Questões de concursos sobre "Currículo e Diversidade" | Pedagogia - página 3

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Currículo e Diversidade que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q63538 - NUCEPE Professor 2015

O processo de inclusão escolar pode prever como uma das metodologias a individualização do ensino, através de planos específicos de aprendizagem para o aluno. No entanto, deve-se evitar
Ver Comentários

Q63875 - UFMT Pedagogo 2015

Segundo as diretrizes curriculares nacionais para a educação básica (Resolução CNE N.º 4, de julho de
2010), uma escola de qualidade social, que compreende o seu projeto pedagógico e a necessidade de
formação para a conquista da cidadania discente, adota como centralidade o estudante e a aprendizagem.
Esse princípio NÃO requer:
Ver Comentários

Q63908 - UFMT Pedagogo 2015

Diversidade, desigualdade e diferença são questões que fazem parte do léxico de discursos que circulam no
campo da produção das atuais políticas educacionais. Em relação aos pressupostos da educação que levam
em conta esses conceitos, é correto afirmar: 
Ver Comentários

Q63938 - IF-PA Professor - Pedagogia 2015

Freire (1991) destaca como fundamental a construção do currículo, a partir do levantamento do universo vocabular, dentro de um contexto cultural situado. Desse modo, ele diferencia a cultura popular da erudita e, assim o fazendo, opta pela cultura das classes populares. Nessa perspectiva, o currículo, deve ser organizado:
Ver Comentários

Q64458 - REIS & REIS Professor 2015

Avalie as afirmativas abaixo
sobre o Currículo Escolar:


I. O papel do educador no processo curricular é fundamental. Ele é um dos grandes artífices, queira ou não, da construção dos currículos que se materializam nas escolas e nas salas de aula.
II. A escola precisa preparar-se para bem socializar os conhecimentos escolares e facilitar o acesso do(a) estudante a outros saberes.
III. Entendemos relevância, então, como o potencial que o currículo possui de tornar as pessoas capazes de compreender o papel que devem ter na mudança de seus contextos imediatos e da sociedade em geral, bem como de ajudá-las a adquirir os conhecimentos e as habilidades necessárias para que isso aconteça.

Estão corretas: 
Ver Comentários

Q64492 - IESES Professor - Pedagogia 2015

 O planejamento das atividades pedagógicas
inclusivas deve ter como objetivo propiciar o que está
garantido, desde 1996, na LDBN, Lei 9394, em seu
artigo 59. Neste sentido, é necessário que o professor: 
Ver Comentários

Q65704 - IBADE Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental 2017

O currículo, assumindo como referência os princípios
educacionais garantidos à educação, configura-se
como o conjunto de valores e práticas que
proporcionam a produção, a socialização de
significados no espaço social e contribuem
intensamente para a construção de:
Ver Comentários