A música folclórica pode ser usada na Educação
Infantil como instrumento de valor próprio e
significativo. Diverge-se dessa concepção quando se
afirma que esse tipo de música
A criança vivencia, experimenta e apreende o mundo por
meio de diferentes formas de interação com o outro e
com os objetos. O uso de diferentes linguagens permite
que ela se comunique e compreenda ideias, sentimentos
e organize seu pensamento. Nesse sentido, é correto
afirmar que
Em uma escola na qual o professor se transforma em um
animador, um produtor da criatividade, na qual não há
nenhuma hierarquia das matérias e a realidade é abordada
por todos os pontos de vista, segundo Rodari, a
criança é uma
Segundo Moreira, a criança precisa, hoje, da escola de
educação infantil, porque perdeu o seu quintal, perdeu
seu espaço de criação, onde podia expressar o jogo simbólico
próprio ao seu estágio de pensamento e às necessidades
afetivas da sua idade. Porém a escola infantil
que encontramos hoje, salvo raras, mas significativas exceções,
não corresponde à visão do teórico, mas ao desejo
dos pais, que está expresso na procura de “escolas
fortes”. Como consequência, de acordo com a autora, é
exatamente a entrada para a escola que
Q58202 - Instituto Excelência Professor - Educação Infantil 2017
A evolução da leitura e da escrita, tendência natural,
expressiva e criativa da criança, pode ser facilitada pelo
educador por meio de atividades lúdicas, que servirão
de apoio ao desenvolvimento da linguagem falada e ao
processo de aquisição da linguagem escrita. Jogar e
brincar são atividades que, se bem orientadas,
certamente contribuirão para o desenvolvimento da
psicomotricidade no contexto do processo escolar.
Diante da proposição acima assinale a alternativa
CORRETA que pode ser considerada como benefício
social para a criança:
O conceito de competições pedagógicas está relacionado aos jogos
escolares, ao esporte educacional e, indiretamente, ao treinamento
esportivo. Com base nesse conceito, o professor de educação física
deve
O lúdico e a ludicidade só serão compreendidos no seu
acontecer. O lúdico se parece a uma sinfonia: ela tem que ser
executada para ser vivida. Não é uma ideia intelectualizada que nos
dá a compreensão da sinfonia. Ela não foi criada para se tornar
conceito, mas para ser vivenciada mediante sua execução.
Santin. Educação física: da alegria do lúdico à opressão do rendimento.
Porto Alegre: EST/ESEF, 1994, p. 87 (com adaptações).
Tendo como referência inicial o texto apresentado, assinale a opção
correta.
No meu entender, a educação física não é apenas educação
do ou pelo movimento: é educação de corpo inteiro, entendendo-se,
por isso, um corpo em relação com outros corpos e objetos, no
espaço.
João Batista Freire. Educação de corpo inteiro. São Paulo: Scipione, 1997.
A partir da definição precedente, do Prof. João Batista Freire, que
se tornou clássica para os estudos da educação física escolar para
a infância, e considerando os processos de ensino-aprendizagem
nos anos iniciais do ensino fundamental, assinale a opção correta.
Dentro do universo de produções da cultura corporal
de movimento, diversos tipos de conteúdos foram
incorporados pela Educação Física como objetos de
ação e reflexão nas aulas em âmbito escolar. Estes
conteúd os apresentam um caráter
predominantemente utilitário ou lúdico, sendo que
todos visam, a seu modo, combinar o aumento da
eficiência dos movimentos corporais com a busca da
satisfação e do prazer na sua execução. Dessa
forma, os comportamentos apresentados pelos
alunos durante as aulas de Educação Física Escolar
quando se leva em conta o caráter lúdico das
atividades devem estar relacionados com: