Questões de concursos sobre "Coordenação e Orientação Educacional" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Coordenação e Orientação Educacional que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57383 - Prefeitura de Bom Retiro - SC Professor - Anos Iniciais do Ensino Fundamental 2016

A escola é o espaço público que o aluno frequenta e é dentro dela que ele tem a
chance de aprender regras sociais de convivência. Envolver as famílias sem misturar
as responsabilidades não é tarefa simples. Reconhecer qual é o papel de cada um
contribui para uma escola mais aberta aos pais. Nos casos em que a família se
ausenta, não se pode abandonar o aluno. Há que se refletir, então, sobre o que é
função dos pais e responsáveis e o que está nas mãos da escola. Sobre o texto acima
é correto afirmar:
Ver Comentários

Q57580 - Colégio Pedro II Técnico em Assuntos Educacionais 2017

“A Orientação Educacional, hoje, caracteriza-se por um trabalho muito mais abrangente, no sentido de sua dimensão pedagógica. Possui caráter mediador junto aos demais educadores, atuando com todos os protagonistas da escola no resgate de uma ação mais efetiva e de uma educação de qualidade nas escolas”.

(Grispun, Mirian P. S. Z. Orientação Educacional: Conflitos de paradigmas e alternativas para a escola. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2006)

Entre as atribuições a seguir, a única que NÃO pertence à Orientação Educacional é

Ver Comentários

Q57610 - IF-SC Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Berg (2012) afirma que existem várias formas e métodos para gerenciar os conflitos, sendo um dos mais eficazes o método criado por Kenneth Thomas e Ralph Kilmann, denominado “Estilos de administração de Conflitos” em que propõe cinco formas para administrá-los.


Assinale a assertiva CORRETA que apresenta estas cinco formas.

Ver Comentários

Q57872 - Quadrix Professor - Biologia 2018

Na escola, o coordenador pedagógico exerce um papel
estratégico nas diversas instâncias que a permeiam.
Considerando essa informação, assinale a alternativa que
apresenta corretamente a função do coordenador
pedagógico na escola.
Ver Comentários

Q59162 - FCC Coordenador Pedagógico 2011

A formação continuada na atualidade é uma necessidade de todos os educadores que atuam nas escolas. Relativamente à
formação continuada do Coordenador Pedagógico, tendo em vista suas atribuições quanto ao acompanhamento e apoio ao
trabalho docente, e considerando sua atuação na Educação Infantil, considere:  
I. Nos CEIs, Creches e Emeis, os Coordenadores Pedagógicos devem buscar aperfeiçoar sua capacidade reflexiva como mediadores fundamentais no desenvolvimento de uma prática pedagógica mais autônoma e responsável na escola. 
II. O plano de trabalho da Coordenação Pedagógica quanto à formação da equipe docente deve prever instrumentos metodológicos que permitam ampliar o conhecimento sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola. 
III. Registros sistemáticos de observações permitem ao Coordenador Pedagógico conhecer melhor as práticas educativas desenvolvidas e as hipóteses do professor, permitindo um caminho de diálogo e de provocações construtivas de um novo saber. 
Está correto o que se afirma em 
Ver Comentários

Q59202 - FCC Coordenador Pedagógico 2011

Baseado em Alarcão e tendo em vista as atribuições do cargo de Coordenador Pedagógico, a ação do Coordenador Pedagógico
concorre para a construção e ampliação do conhecimento profissional no contexto de uma escola reflexiva quando 
Ver Comentários

Q59296 - IBFC Professor de Educação Básica 2015

Sobre o conhecimento das famílias e seu envolvimento
na melhoria da educação, o professor utiliza estratégias
de ___________ e ___________ com as famílias,
possibilitando compartilhamento de habilidades,
talentos e experiências para enriquecer as atividades
de aprendizagem dos alunos. Sobre esse contexto,
complete as lacunas corretamente:
Ver Comentários

Q59297 - IBFC Professor de Educação Básica 2015

O Professor dos anos iniciais do ensino fundamental conhece e interage com a comunidade e as suas organizações. Nesse contexto, assinale as alternativas corretas:


I. Valoriza a comunidade em que a escola se localiza e busca conhecer as agências e organizações comunitárias, ONGs e empresas que apoiam a saúde, o bem estar e a educação de crianças e jovens.

II. Entende o papel da escola na comunidade, porém não busca parcerias para fomentar a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos.

III. Identifica oportunidades e utiliza recursos da comunidade para os alunos aprenderem em contextos extra classe e extra escolares com ou sem a presença do professor.

IV. Deve conhecer o funcionamento do Sistema Educacional Brasileiro e solicitar autorizações devidas para a interação com a comunidade.


Assinale a alternativa correta: 

Ver Comentários

Q59298 - IBFC Professor de Educação Básica 2015

Sobre a escola e seu contexto social e legal, o professor dos anos iniciais fomenta relações para apoiar a aprendizagem e bem estar dos alunos. Sobre essas relações, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):


( ) Relações de colaboração e respeito com as famílias

( ) Relações com a comunidade

( ) Relações com o Sistema Estadual de Ensino

( ) Relações que promovem o desenvolvimento comunitário

( ) Relações com amigos para promover o respeito mútuo


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

Ver Comentários

Q59299 - IBFC Professor de Educação Básica 2015

O professor perante o impacto negativo do preconceito
e da descriminação pode promover algumas ações.
Nesse sentido, assinale a alternativa correta:
Ver Comentários