Questões de concursos sobre "O Papel da Pesquisa na Formação do Professor" | Pedagogia - página 2

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre O Papel da Pesquisa na Formação do Professor que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q62255 - INSTITUTO AOCP Professor de Ensino Fundamental 2013

Sobre o papel da escola e do professor, assinale a
alternativa correta.
Ver Comentários

Q62905 - IF-SC Professor - Pedagogia 2015

André (2006) em seu texto “Pesquisa, formação e prática docente", ressalta a importância do
espírito investigativo na formação inicial do docente. A autora afirma ser relevante durante o
processo formativo que o futuro professor “aprenda a observar, a formular questões e
hipóteses e a selecionar instrumentos e dados que o ajudem a elucidar seus problemas e a
encontrar caminhos alternativos na sua prática docente" (ANDRÉ, 2006, p. 59).
Acerca da pesquisa na formação docente, marque as afirmações verdadeiras com (V) e as
falsas com (F).

( ) A atividade de pesquisa na formação inicial tem significado quando possibilita aos futuros docentes investigar, indagar, questionar e produzir explicações sobre o ensino como prática social.
( ) A pesquisa no processo formativo possibilita extrapolar as balizas colocadas pelas concepções tradicional e técnica, possibilitando ao futuro professor que não seja mero consumidor de conhecimentos fragmentados.
( ) A formação pela pesquisa permite ao futuro professor tomar consciência da fragilidade do conhecimento, perceber incertezas e conflitos teóricos e as disputas de poder que envolvem a educação.
( ) A disciplina Metodologia da Pesquisa apresenta os fundamentos teóricos necessários para desenvolver, no futuro professor, atitude crítico-investigativa, capacitando-o a se organizar perante os desafios escolares.
( ) A pesquisa nos cursos de formação de professores tem um importante papel: o de desenvolver uma atitude vigilante e investigativa que o possibilite a tomar decisões sobre o que fazer e como fazer diante dos desafios escolares e sociais.
( ) A articulação ensino e pesquisa na formação docente ocorre quando os docentes dos cursos de formação inserem nos programas de suas disciplinas temas que tratam sobre os diferentes tipos de pesquisa.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Ver Comentários

Q63478 - FUNIVERSA Pedagogo 2015

Com base no paradigma do professor reflexivo e na
perspectiva da pesquisa-ação, uma nova forma de avaliação
surgiu, tendo como foco central a construção de uma prática
avaliativa que supere a avaliação classificatória e autoritária,
que se converta em instrumento de aprendizagem a serviço
da intencionalidade da ação educativa e cujo campo de
atuação seja o contexto da aprendizagem significativa,
característica mais condizente com o modelo construtivista.
Esse tipo de avaliação 
Ver Comentários