Q64607 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Professor - Pedagogia 2014
São princípios da concepção de gestão democrático-participativa apontados por Libâneo, Oliveira e Toshi (2012), EXCETO:
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Libâneo que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
São princípios da concepção de gestão democrático-participativa apontados por Libâneo, Oliveira e Toshi (2012), EXCETO:
Libâneo, Oliveira e Toshi (2012) pontuaram estudos que mostram a influência do modo de funcionamento de uma escola nos resultados escolares dos alunos, sinalizando características organizacionais, os quais podem ser úteis para a compreensão do funcionamento dessa escola.
Sobre as características organizacionais que influenciam positivamente no desempenho dos alunos, assinale a alternativa INCORRETA.
No que concerne aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, Saviani (1985, 1997, 2005, 2006, 2007) e Libâneo (1983,1990,1994, 2006) propõem uma reflexão sobre tendências pedagógicas. De acordo com a bibliografia referente à temática, julgue os itens a seguir:
I. A tendência tradicional foi a primeira a ser instituída no Brasil. Nesta, o professor é a figura central e o aluno é um receptor passivo dos conhecimentos considerados como verdades absolutas. Há repetição de exercícios com exigência de memorização.
II. A Tendência Renovadora Não-Diretiva é caracterizada por centralizar-se no aluno, de modo a valorizar as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta e o estudo do meio, tendo no professor a figura de um facilitador. Já na tendência Renovadora Progressiva, que tem em Anísio Teixeira o grande pioneiro, por meio da Escola Nova no Brasil, o método é centrado no aluno e a escola tem o papel de formadora de atitudes, preocupando-se mais com a parte psicológica do que com a social ou pedagógica.
III. A tendência Tecnicista (ou behaviorista) tem em Skinner o expoente principal. Neste método de ensino, o aluno é visto como depositário passivo dos conhecimentos, que devem ser acumulados através de associações. O professor é quem deposita os conhecimentos, pois ele é um especialista na aplicação de manuais, sendo sua prática controlada. Tal tendência articula-se diretamente com o sistema produtivo, com o objetivo de aperfeiçoar a ordem social vigente, que é o capitalismo, formando mão de obra especializada para o mercado de trabalho
IV. No que tange às Tendências Progressistas, tem-se que partem de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação e são condizentes com as ideias implantadas pelo capitalismo. O desenvolvimento e popularização da análise marxista da sociedade possibilitou o desenvolvimento da tendência progressista, que se ramifica em três correntes: libertadora, libertária, histórico-crítica.
É correto o que se afirma em:
De acordo com José Carlos Libâneo, o professor é um profissional cuja atividade principal é o ensino. Sua formação inicial visa propiciar ao aluno os conhecimentos, as habilidades e as atitudes requeridas para levarem adiante o processo de ensino e aprendizagem nas escolas. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
I O conjunto de requisitos profissionais que tornam alguém um professor ou uma professora é denominado profissionalidade.
II A conquista da profissionalidade supõe a profissionalização e o profissionalismo.
III A profissionalização refere-se às condições ideais que garantam o exercício profissional de qualidade.
IV O profissionalismo refere-se ao desempenho competente e comprometido dos deveres e das responsabilidades, que constituem a especificidade de ser professor e refere-se, ainda, ao comportamento ético e político expresso nas atitudes relacionadas à prática profissional.
V Um professor despreparado profissionalmente, recebendo salários baixos e trabalhando em precárias condições terá dificuldades de atuar com profissionalismo. Por outro lado, um professor muito dedicado, que ama sua profissão e respeita os alunos, é assíduo ao trabalho, terá muito pouco êxito na sua atividade profissional se não apresentar as qualidades e competências consideradas ideais a um profissional, isto é, os requisitos da profissionalização.
A quantidade de itens certos é igual a
Segundo Libâneo, há pelo menos três tipos de manifestações do currículo: o formal, o real e o oculto. Um exemplo do currículo oculto refere-se a:
O especialista socioeducativo que, no âmbito de suas atribuições, trabalhe sob a perspectiva crítico-social dos conteúdos, considerando a realidade social e econômica do menor em cumprimento de medida socioeducativa, poderá embasar-se na obra de
Observando-se a concepção de José Carlos Libâneo, para que se formulem políticas públicas relacionadas à ressocialização de menores de idade em cumprimento de medidas socioeducativas que façam frente às ideias neoliberais, considerando-se o processo da globalização e a influência desse processo no mundo capitalista, é necessário ter como objetivo(s)