Questões de concursos sobre "Educação a Distância – Decretos e portarias" | Pedagogia - página 4

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Educação a Distância – Decretos e portarias que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q64871 - PaqTcPB Orientador Educacional 2010

Instituído pelo Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006, o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), integrado por universidades públicas, oferece cursos de nível superior, por meio do uso da metodologia da educação a distância. São considerados como eixos fundamentais desse Sistema:

I. Expansão pública da educação superior, considerando os processos de democratização e acesso.

II. Aperfeiçoamento dos processos de gestão das instituições de ensino superior, possibilitando sua expansão em consonância com as propostas educacionais dos estados e municípios.

III. Estímulo à investigação em educação superior a distância no País.

IV. Financiamento dos processos de implantação, execução e formação de recursos humanos em educação superior a distância.

São verdadeiras as afirmações:
Ver Comentários

Q65008 - PUC-PR Pedagogo 2010

Quanto à educação à distância, leia as assertivas a seguir e julgue-as conforme as alternativas: 

I. Participar de um ambiente virtual significa atuar nesse ambiente, expressar pensamentos, tomar decisões, dialogar, trocar informações e experiências e produzir conhecimento.

II. Cada pessoa busca as informações que lhe são mais pertinentes, internaliza-as, apropria-se delas e as transforma em uma nova representação, ao mesmo tempo em que se transforma e volta a agir no grupo, transformado e transformando o grupo.

III. Nessa abordagem de educação à distância, ensinar é organizar situações de aprendizagem, planejar e propor atividades, identificar as representações do pensamento do aluno, atuar como mediador e orientador, fornecer informações relevantes, incentivar a busca de distintas fontes de informações, realizar experimentações, provocar a reflexão sobre processos, favorecer a formalização de conceitos, propiciar a inter-aprendizagem e a aprendizagem significativa do aluno.

IV. Aprender é planejar; desenvolver ações; receber, selecionar e enviar informações; estabelecer conexões; refletir sobre o processo em desenvolvimento em conjunto com os pares; desenvolver a interaprendizagem, a competência de resolver problemas em grupo e a autonomia em relação à busca, ao fazer ao compreender.
Ver Comentários

Q65009 - PUC-PR Pedagogo 2010

Quanto à educação à distância, leia as assertivas a seguir e julgue-as conforme as alternativas: 

I. A educação à distância é um recurso de incalculável importância como modo apropriado para atender a grandes contingentes de alunos de forma mais efetiva que outras modalidades e sem riscos de reduzir a qualidade dos serviços oferecidos em decorrência da ampliação da clientela atendida.

II. Para não decrescer na qualidade, a educação à distância necessita de um planejamento detalhado e de uma comunicação didáticopedagógica adequada, a fim de que ensino e aprendizagem ocorram de forma que o aluno se mobilize para essa atividade.

III. A escolha da modalidade da educação à distância como meio de dotar as instituições educacionais de condições para atender às novas demandas por ensino e treinamento ágeis, céleres e qualitativamente superiores, tem por base a compreensão de que, a partir dos anos sessenta, a educação à distância começou a aparecer como uma modalidade não convencional de educação, capaz de atender com eficácia aos anseios de universalização do ensino e, também, como meio apropriado à permanente atualização dos conhecimentos gerados de forma cada vez mais intensa pela ciência pela cultura humanas.

IV. Um dos grandes desafios da educação à distância tem sido manter os alunos do início ao fim nos cursos propostos, uma vez que a cultura educacional ainda está presa à concepção presencial.
Ver Comentários

Q65509 - COPEVE-UFAL Assistente 2017

Dados os eventos desenvolvidos num processo de ensino/aprendizagem na modalidade educação a distância,


I. Avaliações de estudantes.

II. Aulas relacionadas aos conteúdos específicos de formação.

III. Atividades de formação relacionadas à educação profissional.


verifica-se que há obrigatoriedade de momentos presenciais em 

Ver Comentários

Q66241 - COMPERVE Assistente de Alunos 2015

A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade do ensino superior que se tem intensificado na UFRN como parte de seu projeto de democratização do conhecimento. Nessa modalidade de educação, os tutores desempenham importantes funções. Leia as afirmações a seguir sobre os tutores e suas funções na EaD. 

I O tutor presencial acompanha sistematicamente o estudante no polo e deve mediar a interação e a comunicação dele com o professor.

II O tutor a distância não precisa ter domínio do conteúdo da disciplina da qual faz a mediação.

III Os tutores presenciais inseridos na educação a distância da UFRN podem ser professores da rede básica de ensino da região na qual se inserem.

IV Os tutores a distância são os responsáveis pela elaboração dos materiais didáticos dos cursos de EaD.

Das afirmações, estão corretas
Ver Comentários