Questões de concursos sobre "O Processo Ação-Reflexão-Ação no Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico" | Pedagogia - página 3
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre O Processo Ação-Reflexão-Ação no Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
A formação docente coletiva é fundamental para assegurar ações interdisciplinares e integradoras. Porém ela deve refletir sobre como desenvolver a ação docente de modo significado para o educando. Nessa visão, a formação deve ser:
Q64553 - COMPERVE Técnico em Assuntos Educacionais 2015
Um técnico em assuntos educacionais de um centro acadêmico da UFRN participa de um grupo de reflexão com professores desse centro, objetivando organizar uma pesquisa para estudar a influência de uma estratégia de ensino na aprendizagem de estudantes. Os professores do grupo sistematizaram quatro ideias prévias sobre esse tipo de pesquisa para discutir com o técnico sobre quais delas estariam de acordo com os pressupostos atuais da pesquisa educacional. Essas ideias estão explicitadas nos itens a seguir.
I A finalidade da pesquisa educacional é obter resultados que possam ser generalizados para todos os estudantes do centro. II Se for usada a observação como técnica, ela deve ser objetiva, evitando a subjetividade influenciada por algum referencial teórico. III A pesquisa pode ser um estudo de caso se escolhida uma turma considerada típica, e se os pesquisadores investigarem o problema em profundidade. IV A validez dos dados depende do contexto no qual a pesquisa é realizada.
As ideias apresentadas em consonância com a pesquisa educacional estão presentes nos itens
Q64554 - COMPERVE Técnico em Assuntos Educacionais 2015
A pesquisa, a reflexão e a crítica são três dimensões da atividade de ensino do professor universitário e de sua formação continuada. Considere as afirmações a seguir , relativas a essas dimensões.
I A pesquisa sobre o ensino é a estratégia mais adequada para a formação continuada do professor universitário. II A reflexão deve estar desvinculada da crítica. III A crítica supõe um novo olhar sobre a prática profissional. IV A reflexão sobre a prática possibilita a conscientização dos processos de construção da atividade profissional.
Das afirmações, estão corretas
Q64557 - COMPERVE Técnico em Assuntos Educacionais 2015
A comunicação entre os diferentes atores do processo de ensino-aprendizagem tem um papel essencial na formação profissional universitária. Entre as funções atribuídas à comunicação pedagógica estão a comunicativa, a afetiva e a reguladora. Entre seus aspectos estruturais, destacam-se o comunicativo, o interativo e o preceptivo. No quadro a seguir, estão explicitadas duas características: uma relativa a um dos aspectos ; outra, a uma das funções.
I Relacionado com a imagem que um participante tem do outro na comunicação. II Relacionada com o controle da conduta dos participantes da comunicação.
As características apresentadas em I e II, correspondem, respectivamente,
A avaliação da aprendizagem baseia-se na
concepção de educação que norteia a relação
professor - estudante - conhecimento - vida em
movimento, devendo ser um ato reflexo de
reconstrução da prática pedagógica avaliativa,
premissa básica e fundamental para se questionar o
educar, transformando a mudança em ato, acima de
tudo, político. Nessa perspectiva, assinale a
alternativa correta.
A escola de qualidade social adota como centralidade
o estudante e a aprendizagem, o que pressupõe
atendimento, entre outros, aos seguintes requisitos:
1. revisão das referências conceituais quanto aos
diferentes espaços e tempos educativos,
abrangendo espaços sociais na escola e fora
dela.
2. incompatibilidade entre a proposta curricular e a
infraestrutura entendida como espaço formativo
dotado de efetiva disponibilidade de tempos para
a sua utilização e acessibilidade.
3. foco no projeto político-pedagógico, no gosto
pela aprendizagem e na avaliação das
aprendizagens como instrumento de contínua
progressão dos estudantes.
4. integração dos profissionais da educação, dos
estudantes, das famílias, dos agentes da
comunidade interessados na educação.
Estão corretos apenas os requisitos: