Questões de concursos sobre "Metodologia de Projetos: um Caminho entre a Teoria e a Prática" | Pedagogia - página 3

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Metodologia de Projetos: um Caminho entre a Teoria e a Prática que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q62419 - FGV Professor - Pedagogia 2015

O trecho a seguir apresenta o relatório de uma professora sobre o início de um projeto desenvolvido com seus alunos de 5 anos.

 

Assinale a opção que melhor completa o item I do relatório da professora. 

Ver Comentários

Q63312 - BIO-RIO Pedagogo 2015

Um projeto pode ser analisado nos níveis institucional, acadêmico (de curso) e de ensino-aprendizagem (pedagogia de projetos). A discussão em torno do projeto político pedagógico cresce no momento em que o movimento entre instituído e instituinte vem avançando e mostrando a necessidade de a universidade, a faculdade, o instituto/ departamento serem locus de inovação. Os projetos políticos institucionais e acadêmicos são portanto:
Ver Comentários

Q63784 - NC-UFPR Pedagogo 2015

Cada organização, dependendo da finalidade a que o projeto seja destinado, privilegia determinados elementos
constituintes na sua elaboração. Sobre os componentes de um projeto, assinale a alternativa correta. 
Ver Comentários

Q64506 - FUNIVERSA Analista de Gestão Administrativa 2015

O trabalho com projetos deve partir de uma situação concreta. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
Ver Comentários

Q64507 - FUNIVERSA Analista de Gestão Administrativa 2015

O trabalho por projetos requer mudanças na concepção de ensino e aprendizagem e, consequentemente, na postura do professor. No que se refere a esse assunto, é correto afirmar que
Ver Comentários

Q64530 - VUNESP Diretor de Unidade Escolar 2015

A educação e a sua gestão no Brasil se desenvolvem em um processo lento, ambíguo e contraditório. As escolas da mesma forma que outras instituições precisam se adaptar à nova forma de administrar, adotar, como premissa básica, a mudança na forma de um processo de transformação contínua por meio do planejamento. 

Na perspectiva das considerações elencadas, avalie as seguintes asserções:

I. O planejamento é um ato isolado que tem como propósito o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas e diz respeito às decisões futuras a serem tomadas a partir do seu exame de impacto no presente, consubstanciado em um projeto.

   PORTANTO

II. Projeto educacional é um empreendimento de duração finita, com objetivos claramente definidos na solução de problemas, oportunidades, necessidades, desafios ou interesses de um sistema educacional, de um educador ou grupo de educadores, com a finalidade de planejar, coordenar e executar ações voltadas para melhoria de processos educativos e de formação humana, em seus diferentes níveis e contextos.

A respeito dessas afirmações, assinale a alternativa correta.
Ver Comentários

Q66018 - CESGRANRIO Assistente em Administração 2016

Um assistente de administração, lotado numa unidade de
ensino, tem como uma das suas funções encaminhar para
os setores responsáveis os projetos acadêmicos. Para
exercer essa função, todo funcionário deve conhecer as
fases indispensáveis do processo de planejamento.
 Dessa forma, a primeira e segunda fases do planejamento
na elaboração de um projeto acadêmico são, respectivamente,
Ver Comentários