Q57325 - CCV-UFC Professor - Técnica de Linguagem de Sinais 2018
Sobre os princípios de ética relacionados ao tradutor e intérprete de Libras é correto afirmar que:
Q57328 - CCV-UFC Professor - Técnica de Linguagem de Sinais 2018
Marque a alternativa correta sobre o papel do intérprete de Libras educacional no contexto da escola
inclusiva, fazendo uma relação com os preceitos éticos e a atuação desse profissional.
Q57376 - Prefeitura de Bom Retiro - SC Professor - Anos Iniciais do Ensino Fundamental 2016
Uma professora percebeu que seu aluno de sete anos de idade vinha apresentando
comportamento estranho, desconfiando de tudo e de todos. No horário do intervalo,
solicitou ao menino que ficasse na sala de aula enquanto seus amigos saíam para o
recreio. Ao conversar com o menino, constatou que ele estava sendo abusado
sexualmente pelo padrasto e ele tinha medo de falar com a sua família, pois sabia que
ninguém ia acreditar. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta a postura
ética a ser tomada pela professora.
A educação no setor público, diferentemente de outras áreas da atividade humana, não produz mercadorias – forma pessoas.
Ela tem no ser humano seu ponto de partida e seu ponto de chegada, pois embora o processo educativo seja mediado por
meios materiais, como as estruturas das escolas, equipamentos, materiais pedagógicos e outros, é na relação humana que ele
se realiza. Esse entendimento da natureza do trabalho escolar do professor e outros profissionais no setor público e sua
valorização se confronta com políticas
José Contreras (2002) relaciona autonomia dos professores
e profissionalidade. Esta é entendida como as qualidades
necessárias ao próprio trabalho de ensinar. Ao
defender uma concepção do ensino enquanto profissão,
ele ressalva três dimensões básicas da profissionalidade
por sua importância para conceber o problema da autonomia,
quais sejam,
“A Ética diz respeito às reflexões sobre as condutas humanas. A
pergunta ética por excelência é: ‘Como agir perante os outros?’.
Verifica-se que tal pergunta é ampla, complexa e sua resposta implica
tomadas de posição valorativas. A questão central das preocupações
éticas é a da justiça entendida como inspirada pelos valores de
igualdade e equidade” (Parâmetros Curriculares Nacionais:
apresentação dos temas transversais e ética; 1997, p. 26).
Deve ser um compromisso ético do profissional da educação:
“Estar em formação implica um investimento
pessoal, um trabalho livre e criativo sobre os percursos
e projetos próprios, com vistas à construção
de uma identidade, que é também uma identidade
profissional.” (NÓVOA, s.d., p. 3). Com este entendimento,
a postura do profissional do magistério
deve: exceto: