Questões de concursos sobre "Principais Correntes do Pensamento Sociológico" | Pedagogia - página 2

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Principais Correntes do Pensamento Sociológico que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q62861 - IESES Professor 2015

O conhecimento humano, dependendo dos diferentes
referenciais, é explicado diversamente em sua
gênese e desenvolvimento, o que condiciona
conceitos diversos de homem, mundo, cultura,
sociedade educação, etc. Diversos autores têm
analisado e comparado as abordagens do processo
de ensino aprendizagem classificando e agrupando
as correntes teóricas segundo critérios diferentes.
Assim, no que se refere à Abordagem Sociocultural, é
INCORRETO afirmar:
Ver Comentários

Q62953 - CISCOPAR Pedagogo 2015

Anísio Teixeira pensava a educação escolar como um
direito que deveria ser estendido a toda a população, o
que demandaria escolas gratuitas de todos os níveis
de ensino. Esse pensador brasileiro fez parte de um
movimento de intelectuais brasileiros, o qual deu
origem a uma nova tendência pedagógica,
denominada:
Ver Comentários

Q63618 - IF-SP Professor - Pedagogia 2015

Considere as alternativas:

I – Para John Locke todas as ideias que temos eram inatas, portanto não derivam da experiência nem interna e nem externa.

II – Para Auguste Comte, o conhecimento científico é baseado na observação dos fatos e nas relações entre fatos que são estabelecidos pelo raciocínio. Essas relações excluem tentativas de descobrir a origem, ou uma causa subjacente aos fenômenos, e são, na verdade, a descrição das leis que os regem.

III – O conhecimento científico adquire em Marx, o caráter de ferramenta a serviço da compreensão do mundo para sua transformação, transformação que deve ocorrer na direção que interessa àqueles que são os produtores reais da riqueza do homem – os trabalhadores – e que por sua própria condição histórica estão em antagonismo com os detentores dos meios de produção – os donos do capital.


Baseado nos estudos de Andery et. al. (2007), que traz uma perspectiva histórica para compreendermos a ciência nos dias de hoje, está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
Ver Comentários

Q63860 - NUCEPE Professor - Língua Portuguesa 2015

A escola tem a função de formação das novas gerações em termos de acesso à cultura, da formação do cidadão e de constituição do sujeito social. No entanto, há divergentes formas de analisar o papel da Instituição escola na sociedade.

Marque a alternativa em que correspondem pensador e seu pensamento acerca da função da escola. 

Ver Comentários

Q64040 - NUCEPE Professor - Sociologia 2015

A escola tem a função de formação das
novas gerações em termos de acesso à
cultura, da formação do cidadão e de
constituição do sujeito social. No entanto,
há divergentes formas de analisar o papel
da Instituição escola na sociedade.
Marque a alternativa em que
correspondem pensador e seu
pensamento acerca da função da escola. 
Ver Comentários

Q66143 - AOCP Assistente de Alunos 2013

Assinale a alternativa correta. Várias tendências
de educação relacionadas à ética já foram
registradas. Entre elas:
Ver Comentários