Q65815 - FUNRIO Assistente de Alunos 2016
Entre as características abaixo, assinale a que não precisa ser considerada pelo funcionário que está realizando um atendimento na instituição educativa.
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Ética Profissional que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Entre as características abaixo, assinale a que não precisa ser considerada pelo funcionário que está realizando um atendimento na instituição educativa.
O código de ética é um instrumento que orienta o profissional intérprete na sua atuação. A sua existência justifica-se a partir do tipo de relação que o intérprete estabelece com as partes envolvidas na interação. O intérprete está para intermediar um processo interativo que envolve determinadas intenções conversacionais e discursivas. Nestas interações, o intérprete tem a responsabilidade das informações pela:
A formação de atitudes e valores, no contexto da formação universitária, deve ser considerada como uma das finalidades da educação superior. Nesse sentido, o assistente de estudantes deve ter, dentre outras, essa preocupação. Leia as afirmações a seguir sobre as atitudes, os valores e sua formação.
I As atitudes são complexas, pois envolvem tanto conhecimentos quanto afetos (sentimentos e preferências) e condutas.
II Os valores orientam as ações.
III A formação de atitudes deve ser objeto de ensino em uma ou duas disciplinas específicas do currículo.
IV A informação é o elemento mais importante e é suficiente na formação de valores.
Das afirmações, estão corretas
Analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que aponta as corretas. Enquanto compromisso ético, espera- se de um bom profissional que
I. esteja sempre bem informado, acompanhando não apenas as mudanças nos conhecimentos técnicos da sua área profissional, mas também nos aspectos legais e normativos.
II. tenha competência técnica, aprimoramento constante, respeito às pessoas, confidencialidade, privacidade, tolerância, flexibilidade, fidelidade, envolvimento, afetividade, correção de conduta, boas maneiras, relações genuínas com as pessoas, responsabilidade para corresponder à confiança que é depositada nele.
III. reflita sobre as ações realizadas no exercício de uma profissão, essa reflexão deve iniciar após a prática profissional.
IV. tenha atitudes de generosidade e cooperação no trabalho em equipe, mesmo quando a atividade é exercida solitariamente em uma sala, ele faz parte de um conjunto maior de atividades que dependem do bom desempenho deste.
V. tenha uma postura pró- ativa, ou seja, não ficar restrito apenas às tarefas que foram dadas a você, mas contribuir para o engrandecimento do trabalho, mesmo que ele seja temporário.
O assunto relações humanas está vinculado ao Respeito Pessoal – que compreende promover o relacionamento profissional baseado na ética. Muito se tem falado sobre as deficiências nas Relações Humanas no ambiente de trabalho. O desenvolvimento de competências comportamentais passou a ser trabalhado, na prática, em treinamentos dinâmicos que abordam as relações humanas e aplicam técnicas de sensibilização, em que o colaborador faz uma reflexão sobre seus relacionamentos pessoais e profissionais, e uma análise em relação às escolhas feitas todos os dias e que nortearão suas vidas, tanto na organização como fora dela. O assunto “relações humanas” está vinculado ao Respeito Pessoal – que compreende promover o relacionamento profissional baseado na ética, no respeito e no reconhecimento das diferenças de cada pessoa. A seguir estão relacionados alguns aspectos dos treinamentos comportamentais e as regras de boa convivência funcional e que devem ser trabalhadas com superiores, subordinados e colegas: Assinale a CORRETA: