Questões de concursos sobre "Currículo, interdisciplinaridade, transversalidade e a transdisciplinaridade" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Currículo, interdisciplinaridade, transversalidade e a transdisciplinaridade que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57193 - UECE-CEV Analista - Pedagogia 2018

Transversalidade em educação é uma forma de
organizar o trabalho didático, na qual alguns temas
são integrados às áreas convencionais de forma a
estarem presentes em todas elas. Com base nessa
forma de organização do trabalho didático, foram
estabelecidos os denominados Temas Transversais
que devem ser desenvolvidos no currículo escolar
brasileiro. Tendo como referência esses Temas
Transversais, é correto afirmar que 
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Q57529 - VUNESP Professor de Educação Básica 2018

Flora Maria é professora na Prefeitura Municipal de Ferraz
de Vasconcelos. Após a leitura do texto Transversalidade
e Interdisciplinaridade, de Lenise Garcia, passou a
ficar inquieta com o isolamento que caracteriza o trabalho
dos professores no interior de uma mesma escola. A partir
das concepções da autora, é correto afirmar que
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Q57828 - CCV-UFC Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Sobre interdisciplinaridade, tomando como base os estudos de Fazenda (2011), é correto afirmar:
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Q57833 - CCV-UFC Técnico em Assuntos Educacionais 2017

O ensino contemporâneo esteira-se ainda na compartimentalização do conhecimento e na especialização
do saber. A transversalidade do conhecimento rompe com o ideário do saber fragmentado e constrói um
novo significado para temas tratados antes em espaços exclusivos de algumas áreas. Várias questões
sociais, políticas e educacionais podem se constituir como temas transversais. Para a escolha de temas
transversais para o trabalho em ambientes educacionais, é preciso considerar os seguintes critérios:
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Q57873 - Quadrix Professor - Biologia 2018

A escola tem privilegiado um grande quantitativo de disciplinas que se justapõem sem uma tentativa de
síntese. Nesse sentido, a multidisciplinaridade, ou pluridisciplinaridade, vem sendo responsável por uma fragmentação da mente
humana. Na tentativa de superar essa condição, tem-se investido na conexão entre as disciplinas. A respeito desse assunto, é
correto afirmar que a
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Q58120 - CESPE Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Ao estudar as práticas interdisciplinares em sala de aula,
Santomé (1998) afirma que, em qualquer intervenção
interdisciplinar, faz-se necessária, inicialmente, a definição de um
problema, de um tópico ou uma questão que servirá de ponto de
partida para o trabalho. Após essa definição, o próximo passo na
efetivação dessa prática é
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Q58121 - CESPE Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Tendo por base um referencial histórico e cultural, defende-se certo deslocamento do conhecimento escolar, como perspectiva científica e universalizante, para dar centralidade a outros tipos de saberes, entre eles os comunitários, os do cotidiano, os da arte e das demais formas de linguagem e multiculturalidade.

J S Thiesen Currículo interdisciplinar: contradições, limites e possibilidades Florianópolis: Perspectiva, v 31, n º 2, mai/ago, 2013, p 591-614 (com adaptações)


Uma matriz teórica que tenha a natureza defendida no texto precedente busca reescrever o conhecimento escolar usual, por considerar que

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Q58344 - VUNESP Professor 2018

Albano, coordenador pedagógico de uma escola pública
de Ensino Fundamental, anos iniciais, propôs aos professores
I, como um dos temas de formação continuada,
o estudo do currículo com foco na valorização das diferenças
individuais, de gênero, étnicas e socioculturais e
no combate à desigualdade. Para isso, eles recorreram
ao exame do art. 26A, § 2o
, da Lei no
9.394/96 (LDBEN),
de acordo com o qual os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e a dos povos indígenas brasileiros
serão ministrados no âmbito de todo o currículo,
em especial nas áreas de educação artística, literatura
e história. A seguir, buscando ampliar sua pesquisa, os
docentes recorreram, ainda, à análise de Resende, (In:
Veiga, 1998), sobre a perspectiva multicultural no projeto
político-pedagógico, verificando que as duas fontes se
complementavam. Assim, conforme Resende, concluíram
que, para não cair em condutas reducionistas, é preciso
que a incorporação do multiculturalismo ao currículo se dê
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Q58347 - VUNESP Professor 2018

A escola de Ensino Fundamental “Mundo Novo” ao estruturar
o seu projeto político-pedagógico buscou parcerias
na comunidade local, visando ao estudo sobre sustentabilidade
e meio ambiente. De acordo com os Parâmetros
Curriculares Nacionais (2000), volume 1, o meio ambiente
é considerado um tema transversal que perpassa todas as
disciplinas que compõem o currículo. A transversalidade e
a interdisciplinaridade, segundo Garcia (s.d.), são modos
de se trabalhar o conhecimento buscando uma reintegração de aspectos que ficaram isolados uns dos outros pelo
tratamento disciplinar. Elas possibilitam ao estudante ter
uma visão mais ampla e adequada da realidade, que tantas
vezes aparece fragmentada pelos meios de que dispõe
para conhecê-la e não porque o seja em si mesma.
Nessa perspectiva, Dowbor (2007) ressalta que esse tipo
de abordagem permite aos alunos a compreensão da sua
região, prepara-os para a cidadania e eles poderão
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Q58588 - UPENET/IAUPE Pedagogo 2017

Lück (2000) destaca que a sociedade defronta-se com um grande leque de áreas de conhecimento e de teorias dentro dessas áreas, que passam a gerar dúvidas, tendo em vista que tais conhecimentos foram, em geral, produzidos por meio da visão de linearidade e atomização, resultando em conhecimentos dissociados do todo ou de outras partes desse mesmo todo. Nesse sentido, para que seja possível reverter esse tipo de conhecimento distanciado da realidade, desagregado, limitado, surge a necessidade da proposição de contextos e currículos
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