

II – práticas coerentes com os discursos, o que vem a favorecer o desenvolvimento de valores éticos;

III – combate permanente à indisciplina, com métodos calados na punição exemplar. 

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Q65965 - FUNRIO Assistente de Alunos 2016

As instituições educativas podem contribuir com a prevenção ao uso de drogas: para isto, utilizam-se dois conceitos importantes, o conhecimento de fatores de risco e o desenvolvimento de atividades de prevenção. A própria escola pode gerar fatores risco, quando promove que:

I. o ambiente escolar não oportunize a participação em jogos, atividades físicas e artísticas que contribuam para um pleno desenvolvimento da pessoa;

II. o ambiente escolar não oportunize o sucesso escolar, gerando falta de vínculo com aprendizagens significativas e, por consequência, mais desigualdade social e frustração entre aqueles que participam de grupos sociais desvalorizados pela escola;

III. no ambiente escolar não circule informações adequadas sobre as drogas e seus efeitos.

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Q66129 - AOCP Assistente de Alunos 2013

Sobre cidadania, analise as assertivas e, em
seguida, assinale a alternativa que aponta a(s)
correta(s).


I. Falar em cidadania é falar em direitos. Portanto, falar em cidadania de crianças e adolescentes é dizer que crianças e adolescentes têm o direito a ter direitos.

II. A partir da Constituição Federal e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), crianças e adolescentes devem ser consideradas sujeitos de direitos.

III. Pela idade, criança e adolescente são cidadãos pela metade, pois sofrem algumas restrições.

IV. Além dos direitos fundamentais inerentes a toda pessoa, crianças e adolescentes são portadores de direitos especiais em razão da sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.
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Q66299 - Instituto Excelência Nível Fundamental 2017

Falar sobre drogas é sempre delicado.
Geralmente as discussões são infladas por juízos
de valor, pré-julgamentos ou preconceitos que nos
levam a perceber a problemática sem, no entanto,
conseguirmos dominá-la eficientemente. E essa
temática deve ser adequadamente debatida e
trabalhada no ambiente escolar, para que
tenhamos condições de enfrentar este problema
de modo a preveni-lo, promovendo a saúde de
todos os sujeitos que vivenciam o dia a dia
escolar, sejam educadores, colaboradores, alunos
ou familiares. Diante de uma questão tão
complexa historicamente, se torna necessário
compreender que o objetivo não é atingirmos o
ideal de uma sociedade totalmente livre de drogas, mas é preciso valorizar o papel
protagonista do educador e daqueles que
trabalham na escola para auxiliar os estudantes a
fazerem escolhas saudáveis em suas vidas.
 Com base no assunto exposto julgue as
afirmativas: I- O protagonismo do educador é fundamental
para que se tenha sucesso nesse enfrentamento,
ajudando a escola na articulação com as diversas
redes de apoio e a apostar na reinserção dos
alunos usuários.
II- Ações e projetos preventivos na escola
precisam agregar uma visão mais realista do
contexto escolar brasileiro, que leve em conta os
fatores de risco já presentes em seu cotidiano,
mas sem descuidar da valorização de fatores de
proteção envolvidos e do protagonismo dos
próprios jovens.
III- Toda escola possui estrutura adequada e
profissional capacitado para lidar com a questão
da prevenção e ainda proporcionar ao educando
acesso a todas as possibilidades de entender e de
se defender de seu inimigo - a droga.
IV- O tema deve ser abordado de modo a
esclarecer sem medo os ouvintes e oportunizar as
manifestações de opiniões e participação na
construção de um melhor entendimento sobre a
questão das drogas. As ações sociais de modo
geral devem primar por medidas preventivas no
combate ao uso de drogas.
São VERDADEIRAS: 
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Q66305 - Instituto Excelência Nível Fundamental 2017

A escola precisa construir espaços de diálogo
e de participação no dia-a-dia de suas atividades
curriculares e não curriculares, de forma a permitir
que estudantes, docentes e a comunidade se
tornem atores e atrizes efetivos de fato, da
construção da cidadania participativa. Na escola,
os distúrbios disciplinares, a violência e o
autoritarismo nas relações interpessoais são
alguns dos maiores problemas sociais da
atualidade e vêm comprometendo a busca por
uma educação de qualidade, e de forma
democrática, para que os conflitos cotidianos
sejam enfrentados nas escolas, busca-se a
construção de valores de ética e de cidadania por
parte dos membros da comunidade escolar. A
escola é um ambiente propício para o exercício e
aprendizado da ética. Através dela, professores,
alunos e funcionários podem obter resultados
positivos no processo educacional, melhorando o
ambiente de trabalho e aprendizado. Em suma, se
todos agirem de forma ética na escola todos
ganhará, pois os resultados serão positivos:
 Mediante o exposto acima assinale a alternativa
CORRETA:  
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