Compreender o caráter político e pedagógico do PPP
leva a considerar:
1. a função social da educação e da escola em uma
sociedade cada vez mais excludente.
2. que é na ação pedagógica da escola que se torna
possível a efetivação de práticas sociais
emancipatórias.
3. a necessária organicidade entre o PPP e os
anseios da comunidade escolar.
4. a finalidade da escola como formadora de um
sujeito crítico, criativo e participativo.
5. na perspectiva em ancipatória, como um
instrumento de controle, burocratizado, voltado
apenas para o cumprimento de normas técnicas,
de aplicação de estatísticas.
Estão corretos apenas:
Para organizar o projeto da escola, faz-se necessário
pensar nas finalidades cultural, política, social,
profissional e humana que a escola se propõe, como
alcançá-las e quais ações devem ser priorizadas. A
finalidade humana visa:
A disciplina escolar precisa ser construída pela escola considerando alguns desafios contemporâneos, entre eles o fato de que
a sociedade hoje caminha para construir-se para todos. Perceber que mais gente participa da escola é um aspecto positivo.
Para uma escola que se quer democrática, são algumas destas ações:
I – compreender que nem todos podem fazer parte da escola, uma vez que alguns não têm condições biológicas e
socioculturais para isso;
II – construir um projeto pedagógico que expresse as necessidades e ideias do grupo a que ele se destina;
III – coibir tratamento preconceituoso para com os estudantes, independente de condições biológicas, socioculturais, de
gênero, origem étnico-racial, religiosas e de orientações sexuais.
Q65894 - IF-PA Auxiliar em Assuntos Educacionais 2016
É considerado um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas internos das instituições
escolares, que busca sempre alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade pedagógica.
Tendo em vista que por meio dele é possível propiciar a vivência democrática, instaurar na escola uma
forma de organização do trabalho educacional que tende a superar os conflitos e que venha romper
com a rotina, assim como, com as incômodas relações competitivas. Além de tudo, esse instrumento
facilita a descentralização em busca da autonomia escolar em função da melhoria da qualidade do
ensino.
partir desse argumento está CORRETO afirmar que se trata do:
Q66012 - CS-UFG Auxiliar de Atividades Pedagógicas 2016
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação Básica, os projetos político-pedagógicos das unidades
de educação infantil, conforme disposto nos artigos
12 e 13 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
(LDBEN) Lei n. 9.394/1996 e no Estatuto da Criança e do
Adolescente, Lei n. 8.069/1990, devem ser definidos
Sobre o Projeto Pedagógico dos estabelecimentos de ensino, a LDB aponta para a:
Q66193 - FGV Agente de Apoio - Administrativo 2015
Com relação às características de uma prática educativa inclusiva, analise as afirmativas a seguir. I. A escola deve ajudar cada aluno a desenvolver suas aptidões em um contexto livre de discriminação. II. A escola deve instituir o espírito de competitividade entre os alunos. III. A escola deve oferecer oportunidades a todos no sentido de “formar pessoas iguais”. Assinale:
Ensino, aprendizagem e formação são três categorias da formação profissional universitária na UFRN. Em relação a essas categorias do Projeto Pedagógico dessa instituição, é correto afirmar: