Questões de concursos sobre "Coordenação e Orientação Educacional" | Pedagogia - página 7

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Coordenação e Orientação Educacional que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q64954 - CESGRANRIO Coordenador Pedagógico 2010

“A coordenação pedagógica deve ser uma ação dinamizadora que possibilite a integração das dimensões política, pedagógica e administrativo-financeira da gestão escolar, a fim de estimular a renovação e a melhoria do processo de ensino- -aprendizagem, visando à garantia do sucesso de todos os alunos.”
SECRETARIA Municipal da Educação e Cultura de Salvador. Coordenador pedagógico: traçando caminhos para sua prática educativa. 2008.

De acordo com o documento acima, o coordenador pedagógico deve:
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Q64962 - CESGRANRIO Coordenador Pedagógico 2010

Com o desenvolvimento da Ciência na era da modernidade, os saberes se especializam em torno de um determinado objeto de estudo. A especialização do saber permitiu a especialização dos professores, do material didático, do espaço pedagógico e do tempo escolar em aulas estanques.
Hoje o paradigma muda, é preciso buscar os pontos de união entre os saberes.
Os PCN apresentam como proposta o conceito da interdisciplinaridade e a transversalidade
O desafio é reorganizar a prática escolar permitindo a redefinição do currículo em todos os seus aspectos: seleção de conteúdo, carga horária, escolha das atividades, meios para se realizar a aprendizagem.
Considerando esses aspectos e a definição do trabalho do Pedagogo, compete ao Coordenador Pedagógico
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Q64974 - CESGRANRIO Coordenador Pedagógico 2010

A prática escolar é um processo, simultaneamente, individual e coletivo. Nessa perspectiva, o espaço da organização coletiva em que há o diálogo se concretiza a partir das atividades desenvolvidas entre os sujeitos sociais ali presentes: professores, alunos, supervisores, coordenadores/orientadores. 
Esse movimento de troca entre os sujeitos requer o estabelecimento de uma reciprocidade entre
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Q65165 - SELECON Assistente Técnico Educacional - Apoio Técnico 2018

    “A escola é considerada como um espaço
multicultural, no qual as diferenças, os problemas,
as diversidades de conhecimento, as regras e valores
fazem um emaranhado envolvendo uma gama de
pessoas cujas características são muito diversas”.
(Fonte: Thiago Rodrigues Lozada, 201S).

De acordo com o Ministério da Educação (2009), a pluralidade e as diferenças são favoráveis ao desenvolvimento do ensino, mas também podem gerar conflitos. Em casos intensos, torna-se necessário uma intervenção da escola. A conduta mais adequada para solução de conflito no ambiente educacional é:
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Q65504 - COPEVE-UFAL Assistente 2017

Dadas as afirmativas a respeito da coordenação pedagógica de uma escola,


I. O coordenador pedagógico tem a função de coordenar todas as atividades escolares, incluindo os educandos e o corpo docente.

II. A principal atribuição do coordenador pedagógico consiste na formação da equipe administrativa da escola.

III. A função da coordenação pedagógica é meramente técnica.


verifica-se que está(ão) correta(s)  

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Q65680 - IBADE Cuidador 2016

Na Educação Infantil, o Atendimento Educacional
Especializado objetiva otimizar o processo de
desenvolvimento e aprendizagem, em interface com
os serviços de saúde e assistência social,
expressando-se por meio de serviços de: 
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Q65814 - FUNRIO Assistente de Alunos 2016

A boa comunicação e a efetiva interação no ambiente de trabalho são fundamentais para que as atividades sejam
desenvolvidas de forma a atender aos seus objetivos. Assinale a alternativa que representa uma dificuldade para uma
comunicação eficiente. 
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Q65947 - FCM Assistente de Alunos 2016

A equipe de coordenação, incluindo o Assistente de Alunos, através da interação que estabelece, pode ajudar em muito na tão delicada e relevante tarefa de tornar a prática de sala de aula mais significativa e produtiva, tendo no Projeto de Ensino Aprendizagem, a ser elaborado e realizado pelo professor, uma mediação metodológica decisiva.” 

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto polí tico-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002. p. 152

Algumas iniciativas da coordenação pedagógica, com o apoio do Assistente de Alunos, podem ajudar na elaboração e na realização interativa do Projeto de Ensino-Aprendizagem, EXCETO:
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Q66119 - REIS & REIS Monitor de Creche 2015

Todos abaixo são deveres dos
professores e orientadores, exceto:
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