Questões de concursos sobre "Currículo e Diversidade" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Currículo e Diversidade que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57196 - UECE-CEV Analista - Pedagogia 2018

O Brasil é uma nação miscigenada e ainda
muito preconceituosa; sendo assim, é inadmissível
que os currículos escolares brasileiros  
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Q57197 - UECE-CEV Analista - Pedagogia 2018

Em contextos multiculturais, o papel da escola
é, sem dúvida, contribuir para a formação de cidadãos
conscientes dessa realidade e que se compreendam
em sua identidade própria. Nessa perspectiva, faz-se
necessário um currículo que 
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Q57421 - FADESP Pedagogo 2018

De acordo com Nilma Lino Gomes, “Do ponto de vista cultural, a diversidade pode ser entendida
como a construção histórica, cultural e social das diferenças. A construção das diferenças ultrapassa as
características biológicas, observáveis a olho nu. As diferenças são também construídas pelos sujeitos
sociais ao longo do processo histórico e cultural, nos processos de adaptação do homem e da mulher
ao meio social e no contexto das relações de poder. Sendo assim, mesmo os aspectos tipicamente
observáveis, que aprendemos a ver como diferentes desde o nosso nascimento, só passaram a ser
percebidos dessa forma, porque nós, seres humanos e sujeitos sociais, no contexto da cultura, assim os
nomeamos e identificamos”.
(GOMES, Nilma Lino. Indagações sobre currículo : diversidade e currículo. Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de
Educação Básica, 2007).

Depreende-se dai que:
I. É natural que determinadas culturas, de um modo geral, ressaltem como positivos e melhores os valores que lhe são próprios, gerando um certo estranhamento e, até mesmo, uma rejeição em relação ao diferente. II. Os seres humanos, enquanto seres vivos, apresentam diversidade biológica, ou seja, mostram diferenças entre si. Logo, é possível que o ser humano, enquanto parte da diversidade biológica, seja entendido fora do contexto da diversidade cultural. III. A diversidade é um componente do desenvolvimento biológico e cultural da humanidade. Porém, ao longo do processo histórico e cultural e no contexto das relações de poder, algumas dessas variabilidades foram estereotipadas e tratadas de maneira preconceituosas.
As afirmações I, II, e III são, respectivamente,
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Q58342 - VUNESP Professor 2018

Marisa participou de um seminário sobre “Currículo: a
valorização das diferenças individuais, de gênero, étnicas
e socioculturais e o combate à desigualdade”. Logo nas primeiras
abordagens, emergiu a questão da intolerância pela
qual passamos nos dias de hoje. Foram lembradas as injúrias que frequentemente são registradas nas redes sociais,
seja por causa de racismo, seja por diferenças religiosas
ou de gênero, étnicas ou socioculturais. Um dos presentes
comentou que, em parte, a escola colabora para que isso
ocorra, pois, ao trabalhar os currículos à maneira tradicional,
leva os alunos a se alienarem da realidade, podendo
com isso aceitar falsos valores. Sugeriu, então, que os
currículos deveriam se pautar na visão construtivista que,
segundo Vasconcellos (2002), implica que o ensino parta da
realidade concreta, pois o ato de conhecimento, a par de ser
um ato psicológico, é primordialmente
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Q59821 - ACAFE Administrador Escolar 2017

A ação pedagógica da escola, ancorada na perspectiva de percurso formativo como unidade, consiste em condição concreta de repensar tempos, espaços e formas de aprendizagem na relação com desenvolvimento humano, como alternativa que busca superar os atuais limites impostos pelos componentes curriculares no ambiente escolar”. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir, marque V para as Verdadeiras e F para as Falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta.

Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: SED, 2014.


( ) Cabe pensar o currículo escolar como um contexto em permanente (re)elaboração, em constante disputa e reordenamento.

( ) É preciso reconhecer a fonte das questões de análise na realidade vivenciada pela comunidade como aquela que oferece os problemas, os objetos de análise e síntese à luz dos conhecimentos sistematizados.

( ) Importa compreender como se produz e se reproduz o conhecimento na escola (áreas, disciplinas, temáticas etc.) e como crianças, jovens, adultos e idosos apropriam-se ou não desses conhecimentos.

( ) Demanda fazer escolhas quanto à forma mais apropriada de organização escolar (série, ciclo, módulos, dentre outros modos), considerando os sujeitos dentro de seus espaços de vida, sejam eles urbanos, rurais, das periferias urbanas, quilombos, aldeias indígenas, dentre outros

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Q59926 - UTFPR Pedagogo 2017

Sacristán (2000) apresenta a seguinte figura referente a objetivação do currículo no processo de seu desenvolvimento:


                      


A respeito a dessa figura, assinale a alternativa correta.

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Q60087 - PR-4 UFRJ Pedagogo 2016

O termo currículo permite vários significados,
mas, em especial, conforme aponta Candau
(2008), refere-se à reflexão e à discussão de
pontos relevantes para dialogar sobre perspectivas
de educação que sejam democráticas e participativas.
Essas são cruciais para a apreensão
do saber escolar e de saberes multiculturalmente
criados, estes envolvidos no interior da instituição.
Nesse sentido, NÃO se faz uma mudança curricular
quando não se faz uma análise:
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Q60088 - PR-4 UFRJ Pedagogo 2016

O Multiculturalismo tem se constituído em uma
questão importante, desde a década de 1990,
no campo do currículo. Para Sacristán (1995),
essa abordagem, quanto a uma perspectiva multiétnica,
constitui-se na possibilidade de diminuir
os preconceitos de uma sociedade para com as
minorias étnicas. Uma organização curricular que
busque a dimensão multiétnica deve promover
práticas educativas baseadas:
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Q60507 - Prefeitura de Palhoça - SC Professor - Anos Iniciais do Ensino Fundamental 2016

Com relação ao disposto na Proposta Curricular do
Estado de Santa Catarina de 2014, podemos afirmar
que:
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Q61020 - FGV Professor - Artes 2016

Paula é professora de artes do Ensino Fundamental e, em suas aulas, procura trabalhar conteúdos relacionados a valores, normas e atitudes. 
Para a realização desse trabalho devem ser considerados os objetivos listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.
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