Questões de concursos sobre "Principais Correntes do Pensamento Sociológico" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Principais Correntes do Pensamento Sociológico que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57635 - FGV Técnico de Nível Superior - Pedagogo 2014

Relacione as teorias pedagógicas listadas a seguir, com suas respectivas características.


1. Teorias não‐criticas

2. Teorias crítico‐reprodutivistas

3. Teorias histórico‐crítica


(   ) A educação é autônoma do que acontece na sociedade e é proponente da equalização social.

( ) A educação é condicionada pela estrutura econômica da sociedade e é fator de discriminação social.

(   ) A educação é vinculada aos problemas sociais e econômicos da sociedade e tem função transformadora.


Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo.

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Q57891 - SEDUC - CE Professor - História 2016

Leia o texto abaixo.


Assim, para os positivistas que estudaram a História, esta assume o caráter de ciência pura: é formada pelos fatos cronológicos e o que realmente significam em si. São objetivos à medida que possuem uma verdade única em sua formação (que é o seu sentido e sua única possibilidade de compreensão) e não requerem a ação do historiador para serem entendidos: como já dito, o papel deste é coletá-los e ajeitá-los, constatando, pela análise minuciosa e liberta de julgamentos pessoais, sua validade ou não. O saber histórico, dessa forma, provém do que os fatos contêm, e assume um valor tal qual uma lei da Física ou da Química, ciências exatas.

O Positivismo, Os Annales e a Nova História. Angela Birardi, Gláucia Rodrigues Castelani, Luiz Fernando B. Belatto. Disponível em: http://www.klepsidra.net/klepsidra7/annales.html. Acesso em 11/04/2016. 


Marque a opção que define, com precisão, o Positivismo em relação aos estudos da História.

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Q60080 - PR-4 UFRJ Pedagogo 2016

Cresce a relação entre a educação escolar e
a desigualdade escolar no cotidiano das grandes
cidades brasileiras. Esse fato vem sendo estudado
pela Sociologia há algum tempo. Alguns
autores, a partir de correntes de pensamento,
explicam sobre a relação escola-desigualdade
no contexto brasileiro. Se a desigualdade social
é um elemento cada vez mais presente, o sistema
educacional, fruto de um processo histórico,
configura-se no bojo das relações sociais e de
produção. Entretanto, embora haja grandes diferenças
entre países e épocas, a escolarização
progressiva da população:
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Q60105 - PR-4 UFRJ Pedagogo 2016

No livro “Linguagem e Escola: uma perspectiva
social”, Magda Soares busca articular e integrar
teorias originárias da Sociologia, da Sociologia da
Linguagem e da Sociolinguística, ao discutir as
relações entre sociedade, escola e linguagem. Ao
abordar as relações entre origem social e fracasso
escolar, a autora aponta três explicações comumente
utilizadas: a ideologia do dom, a ideologia da
deficiência cultural e a ideologia das diferenças culturais.
Segundo a ideologia das diferenças culturais:
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Q60872 - IDECAN Professor - Pedagogia 2016

Muitos são os autores que discutem e conceituam ética. Uma das possíveis definições é de que ela seria uma parte da filosofia que lida com a compreensão das noções e dos princípios que sustentam as bases da moralidade social e da vida individual. Em outras palavras, trata‐se de uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo quanto no âmbito individual. Analise as afirmativas a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

(  ) Sócrates, Platão e Aristóteles foram responsáveis por propor uma espécie de “estudo” sobre o que de fato poderia ser compreendido como valores universais a todos os homens, buscando, dessa forma, ser correto, virtuoso, ético.

(  ) Os sociólogos clássicos foram os primeiros a discutir sobre ética, num esforço pelo exercício de um pensamento crítico e reflexivo quanto aos valores e costumes dos seres humanos.

(  ) A ética seria uma reflexão acerca da influência que o código moral estabelecido exerce sobre a nossa subjetividade, nossa forma de conduta.

(  ) Consciência e responsabilidade são condições indispensáveis à vida ética ou moralmente correta.


A sequência está correta em
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Q60935 - IESES Professor 2015

O conhecimento humano, dependendo dos diferentes
referenciais, é explicado diversamente em sua
gênese e desenvolvimento, o que condiciona
conceitos diversos de homem, mundo, cultura,
sociedade educação, etc. Diversos autores têm
analisado e comparado as abordagens do processo
de ensino aprendizagem classificando e agrupando
as correntes teóricas segundo critérios diferentes.
Assim, no que se refere à Abordagem Sociocultural, é
INCORRETO afirmar: 
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Q61180 - IDHTEC Pedagogo 2016

Ao longo da história a educação vem sendo permeada por
diferentes correntes filosóficas que influenciam o modo de
pensar e da ação pedagógica. Dentre os pensadores que
contribuíram para o desenvolvimento dessas correntes temos: 
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Q61185 - PR-4 UFRJ Técnico em Assuntos Educacionais 2014

Karl Marx foi um dos principais representantes do
pensamento pedagógico socialista. Para o autor:
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Q61511 - UFMA Técnico em Assuntos Educacionais 2016

Segundo Pierre Bourdieu, a ação pedagógica é
uma violência simbólica devido a: 
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Q62062 - FUNCAB Pedagogo 2016

A teoria que se torna “uma atividade epistemológica
que não se restringe à identidade e ao conhecimento
sexuais, mas que se estende para o conhecimento e
a identidade de modo geral.” (SILVA, 1999, p. 107),
chama-se: 
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