Questões de concursos sobre "Educação e Ludicidade" | Pedagogia - página 4

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Educação e Ludicidade que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q65749 - Instituto Excelência Auxiliar de Desenvolvimento 2016

Na linguagem do faz-de-conta, as crianças
enriquecem sua identidade, porque podem
experimentar outras formas de ser e pensar,
ampliando suas concepções sobre as coisas e
pessoas ao desempenhar vários papéis sociais ou
personagens. Em relação a esse contexto analise
as afirmativas abaixo: 
I - No faz-de-conta, as crianças aprendem a agir
em função da imagem de uma pessoa, de uma
personagem, de um objeto e de situações que não
estão imediatamente presentes e perceptíveis
para elas no momento e que evocam emoções, sentimentos e significados vivenciados em outras
circunstâncias.
 II - Ao brincar de faz-de-conta, as crianças
buscam imitar, imaginar, representar e comunicar
de uma forma específica que uma coisa pode ser
outra, que uma pessoa pode ser uma
personagem, que uma criança pode ser um objeto
ou um animal, que um lugar “faz-de-conta” que é
outro. 
III - É no faz-de-conta que as crianças são
inseridas na linguagem, partilhando significados e
sendo significadas pelo outro.
 IV - A diferenciação de papéis se faz presente,
sobretudo no faz-de-conta, quando as crianças
brincam como se fossem o pai, a mãe, o filhinho, o
médico, o paciente, heróis e vilões etc., imitando e
recriando personagens observados ou imaginados
nas suas vivências.
 V - No faz- de- conta se dá a ampliação dos laços
afetivos que as crianças podem estabelecer com
as outras crianças e com os adultos, contribuindo
para que o reconhecimento do outro e a
constatação das diferenças entre as pessoas
sejam valorizadas e aproveitadas para o
enriquecimento de si próprias.
 Estão CORRETAS as afirmativas:
Ver Comentários

Q65750 - Instituto Excelência Auxiliar de Desenvolvimento 2016

Nas brincadeiras as crianças podem
desenvolver algumas capacidades importantes,
tais como a atenção, a imitação, a memória, a
imaginação. Amadurecem também algumas
capacidades de socialização, por meio da
interação e da utilização e experimentação de
regras e papéis sociais.
 Sobre a imitação é CORRETO afirmar: 
Ver Comentários

Q66048 - NC-UFPR Docente I 2016

Quanto à definição de cantos de atividades diversificadas na Educação Infantil, é correto afirmar: 
Ver Comentários

Q66050 - NC-UFPR Docente I 2016

Sobre o processo pedagógico na Educação Infantil, considere as seguintes afirmativas:


1. O brincar é um fio condutor na Educação Infantil, um espaço privilegiado de interação e de elaboração de conhecimentos pelas crianças.

2. Para cada faixa etária, há expectativas de aprendizagem correspondentes, entendendo-se que o processo de desenvolvimento segue uma linearidade e é igual para todas as crianças.

3. A autonomia é princípio e finalidade da Educação Infantil, pois permeia todo o processo educacional, passando pelas relações de cooperação entre adultos e destes com crianças e famílias.

4. Do nascimento até aproximadamente dois ou três anos de idade, a criança vive um estado de indiferenciação em relação a ela e ao mundo que a cerca.


Assinale a alternativa correta.

Ver Comentários

Q66139 - AOCP Assistente de Alunos 2013

Sobre o brincar na infância, analise as assertivas
e, em seguida, assinale a alternativa que aponta
a(s) correta(s).


I. Favorece a auto-estima das crianças, auxiliando-as a superar progressivamente suas aquisições de forma criativa.

II. É uma ação que ocorre no plano da imaginação, isto implica que aquele que brinca tenha o domínio da linguagem simbólica.

III. Contribui para a interiorização de determinados modelos de adulto, no âmbito de grupos sociais diversos.
Ver Comentários