Questões de concursos sobre "Educação a Distância – Decretos e portarias" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Educação a Distância – Decretos e portarias que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57903 - UFLA Técnico em Assuntos Educacionais 2018

A Portaria Normativa nº 11 de 2017 estabelece normas para o credenciamento de instituições e a oferta de
cursos superiores a distância, em conformidade com o Decreto no 9.057, de 25 de maio de 2017. A respeito da
Educação a Distância, assinale a alternativa CORRETA:  
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Q57966 - CEPS-UFPA Pedagogo 2018

Sobre as previsões de oferta da educação a distância, de acordo com a legislação educacional vigente, é
correto afirmar que o
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Q58115 - CESPE Técnico em Assuntos Educacionais 2018

A educação a distância está entre as modalidades de atuação com
maior índice de crescimento nos últimos anos. Com o surgimento
das novas tecnologias de informação e comunicação, essa
modalidade de ensino/aprendizagem sofreu modificações que
ampliaram suas vantagens e reduziram suas desvantagens. Entre as
possíveis desvantagens apontadas pelos especialistas está
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Q58127 - CESPE Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Ainda segundo o Decreto n.º 9.057/2017, para ofertar cursos na
modalidade a distância, instituição de ensino superior que pertencer 
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Q58128 - CESPE Técnico em Assuntos Educacionais 2018

De acordo com o Decreto da Presidência da República
n.º 9.057/2017, que regulamenta o ensino a distância, compete às
autoridades dos sistemas de ensino estaduais, municipais e distrital
autorizar os cursos e o funcionamento de instituições de educação
na modalidade a distância
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Q58392 - UECE-CEV Técnico em Assuntos Educacionais 2018

A educação a distância (EaD) vem se
desenvolvendo de forma bastante acelerada no
Brasil, especialmente por suas características de
romper com as barreiras de espaço e tempo,
apresentar um grau de flexibilidade superior à
educação presencial e utilizar as tecnologias digitais
de informação e comunicação em ambientes
previamente preparados com interface amigável e
graus de interação diversos. Os ambientes
tecnológicos, para trabalhar-se com EaD, são
conhecidos como 
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Q59292 - IBFC Professor de Educação Básica 2015

As comunidades de aprendizagem são comunidades
virtuais (ou seja, não estão geograficamente
associadas e utilizam-se de tecnologia), que têm
o objetivo comum de aprender alguma coisa.
Uma comunidade de aprendizagem pode ser
___________ou __________ , __________(dependente
do tempo) ou_________ (não dependente do tempo).
Escolha a alternativa que complete corretamente a
lacuna:
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Q59322 - IBFC Professor de Educação Básica 2015

Alguns sistemas, geralmente, vinculados a Internet são destinados ao gerenciamento do acesso e da disponibilização de atividades e recursos para propósitos educacionais. Analise os principais recursos desses sistemas comumente utilizados no contexto educacional descritos a seguir:


I. Gerenciamento de mídia, sala de bate papo, fórum de discussão, chat, e-mail, fax, espaço do aluno, avaliação

II. Gerenciamento de aprendizagem, espaço do aluno, apresentação multimídia, correio eletrônico, telefone, espaço para tirar dúvidas com o professor on line.

III. Gerenciamento de conteúdo, área de apresentação do aluno, gerenciamento de cursos e apresentação multimídia, e-mail, fórum e lista de discussão, chat, quadro de avisos, avaliação.


Assinale a alternativa correta: 

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Q59448 - IF-SC Professor - Língua Portuguesa 2017

Considerando o Decreto 9.057/2017 e a atuação do IFSC na Educação a Distância, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F), para as falsas.


( ) As Instituições de Ensino Superior (IES) passam a ter permissão para criar polos sem a necessidade de visita de avaliação do Ministério da Educação.

( ) Ao IFSC o decreto permite a oferta de educação superior a distância e interdiz a oferta de educação básica.

( ) O Decreto permite que instituições brasileiras como o IFSC tenham polos de educação a distância no exterior.

( ) Ao estabelecer proibição à oferta da educação básica na modalidade a distância o Decreto apresenta algumas situações emergenciais em que tal regra pode ser rompida, como no caso de pessoas que estejam impedidas de acompanhar o ensino presencial por motivo de saúde.

( ) O IFSC tem a obrigatoriedade de solicitar ao Ministério da Educação credenciamento para a oferta de cursos superiores na modalidade a distância.

( ) Os cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade a distância devem ter as atividades presenciais realizadas exclusivamente nos polos da oferta.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo:

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Q59459 - CPCON Pedagogo 2017

Sobre Educação a Distância, podemos afirmar que:


I- é uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

II- as universidades, por gozarem de autonomia pedagógica, podem oferecer cursos superiores a distância sem solicitação de credenciamento específico pelo Ministério da Educação.

III- a primeira geração de Educação a Distância no Brasil foi caracterizada pelos cursos por correspondência.

IV- o credenciamento de instituição para a oferta de cursos ou programas a distância terá prazo de validade de até 10 anos, podendo ser renovado mediante novo processo de avaliação.

V- a tecnologia está totalmente integrada na Educação a Distância. Os alunos utilizam os mais diversos recursos de comunicação por meio de computadores conectados à Internet.


Estão CORRETASapenas as afirmativas

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