Questões de concursos sobre "O Ensino Médio" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre O Ensino Médio que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57453 - FCC Consultor Legislativo 2018

No contexto da reforma do Ensino Médio, a partir de 2017, o currículo será composto pela Base Nacional Comum Curricular e
por itinerários formativos, considerados como
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Q57547 - FGV Pedagogo 2018

Sobre o Ensino Médio e suas especificidades, analise as afirmativas a seguir:


I. Os Parâmetros Curriculares Nacionais definirão direitos e objetivos de aprendizagem do ensino médio, conforme diretrizes do Conselho Nacional de Educação.

II. O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino.

III. Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação processual e formativa serão organizados nas redes de ensino por meio de atividades teóricas e práticas, provas orais e escritas, seminários, projetos e atividades on-line.


Está correto o que se afirma em 

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Q57551 - FGV Pedagogo 2018

Cada uma das etapas e modalidades que compõem o sistema educacional brasileiro possui suas especificidades, objetivos e finalidades. Com relação às finalidades do Ensino Médio, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.


( ) O EM deve fornecer condições para a continuidade dos estudos.

( ) O EM visa o desenvolvimento integral, complementando a ação da família e da comunidade.

( ) O EM deve ser estruturado para gerar as condições básicas para o exercício de uma atividade produtiva.


As afirmativas são, respectivamente, 

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Q57572 - FGV Pedagogo 2018

Leia o fragmento a seguir.


A LDB atual define como finalidades do Ensino Médio a preparação para a _______________, a preparação básica para o trabalho e o exercício da___________. Determina, ainda, uma base nacional comum e uma _______________ para a organização do currículo escolar.


Assinale a opção cujos termos completam, adequadamente, o fragmento acima. 

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Q57573 - FGV Pedagogo 2018

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio instituem trabalho, ciência, tecnologia e cultura como base da proposta e do desenvolvimento curricular no Ensino Médio.


Sobre esta definição, analise as afirmativas a seguir.


I. É necessário definir como tarefa primordial do Ensino Médio a preparação dos jovens para o trabalho.

II. É preciso trabalhar, no contexto escolar, as especificidades destes campos que são independentes e tradicionalmente definidos.

III. É preciso inserir, no contexto escolar, o diálogo para a compreensão de que estes campos não se produzem independentemente da sociedade e dependem da articulação entre pensamento e ação.


De acordo com o documento citado, assinale a opção que apresenta a(s) afirmativa(s) que melhor justifica(m) a definição acima.  

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Q57582 - Colégio Pedro II Técnico em Assuntos Educacionais 2017

De acordo com o artigo 4º (§ 1
o
), do Decreto Nº 5.154 de julho de 2004, que regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a
41 da Lei nº 9.394/96, a articulação entre a educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio poderá se dar
de forma integrada, concomitante e subsequente.

Sobre as características de cada uma delas, analise as afirmativas a seguir:
I. A integrada pode ser oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental. O curso é planejado para levar o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino, contando com matrícula única para cada aluno.
II. A subsequente pode ser oferecida somente para aqueles que já tenham concluído o ensino médio no prazo máximo de 2 anos.
III. A concomitante pode ser oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental ou esteja cursando o ensino médio, na qual a complementaridade entre a educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio pressupõe a existência de matrículas distintas para cada curso.
IV. A concomitante pode ocorrer em instituições de ensino distintas, mediante convênios de intercomplementaridade, visando ao planejamento e ao desenvolvimento de projetos pedagógicos unificados.
Estão corretas
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Q57585 - Colégio Pedro II Técnico em Assuntos Educacionais 2017

A Educação Profissional Técnica visa à qualificação do estudante para o mercado de trabalho. Para isso, precisa ter seus
currículos construídos considerando as diferentes especializações profissionais e as suas atribuições.
No artigo 14 da Resolução Nº 6/2012, NÃO HÁ previsão de que os currículos dos cursos de Educação Profissional Técnica
de Nível Médio devem proporcionar aos estudantes 
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Q57612 - IF-SC Técnico em Assuntos Educacionais 2017

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC, pretende ofertar
um curso de formação Profissional Técnica integrada ao Ensino Médio, cujo Catálogo Nacional de
Cursos Técnicos prevê uma carga horária mínima para formação técnica do referido curso de 1.000
(mil) horas. Desta forma, qual seria a carga horária mínima para o Projeto Pedagógico unificado? 
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Q57622 - FGV Técnico de Nível Superior - Pedagogo 2014

Com relação às características das políticas implementadas, nos últimos anos, para o Ensino Médio, analise as afirmativas a seguir.


I. A partir de 2004, o ENEM passou a ser utilizado como critério para a seleção de bolsistas do Programa Universidade para Todos (PROUNI).

II. No ano de 2009 foi publicado o Programa Ensino Médio Inovador, estabelecendo uma nova política nacional para o Ensino Médio.

III. O governo federal utiliza o ENEM como certificação para a conclusão do Ensino Médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos, desde 2009.


Assinale:

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Q57782 - IF-SP Técnico em Assuntos Educacionais 2018

O Art. 36, da Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional, Lei n.9394/69, estabelece que
o currículo do Ensino Médio deve ser composto de
conteúdos de formação geral e por itinerários formativos
específicos, a serem definidos pelos sistemas
de ensino, com ênfase nas seguintes áreas do
conhecimento ou de atuação profissional, segundo
sua relevância para o contexto local. De acordo
com tal dispositivo legal, tais áreas se referem à:
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