Questões de concursos sobre "Libâneo" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Libâneo que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57538 - VUNESP Professor de Educação Básica 2018

As crianças não aprendem conhecimentos, habilidades,
atitudes e valores apenas na sala de aula; aprendem
também na vivência cotidiana com a família, nas relações
com colegas, no ambiente escolar. Verifica-se, portanto,
que o ambiente escolar, suas formas de organização e
gestão, as relações sociais que nele vigoram têm forte
componente educativo (Libâneo; Oliveira; Toschi, 2003).
As práticas de gestão, de acordo com os autores, dizem
respeito
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Q57589 - Colégio Pedro II Técnico em Assuntos Educacionais 2017

O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. A escola, os professores e alunos são integrantes da dinâmica das relações sociais; tudo o que acontece no meio escolar está atravessado por influências econômicas, políticas e culturais que caracterizam a sociedade de classe. Isso significa que os elementos do planejamento escolar – objetivos-conteúdos-métodos – estão recheados de implicações sociais, têm um significado genuinamente político. [...]”

(LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. Coleção Magistério 2° grau. Série Formação do Professor).

A partir da concepção apresentada pelo autor, podemos afirmar que o planejamento escolar precisa

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Q57618 - IF-SC Técnico em Assuntos Educacionais 2017

De acordo com José Carlos Libâneo (1992), o planejamento escolar vai além do preenchimento de formulários e documentos. É uma atividade que orienta a tomada de decisões da escola e dos professores em relação às situações docentes de ensino aprendizagem, objetivando alcançar os melhores resultados possíveis. Deverá servir como um guia que apresenta uma ordem sequencial com objetividade, coerência e flexibilidade, auxiliando o docente em sua organização didática.


Nesse sentido, segundo Libâneo, são requisitos principais do planejamento:


I. os objetivos e tarefas da escola democrática;

II. a visão de aluno ideal;

III. as exigências dos planos e programas oficiais;

IV. as condições prévias dos alunos para a aprendizagem;

V. os princípios e as condições do processo de transmissão e assimilação ativa dos conteúdos.


Assinale a alternativa CORRETA:

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Q57794 - IF-SP Pedagogo 2018

Considere o trecho abaixo, extraído do livro
“Educação escolar: políticas, estrutura e organização”
(LIBÂNEO, José Carlos, OLIVEIRA João
Ferreira e TOSCHI, Mirza Seabra. 10ª. ed. São
Paulo: Cortez, 2012):

“No âmbito dos sistemas de ensino e das escolas, procura-se reproduzir a lógica da competição e as regras do mercado, com a formação de um mercado educacional. Busca-se a eficiência pedagógica por meio da instalação de uma pedagogia da concorrência, da eficiência e dos resultados (da produtividade)”. (LIBÂNEO; OLIVEIRA; TOSCHI, 2012, p. 126)
Dentre as informações apresentadas abaixo, assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE um dos elementos conforme é defendido pelos autores. “Essa pedagogia tem sido levada a efeito, em geral, mediante”:
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Q57869 - Quadrix Professor - Biologia 2018

O Projeto Político Pedagógico consiste em instrumento da
gestão democrática. Segundo Libâneo, o projeto pedagógico
representa a oportunidade de a direção, a coordenação
pedagógica, os professores e a comunidade tomarem sua
escola nas mãos, definirem seu papel estratégico na
educação das crianças e dos jovens e organizarem suas ações,
visando a atingir os objetivos a que se propõem. Ele é o
ordenador, o norteador da vida escolar. Nesse contexto, o
projeto pedagógico da escola
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Q57874 - Quadrix Professor - Biologia 2018

Segundo Libâneo, há professores interessados em um
trabalho docente mais consequente, professores capazes de
perceber o sentido mais amplo de sua prática e de explicitar
suas convicções. Nesse contexto, é correto afirmar que, na
tendência
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Q57987 - CONSULPLAN Professor - Biologia 2018

“Segundo Libâneo (2013), ‘para desenvolver o pensamento independente e criativo não é suficiente o conhecimento do tema, mas é necessário o ensino de habilidades e capacidades, isto é, os métodos de adquirir e aplicar os conhecimentos’. Também os PCNEM (Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio) propõem que o sentido de aprendizagem na área propicie um aprendizado útil à vida e ao trabalho, no qual as informações, o conhecimento, as competências, as habilidades e os valores desenvolvidos sejam instrumentos reais de percepção, satisfação, interpretação, julgamento, atuação, desenvolvimento pessoal ou de aprendizado permanente, evitando tópicos cujos sentidos só possam ser compreendidos em outra etapa de escolaridade.”

                                                                                                             (PCNEM, 2000.)


A análise do trecho anterior nos ajuda a inferir que a prática educativa do professor de Biologia deverá exercer uma didática e uma metodologia que: 

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Q58244 - FUMARC Especialista em Educação - Orientação 2018

Um órgão colegiado é composto pelos professores da classe, por representantes dos alunos e, em alguns casos, dos pais. É a instância que permite acompanhamento dos alunos, visando a um conhecimento mais minucioso da turma e de cada um e análise do desempenho do professor com base nos resultados alcançados. Tem a responsabilidade de formular propostas referentes à ação educativa, facilitar e ampliar as ações mútuas entre professores, pais e alunos, e incentivar projetos de investigação.

(Fonte: LIBÂNEO, José C. Organização e Gestão da escola. Teoria e Prática. 5. ed. Revista e ampliada. Goiânia. Ed. Alternativa, 2004).


Com relação ao histórico do Conselho de Classe no Brasil, analise as seguintes afirmações:


I. O modelo francês de Conselho de Classe serviu de parâmetro para a maioria dos conselhos organizados e implementados nas escolas brasileiras.

II. O conselho de classe foi introduzido formalmente nas escolas brasileiras por meio dos Regimentos Escolares, a partir da Lei Federal nº 5.692/71. O processo de institucionalização dessa prática escolar, na década de 1970, foi se restringindo a uma avaliação classificatória na sele- ção de alunos aprovados e reprovados, configurando-se como mecanismo de exclusão social sob o aval da qualificação pedagógica.

III. A adequação do Conselho de Classe a contextos diferenciados ocorre na transição da LDB nº 5.692/71 para LDB nº 9.394/96. A mudança de paradigma ocorreu de forma dialética entre a vivência autoritária e a construção democrática, refletindo-se em suas práticas avaliativas e se convertendo em ambiente de maior participação.


É CORRETO o que se afirma em:

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Q58325 - VUNESP Professor de Educação Básica 2018

De acordo com Libâneo (2003), o ensino requer disposições e condições da parte dos professores para propiciar
a aprendizagem dos alunos. O autor afirma que o professor
na sala de aula pode realizar a justiça social em
matéria de educação, proporcionando
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Q58444 - COPERVE - UFSC Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Segundo Libaneo (2009), há uma estreita relação entre a qualidade de ensino na universidade e
o trabalho docente realizado em sala de aula. A premissa é muito simples: o núcleo de uma
instituição universitária é a qualidade e a eficácia dos processos de ensino e aprendizagem, que,
alimentados pela pesquisa, promovem melhores resultados de aprendizagem dos alunos. Em
outras palavras, a universidade existe para que os alunos aprendam conceitos, teorias;
desenvolvam capacidades e habilidades; formem atitudes e valores e se realizem como
profissionais-cidadãos. É para isso que são formulados, em termos pedagógicos:
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