Questões de concursos sobre "Currículo, interdisciplinaridade, transversalidade e a transdisciplinaridade" | Pedagogia - página 6

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Currículo, interdisciplinaridade, transversalidade e a transdisciplinaridade que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q65626 - IBADE Professor - Séries Iniciais 2016

A proposta de transversalidade pode acarretar
algumas discussões do ponto de vista conceitual,
como, por exemplo, a da sua relação com a
concepção de interdisciplinaridade, bastante
difundida no campo da pedagogia. Sobre o assunto, é
correto afirmar que:
Ver Comentários

Q65654 - IBADE Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental 2017

Sobre currículo: concepções, elaboração, prática, transdisciplinaridade e transversalidade, leia as afirmativas a seguir.

I. A interdisciplinaridade na escola deve consistir na criação de uma mistura de conteúdos ou métodos de diferentes disciplinas.

II. A interdisciplinaridade pode ser pensada como uma possibilidade de novas organizações do trabalho educativo, com planejamentos individuais envolvendo professores das diferentes áreas do conhecimento.

III. A transdisciplinaridade propõe-se uma superação da estrutura disciplinar, uma vez que ela diz respeito àquilo que está ao mesmo tempo entre as disciplinas, através das diferentes disciplinas e além de qualquer disciplina. Seu objetivo é a compreensão do mundo presente, para o qual um dos imperativos é a unidade do conhecimento.

IV. Organizar currículos é ter compreensão contextualizada dos agentes macro e microssociais presentes na comunidade escolar. 

Está correto apenas o que se afirma em: 

Ver Comentários

Q65704 - IBADE Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental 2017

O currículo, assumindo como referência os princípios
educacionais garantidos à educação, configura-se
como o conjunto de valores e práticas que
proporcionam a produção, a socialização de
significados no espaço social e contribuem
intensamente para a construção de:
Ver Comentários