“A coordenação pedagógica deve ser uma ação dinamizadora que possibilite a integração das dimensões política, pedagógica e administrativo-financeira da gestão escolar, a fim de estimular a renovação e a melhoria do processo de ensino- -aprendizagem, visando à garantia do sucesso de todos os alunos.” SECRETARIA Municipal da Educação e Cultura de Salvador. Coordenador pedagógico: traçando caminhos para sua prática educativa. 2008.
De acordo com o documento acima, o coordenador pedagógico deve:
Com o desenvolvimento da Ciência na era da modernidade, os saberes se especializam em torno de um determinado objeto de estudo. A especialização do saber permitiu a especialização dos professores, do material didático, do espaço pedagógico e do tempo escolar em aulas estanques. Hoje o paradigma muda, é preciso buscar os pontos de união entre os saberes. Os PCN apresentam como proposta o conceito da interdisciplinaridade e a transversalidade O desafio é reorganizar a prática escolar permitindo a redefinição do currículo em todos os seus aspectos: seleção de conteúdo, carga horária, escolha das atividades, meios para se realizar a aprendizagem. Considerando esses aspectos e a definição do trabalho do Pedagogo, compete ao Coordenador Pedagógico
A prática escolar é um processo, simultaneamente, individual e coletivo. Nessa perspectiva, o espaço da organização coletiva em que há o diálogo se concretiza a partir das atividades desenvolvidas entre os sujeitos sociais ali presentes: professores, alunos, supervisores, coordenadores/orientadores. Esse movimento de troca entre os sujeitos requer o estabelecimento de uma reciprocidade entre
“A escola é considerada como um espaço
multicultural, no qual as diferenças, os problemas,
as diversidades de conhecimento, as regras e valores
fazem um emaranhado envolvendo uma gama de
pessoas cujas características são muito diversas”.
(Fonte: Thiago Rodrigues Lozada, 201S).
De acordo com o Ministério da Educação (2009), a
pluralidade e as diferenças são favoráveis ao
desenvolvimento do ensino, mas também podem gerar
conflitos. Em casos intensos, torna-se necessário uma
intervenção da escola. A conduta mais adequada para
solução de conflito no ambiente educacional é:
Na Educação Infantil, o Atendimento Educacional
Especializado objetiva otimizar o processo de
desenvolvimento e aprendizagem, em interface com
os serviços de saúde e assistência social,
expressando-se por meio de serviços de:
A boa comunicação e a efetiva interação no ambiente de trabalho são fundamentais para que as atividades sejam
desenvolvidas de forma a atender aos seus objetivos. Assinale a alternativa que representa uma dificuldade para uma
comunicação eficiente.
A equipe de coordenação, incluindo o Assistente de Alunos,
através da interação que estabelece, pode ajudar em
muito na tão delicada e relevante tarefa de tornar a prática
de sala de aula mais significativa e produtiva, tendo no Projeto
de Ensino Aprendizagem, a ser elaborado e realizado
pelo professor, uma mediação metodológica decisiva.”
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto polí tico-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002. p. 152
Algumas iniciativas da coordenação pedagógica, com o apoio do
Assistente de Alunos, podem ajudar na elaboração e na realização interativa do Projeto de Ensino-Aprendizagem, EXCETO: