Questões de concursos sobre "Metodologia de Projetos: um Caminho entre a Teoria e a Prática" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Metodologia de Projetos: um Caminho entre a Teoria e a Prática que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57284 - VUNESP Professor de Educação Básica 2015

Desenvolver um projeto pedagógico vai além de adaptar
para uma escola um conjunto de formulações gerais.
Consiste em saber regulá-las em favor do que se pretende
que seja específico e desejável para ela. Segundo
Lerner, o trabalho com projetos favorece
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Q57357 - Colégio Pedro II Professor - Anos Iniciais do Ensino Fundamental 2018

É neste sentido que se pode afirmar ser tão errado separar prática de teoria,
pensamento de ação, linguagem de ideologia, quanto separar ensino de
conteúdos de chamamento ao educando para que se vá fazendo sujeito do
processo de aprendê-los. Numa perspectiva progressista o que devo fazer
é experimentar a unidade dinâmica entre o ensino do conteúdo e o ensino
de que é e de como aprender. É ensinando matemática que ensino também
como aprender e como ensinar, como exercer a curiosidade epistemológica
indispensável à produção do conhecimento (FREIRE, Paulo. Pedagogia da
autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e
Terra, 1996, p. 141).

O Programa de Iniciação Científica Júnior é um programa que visa ao desenvolvimento de projetos de educação científica para estudantes da Educação Básica. Esse programa permite aos estudantes aprenderem todos os aspectos do desenvolvimento de um projeto científico, contando com a supervisão de um professor orientador. O apoio à inserção do corpo discente se dá por meio de concessão de bolsa, por período pré-determinado (Colégio Pedro II. PPPI 2018, p. 101).
O programa de Iniciação Científica Júnior apresentado no PPPI do Colégio Pedro II relaciona-se com o trecho de Paulo Freire
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Q57769 - IF-SP Técnico em Assuntos Educacionais 2018

LEITE (2014) em “Pedagogia de projetos:
intervenção no presente” afirmou: “o que caracteriza
o trabalho com projetos não é a origem do
tema, mas o tratamento dado a esse tema, no sentido
de torná-lo uma questão do grupo como um
todo e não apenas de alguns ou do professor”. Assinale
a alternativa CORRETA segundo um desenvolvimento
de projeto proposto pela autora:
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Q58692 - CESPE Professor 2017

Na organização do trabalho pedagógico, a utilização de projetos
como estratégia pedagógica tem como objetivo valorizar 
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Q58697 - CESPE Professor 2017

Na metodologia de projetos,
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Q58706 - SELECON Professor de Ensino Fundamental 2018

Kilpatrick estruturou e difundiu o método de
projetos, inicialmente testado por Dewey ainda no
século XIX (ZABALA, 1998). O ponto de partida do
método de projetos é:
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Q59194 - FCC Coordenador Pedagógico 2011

Ao investigar o ensino da língua escrita na escola, na modalidade trabalho por projetos, Ana Camps apresenta como elementos comuns: preparação, realização e avaliação. Sobre o trabalho por projetos, é correto afirmar que 

I. as interações verbais entre os alunos e deles com o professor contribuem para o processo autônomo de redação. 

II. textos para serem imitados devem estar disponíveis para a utilização dos alunos, pois são ajuda importante na construção textual.

III. há necessidade de arbitrar instrumentos que ajudem o aluno a tomar consciência de suas aprendizagens e dificuldades e a procurar caminhos para resolvê-las. 

IV. há necessidade de estabelecer os parâmetros da situação discursiva: o que se vai escrever, com qual intenção, quem serão os destinatários, etc. 

Está correto o que se afirma APENAS em

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Q59891 - CESPE Psicologia 2017

A metodologia de projetos
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Q59915 - UTFPR Pedagogo 2017

Para Vasconcelos, o grande desafio que se coloca
em termos de projeto de ensino-aprendizagem é:
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Q60020 - FUNCERN Pedagogo 2014

O IFRN concebe o projeto integrador como estratégia metodológica articulada à inovação da prática, à
melhoria da ação pedagógica e à ressignificação do processo de ensino e aprendizagem. Essa perspectiva de
trabalho na escola objetiva extrapolar os limites da disciplina e passa a constituir-se, qualitativamente, como
processos de investigação da realidade e processos de idealização de situações de aprendizagens mais
significativas.  Sobre esse tema, é correto afirmar que, no IFRN, os projetos integradores apresentam como objetivo:
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