Questões de concursos sobre "Principais Correntes do Pensamento Sociológico" | Pedagogia - página 1
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Principais Correntes do Pensamento Sociológico que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Assim, para os positivistas que estudaram a História, esta assume o caráter de ciência pura: é
formada pelos fatos cronológicos e o que realmente significam em si. São objetivos à medida que
possuem uma verdade única em sua formação (que é o seu sentido e sua única possibilidade de
compreensão) e não requerem a ação do historiador para serem entendidos: como já dito, o papel
deste é coletá-los e ajeitá-los, constatando, pela análise minuciosa e liberta de julgamentos
pessoais, sua validade ou não. O saber histórico, dessa forma, provém do que os fatos contêm, e
assume um valor tal qual uma lei da Física ou da Química, ciências exatas.
O Positivismo, Os Annales e a Nova História. Angela Birardi, Gláucia Rodrigues Castelani, Luiz Fernando B. Belatto.
Disponível em: http://www.klepsidra.net/klepsidra7/annales.html. Acesso em 11/04/2016.
Marque a opção que define, com precisão, o Positivismo em relação aos estudos da
História.
Cresce a relação entre a educação escolar e
a desigualdade escolar no cotidiano das grandes
cidades brasileiras. Esse fato vem sendo estudado
pela Sociologia há algum tempo. Alguns
autores, a partir de correntes de pensamento,
explicam sobre a relação escola-desigualdade
no contexto brasileiro. Se a desigualdade social
é um elemento cada vez mais presente, o sistema
educacional, fruto de um processo histórico,
configura-se no bojo das relações sociais e de
produção. Entretanto, embora haja grandes diferenças
entre países e épocas, a escolarização
progressiva da população:
No livro “Linguagem e Escola: uma perspectiva
social”, Magda Soares busca articular e integrar
teorias originárias da Sociologia, da Sociologia da
Linguagem e da Sociolinguística, ao discutir as
relações entre sociedade, escola e linguagem. Ao
abordar as relações entre origem social e fracasso
escolar, a autora aponta três explicações comumente
utilizadas: a ideologia do dom, a ideologia da
deficiência cultural e a ideologia das diferenças culturais.
Segundo a ideologia das diferenças culturais:
Muitos são os autores que discutem e conceituam ética. Uma das possíveis definições é de que ela seria uma parte da
filosofia que lida com a compreensão das noções e dos princípios que sustentam as bases da moralidade social e da
vida individual. Em outras palavras, trata‐se de uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no
âmbito coletivo quanto no âmbito individual. Analise as afirmativas a seguir, marque V para as verdadeiras e F para
as falsas.
( ) Sócrates, Platão e Aristóteles foram responsáveis por propor uma espécie de “estudo” sobre o que de fato poderia
ser compreendido como valores universais a todos os homens, buscando, dessa forma, ser correto, virtuoso, ético.
( ) Os sociólogos clássicos foram os primeiros a discutir sobre ética, num esforço pelo exercício de um pensamento
crítico e reflexivo quanto aos valores e costumes dos seres humanos.
( ) A ética seria uma reflexão acerca da influência que o código moral estabelecido exerce sobre a nossa subjetividade,
nossa forma de conduta.
( ) Consciência e responsabilidade são condições indispensáveis à vida ética ou moralmente correta.
O conhecimento humano, dependendo dos diferentes
referenciais, é explicado diversamente em sua
gênese e desenvolvimento, o que condiciona
conceitos diversos de homem, mundo, cultura,
sociedade educação, etc. Diversos autores têm
analisado e comparado as abordagens do processo
de ensino aprendizagem classificando e agrupando
as correntes teóricas segundo critérios diferentes.
Assim, no que se refere à Abordagem Sociocultural, é
INCORRETO afirmar:
Ao longo da história a educação vem sendo permeada por
diferentes correntes filosóficas que influenciam o modo de
pensar e da ação pedagógica. Dentre os pensadores que
contribuíram para o desenvolvimento dessas correntes temos:
Q61185 - PR-4 UFRJ Técnico em Assuntos Educacionais 2014
Karl Marx foi um dos principais representantes do
pensamento pedagógico socialista. Para o autor:
Q61511 - UFMA Técnico em Assuntos Educacionais 2016
Segundo Pierre Bourdieu, a ação pedagógica é
uma violência simbólica devido a:
A teoria que se torna “uma atividade epistemológica
que não se restringe à identidade e ao conhecimento
sexuais, mas que se estende para o conhecimento e
a identidade de modo geral.” (SILVA, 1999, p. 107),
chama-se: