O processo de inclusão escolar pode prever como uma das metodologias a individualização do ensino, através de planos específicos de aprendizagem para o aluno. No entanto, deve-se evitar
Segundo as diretrizes curriculares nacionais para a educação básica (Resolução CNE N.º 4, de julho de
2010), uma escola de qualidade social, que compreende o seu projeto pedagógico e a necessidade de
formação para a conquista da cidadania discente, adota como centralidade o estudante e a aprendizagem.
Esse princípio NÃO requer:
Diversidade, desigualdade e diferença são questões que fazem parte do léxico de discursos que circulam no
campo da produção das atuais políticas educacionais. Em relação aos pressupostos da educação que levam
em conta esses conceitos, é correto afirmar:
Freire (1991) destaca como fundamental a construção do currículo, a partir do levantamento do universo vocabular, dentro de um contexto cultural situado. Desse modo, ele diferencia a cultura popular da erudita e, assim o fazendo, opta pela cultura das classes populares. Nessa perspectiva, o currículo, deve ser organizado:
Avalie as afirmativas abaixo
sobre o Currículo Escolar:
I. O papel do educador no
processo curricular é
fundamental. Ele é um dos
grandes artífices, queira ou não,
da construção dos currículos
que se materializam nas escolas
e nas salas de aula.
II. A escola precisa preparar-se
para bem socializar os
conhecimentos escolares e
facilitar o acesso do(a)
estudante a outros saberes.
III. Entendemos relevância, então,
como o potencial que o
currículo possui de tornar as
pessoas capazes de
compreender o papel que
devem ter na mudança de seus
contextos imediatos e da
sociedade em geral, bem como
de ajudá-las a adquirir os
conhecimentos e as habilidades
necessárias para que isso
aconteça.
O planejamento das atividades pedagógicas
inclusivas deve ter como objetivo propiciar o que está
garantido, desde 1996, na LDBN, Lei 9394, em seu
artigo 59. Neste sentido, é necessário que o professor:
Q65704 - IBADE Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental 2017
O currículo, assumindo como referência os princípios
educacionais garantidos à educação, configura-se
como o conjunto de valores e práticas que
proporcionam a produção, a socialização de
significados no espaço social e contribuem
intensamente para a construção de: